Aprendiz

PRÓS E CONTRAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA INTERNET DAS COISAS

  • 0

Segundo Émile Dukheim, sociólogo frânces, os fatos sociais podem ser normais ou patológicos. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patólogico, em crise, rompe toda a harmonia social, visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo. Neste sentido,no que se refere ao avanço da tecnologia e construção de uma internet das coisas, pode configurar um grave problema, não só pela falta de maturidade dos usuários,como também a segurança dos aparelhos.

Sob esse viés, pode-se apontar a imaturidade dos usuários como impulsionador da criação de barreiras no mundo virtual. O cantor e compositor Tiago Iorc, teve um nude vazado no ano de 2020, e ele como pessoa pública, foi fortemente criticado por programas de fofoca, e este foi apenas um caso no meio de muitos. Logo, verse-se que a população ainda não foi educada no que diz respeito sobre ética e bom senso na internet.

Ademais, deves-se ressaltar a ausência de fiscalização severa em plataformas e aplicativos como um fator determinante para que a segurança de tais seja comprometida. Atualmente a fabricadora de dispositivos, Apple, divulga a ultilização de sistemas avançados contra hackeres, está iniciativa porém não vem sendo adotada por todas suas concorrentes. Diante de tal exposto, é visível de como as pessoas estão expostas a crimes virtuais e com poucos mecanismos de defesa.

Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Para isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações deve criar políticas públicas, por meio de investimentos na área de fiscalização,a fim de reverter a insuficiência legislativa que ímpera. Tal ação ainda pode contar com pesquisas e investigações para entender e priorizar as reais necessidades da população diante de avanços tecnologicos tão intensos. Assim se consolidará uma sociedade na qual não se encontra um sistema corrompido como afirma Émile Durkheim.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. OPA :3

    tua redação ta otima
    so vou apontar uns errinhos ortograficos

    são escritos assim-
    -francês
    -utilização
    -esta iniciativa , porém
    -impera
    -tecnológicos

    só, e lembra de botar a fonte das informaçoes, tipo a do tiago iorque, caso contrário, vai ser uma informação jogada sem validação;-;

    ah e obrigada por me lembrar que o ministerio das comunicaçoes não existe mais, eu ia errar feio kkk
    Bons estudos, boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.