Tema: Cidades da América e da Europa se unem para destruir monumentos que homenageiam personagens com passado questionável
Tomando como referência a matéria jornalística acima, escreva um texto sobre a temática apresentada.
Seu texto deve:
• contextualizar o tema;
• definir seu posicionamento quanto à manutenção ou retirada dessas estátuas;
• apresentar as justificativas de seu posicionamento;
• ter entre 20 e 25 linhas.
A história, de forma geral, é composta por fases, boas ou ruins. É conveniente dizer que uma história perfeita seria o ideal a ser alcançado, porém coisas ruins acontecem e devemos lembra-las para que não mais se repitam.
Homenagens a certos momentos históricos, hoje em dia, estão sendo consideradas como idolatradas. Personagens que marcaram a evolução são representados em construções e estátuas, como a do bandeirante Manuel de Borba Gato, localizada na capital paulista. A discussão se inicia quando é questionado se estas representações são de fato demonstração de apoio as ações praticadas por homenageados.
De fato, é inegável a importância das memórias passadas, inclusive quando as estátuas históricas representam circunstancias que seriam julgadas pelos mais diversos crimes atuais. Rege a ideia de que aprendemos com os erros, logo ao nos esquivar, fugir de saber o passado faz com que desconhecemos as reais consequências de determinados fatos. Escravidão, racismo e genocídio, aquele no Brasil, este mais recentemente no solo Americano, esse na Alemanha Nazista, são condutas bem presentes em nosso dia a dia.
O Brasil foi o país das Américas que mais recebeu escravos nos séculos XVI e XIX. Não obstante a repressão criminal e lapsos temporais sobre estes assuntos, não raros os casos ainda acontecem. Em um mundo onde a informação está cada vez mais rápida e abrangente, o esperado é a mitigação dessas ocorrências. A história é tida como parte da humanidade, desse modo não pode ser esquecida ou ignorada, tornando-a essencial ao combate de condutas tipificadas como crimes.
Assim, é plausível a manutenção da futura história com a não repetição dos atos já praticados e considerados malignos, representando-os não de forma idolatrável, mas sim marcante, registrado a fim de conscientizar os futuros cidadãos. De monumentos e prédios à disciplina de história nas escolas são representações que devem ser levadas na construção de um ser.
gabrielandradehard
…. …………………………assaaaaaaaaaaaaaaasaaanmais osiado por falar a verdade ooooo uhhhhuuuuuu eu mermo daqui botei wue teu ideolo era ima farsa ooooooo to vemde forrjehayatsidhhehdosjabque ta sem forca a ponto de equilíbrio entrei amtesyajahabdvvcvddsvdvavdvsvsmas odiado por falar a verdade eu mesmo daqui notei que ter ido lá era uma farsa chovendo forte quem já tava sem voz força de quem tava sem força a ponto de que mas odiado por falar a verdade eu mesmo daqui notei que ter ido lá era uma farsa chovendo forte quem já tava sem voz força de quem tava sem força a ponto de que me libertei antes de tu