O filme Up-altas aventuras da pixar conta a história de Carl, um velho vendedor de balões que esta prestes a perder a casa em que sempre viveu ao lado de sua falecida esposa Ellie devido à ambição de um rico empresário. Após um incidente Carl é considerado uma ameaça pública e é forçado a ser internado em um asilo, este então decide fugir voando com inúmeros balões em sua casa. A obra cinematográfica, apesar de fantasiosa, encontra ecos no contexto do Brasil contemporâneo, já que muitos idosos são vistos com um peso, um empecilho para algo, sendo muitas vezes excluídos e mau tratados. Com isso faz-se relevante analisar a problemática atual acerca da falta de garantia dos direitos humanos básicos à terceira idade, que persiste, e deve ser desconstruído.
Em primeiro lugar, para compreender esse cenário, deve-se reconhecer à condição de vida que estes apresentam. Decerto no país, temos áreas em que há uma carência de atenção e investimento, tais como a saúde e o lazer, que influenciam diretamente na vida de nossos idosos. Nessa perspectiva ganha relevância o pensamento de Thomas Hobbes “o estado é responsável por garantir o bem estar da população”, assim faz-se notório uma contradição com a realidade, uma vez que medidas adotadas não são eficazes. Ainda que haja o estatuto do idoso, a qual finalidade é zelar e proteger, assegurar direitos, é evidente problemas em questões básicas como aposentadoria, transporte e a falta de inserção na sociedade.
Na esteira desse pensamento, outro ponto determinante é o fato de que a expectativa de vida esta aumentando ao longo do tempo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, entre os anos de 2010 e 2050 a população idosa ira triplicar, isso significa que a pirâmide etária nacional vai se inverter, mudando assim o titulo reconhecido historicamente de um “país jovem”. No entanto, esse rápido crescimento ocorre de maneira desigual, já que o bem estar da população não é levado em consideração, tendendo a continuar caindo.
Diante de tal cenário, faz-se importante que medidas sejam executadas para à atenuação desse problema. Primeiramente é imprescindível que mudanças sejam feitas nos setores primários e de infraestrutura: saúde, lazer, transporte, acessibilidade etc… Visando uma melhor qualidade de vida para os idosos. Ademais, sendo violência física, mental, e a negligência familiar fatores muito presentes nas vidas desses indivíduos, cabe ao governo criar um ministério especifico com leis e punições a fim de garantir maior segurança e direitos. É fundamental também, que por meio da mídia, o Disque 100, importante instrumento contra a violência, seja divulgado, para assim conscientizar a população a respeito desse problema recorrente. Para finalizar, cabe ao Ministério da Cidadania fomentar programas de lazer, tais como eventos culturais e bailes, para que estes sejam mais incluídos na sociedade, trazendo alegria e evitando doenças ligadas ao abandono. Com tais ações, será possível um país mais igualitário, em que a medida tomada por Carl, fugir, não tenha de ser a necessária.
Proteção social à pessoa idosa: Desafios na conquista da qualidade de vida
Compartilhar
Dhenny
No começo do texto ficou ótimo usou um exemplo ótimo pra desenvolver o tema e sua tese,porém ao longo do texto você foi se perdendo acabou colocando informações demais.
Tem também alguns erros gramaticais que podem ser resolvido .
Só tente organizar mais as informações que você tem pra ficar compreensível já que o corretor vai ler um pouco as pressas.
Mas você ta recheada de conteúdo gostei só falta organizar
Continue treinando Boa sorte❤❤❤
Sara Suzany
Olá, tudo bem? Seu texto está bom mas pode melhorar. Identifiquei erros gramaticais, de acentuação e pontuação, além de mau uso de letras minúsculas e maiúsculas (como pixar) e erros de concordância como em “é evidente problemas “.
Você utilizou bem as analogias com o filme e fez muito bem em ter retomado a ideia na ultima frase da conclusão. Senti falta de argumentos (científicos/ estatísticos) no primeiro parágrafo do desenvolvimento e de detalhamento no segundo. Na proposta de intervenção identifiquei alguns probleminhas que podem te tirar pontos:
“mudanças sejam feitas nos setores primários e de infraestrutura: saúde, lazer, transporte, acessibilidade etc” ok, mas que mudanças são essas? como vão ser feitas? através de quê/quem?
“sendo violência física, mental, e a negligência familiar fatores muito presentes nas vidas desses indivíduos” você introduziu uma nova informação e isso tira muito ponto, porque o ultimo parágrafo você tem que reafirmar sua tese e propor soluções para os problemas citados ANTES, essa informação é válida sim, mas ficaria melhor no primeiro parágrafo de desenvolvimento por exemplo.
Espero ter ajudado ;)
Letíciaeumesma
Olá!!
I- 140; Percebi alguns erros gramaticais, crase e virgulas e algumas marcas de palavras coloquiais, o ETC por exemplo não é muito bem visto pelos corretores.
II- 200; Você abordou bem o tema e desenvolveu bem os parágrafos
III- 160; Algumas partes do texto ficaram meio confusas, não incompreensíveis mas como corretor do enem corrige muito rápido você poderia perder pontos por isso.
IV- 160 Você usa bem a maioria dos conectivos
V- 160; você usou o meio/modo como se fosse agente (na parte que você fala da mídia). Achei que você usou muita coisa na conclusão te aconselharia a elaborar apenas uma proposta e desenvolver bem ela, depois que mudaram as regras da redação o enem não exige mais de uma agente.
É isso, espero ter ajudado <3