A palavra protagonista é geralmente associado ao teatro, quando um personagem é o foco principal da cena. Entretanto o conceito de protagonismo é bem mais amplo. A própria palavra se refere àquele que vem à frente. Diversas escolas incentivam o protagonismo pessoal de cada aluno para escolher e seguir uma carreira e com isso, ascender na sociedade, mas suas reais intenções não são com o futuro do indivíduo e sim com o lucro que ele gerará no sistema que gira em torno do dinheiro. Para isso, não priorizam a livre escolha do caminho que o estudante segue, e sim, apenas o caminho que acham contribuinte para a movimentação do capital.
“Há uma grande preocupação com a educação acadêmica e uma pouca preocupação com a educação emocional. Desde a escola, as pessoas não são ensinadas a resolver problemas do seu dia-a-dia, para entrar em contato com suas emoções, falar sobre elas, desafiar os pensamentos e traçar estratégias”, diz a psicóloga educacional Sileli Santiago. A pressão familiar, de acordo com diversos especialista é a que mais atinge os estudantes de ensino médio. Os pais acham que sabem o que é melhor para os filhos, esses filhos querem orgulhar os pais. Muitas das vezes seguindo uma carreira que não condiz com seus gostos. Isso acaba gerando diversos conflitos internos no jovem, que desenvolve ansiedade, síndrome do pânico e até depressão.
Uma forma de amenizar esses conflitos é a escola promovendo reuniões e palestras com os responsáveis focadas no bem estar emocional e psicológico dos alunos. Também cabe ao governo disponibilizar acesso ao atendimento psicológico dentro das escolas.
juliachericoni6622
——————————–GOSTEI DEMAIS ————————————————
É BEM INFORMATIVO , TRAZ BASTANTE INFORMAÇÕES , POREM EU TERIA GOSTADO AINDA MAIS SE VC APRESENTASSE SUA OPINIÃO , MAS ELE FICOU BOM.
INTRODUCAO 200
TEX 1 200
TEX 02 200
CONCLUSAO 200
AMBIGUIDADE 50
TRANSLINEACAO 50
NOTA FINAL , 900, PARABÉNS