Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?

  • 0

A Revolução Técnico-Científico-Informacional, iniciada na década de 1970, possibilitou a circulação mais abrangente da informação. Hodiernamente, é possível verificar no retrato sociocultural vigente os frutos desse avanço, que culminou na facilidade da disseminação dos mais diversos materiais de mídia. Destarte, faz-se necessária a discussão acerca de seu potencial dúbio, o qual pode ser não apenas deletério, no que tange banalizar o sofrimento alheio através da transmissão de imagens trágicas, mas também benéfico ao conscientizar o público através dessas imagens.

Antes de tudo, vale ressaltar os problemas psicológicos que a constante exposição a conteúdo audiovisual chocante pode gerar. Nesse âmbito, o filme “O Abutre”, de 2014, narra a ascensão do protagonista no jornalismo noturno dos EUA e evidencia como a trivialidade da violência civil fomenta um grande mercado televisivo. Posto isto, tal mercado se sustenta pelo vício do espectador por esse tipo de temática, que não é acompanhado de nenhum valor positivo. Por fim, cria-se uma retroalimentação destrutiva que contribui para a normalização involuntária do sofrimento de outrem.

Outrossim, é de suma importância enaltecer a publicação de imagens trágicas feita de maneira correta. Nesse contexto, em 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus, ocorreu a lotação das UTIs de hospitais no Brasil inteiro. Em vista disso, imagens expondo a triste situação de pacientes internados alcançaram a população, fazendo com que mais brasileiros seguissem as regras para diminuir o espalhamento do vírus. Logo, faz-se imperiosa a responsabilidade durante a publicação de imagens chocantes, a fim de que, assim, seu potencial benéfico possa sobrepujar o deletério.

Em suma, medidas para combater essa problemática fazem-se necessárias. Para isso, a mídia, a exemplo das redes televisivas e dos perfis em redes sociais como Facebook e Instagram, deve propagar de forma elucidativa esse tipo de imagem, assim como instruir seu público a analisar imagens trágicas não de modo vazio, mas edificante, para então conscientizá-lo de maneira saudável sobre determinado tópico. É também dever das escolas ensinar crianças a não buscar entretenimento na violência gratuita. Dessa forma, tais medidas visam esclarecer o real papel dessas imagens ao grande público, para que elas sejam consumidas e propagadas com sabedoria. Feito isso, o teatro doentio de “O Abutre” permanecerá apenas na ficção.

Compartilhar

2 Correções

  1. INTRODUÇÃO

    Muito bem construída!! A coesão e a contextualização desse parágrafo são admiráveis. Além disso, esse tipo de parágrafo indutivo é corriqueiro nas redações nota mil, isso quer dizer que você está no caminho certo… Enfim, foi muito bem construído, foi um prazer ler…

    DESENVOLVIMENTO I

    Minha única ressalva encontra-se aqui… Você iniciou o parágrafo dando a entender que ressaltaria os problemas psicológicos causados pela exposição das imagens traumáticas, porém, no decorrer da leitura, não consegui identificar esses problemas ressaltados, exceto a espécie de vício mencionada. De todo modo, embora eu ache que isso empobreceu seu texto, muito provavelmente a banca corretora do Enem não consideraria, uma vez que são várias redações para corrigir, além de considerar que seu texto, de modo geral, está impecável!

    DESENVOLVIMENTO II

    Cara, não tenho mais o que falar!! kkkk Muito bom também esse parágrafo. Os conectivos foram bem empregados, você conseguiu satisfazer a expectativa do leitor quando de fato apresentou o aspecto dúbio do problema ao enfatizar os benefícios nesse parágrafo!! Parabéns, show de bola, nunca tinha visto um contraponto sendo exposto em uma redação dessa forma

    CONCLUSÃO

    Sua proposta de intervenção está completa, acredito que os 200 pontos seriam garantidos. No entanto, para ficar perfeita, você poderia detalhar mais essas ações da mídia, pois no meu ponto de vista, você citou duas ações alternativas que a mídia deveria adotar, mas não detalhou como seria feito, exceto quando disse o modo elucidativo que deveria ser empregado…

    Enfim… Sua redação está ótima! Acredito que no Enem seria um 1000 na certa! Parabéns mesmo, continue praticando que no dia da prova você conseguirá fazer em 10 minutos!! kkkk Gostei de verdade!

    • 1
  2. Fiquei completamente encantada com sua redação! Ótimo domínio da linguagem culta, introdução, desenvolvimento e conclusão coerentes com o tema proposto, e um repertório bem amplo da temática, sugerindo que você realmente dominava o tema. Parabéns! No meu humilde ponto de vista você tiraria de 900 pra 1000 com muita facilidade no ENEM. Se houve algum tipo de erro para mim foi imperceptível.
    PS: Corrige minha última redação por favor : )

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.