Proposta redação: Jovens no mercado de trabalho.
No limitar do século XIX, o Taylorismo passa ser frequentemente utilizado como forma de trabalho
febril, que tinha, o intuito de fazer a máxima produção, com o mínimo de esforço e tempo. Todavia,
anteriormente o sociólogo Karl Marx havia colocado a sua versão sobre o conceito de trabalho e
como a produção era estruturada e aplicada na sociedade. Ou seja, o Brasil não se encontra
diferente, atualmente, está em situação problemática, referente aos jovens que enfrentam
dificuldades para encontrar um método de acesso ao mercado de trabalho.
Em primeiro lugar, é relevante destacar que muitos procuram pela oportunidade de emprego, mas
atualmente a busca por profissionais de destaque é muito maior do que se imagina, portanto, a
maioria não se interessa ou não tem uma formação adequada, que é exigida em algumas profissões.
De acordo com o filósofo Sócrates, percebe-se que a vida é como uma roda gigante: quem tá em
cima sempre é o privilegiado, é quem correu atrás, focou no que é o mais importante e foi o
objetivo. já quem está embaixo, eventualmente terá alguma chance, pois, uma vez que o seu código
mental foi mantido fixo, como esse resultado irão acabar por se tornar profissionais que não se
arriscam e são pouco flexíveis.
No filme À Procura da Felicidade, vivenciamos um momento em que pai e filho, mesmo com seus
problemas financeiros, correm atrás do sonho, e sempre com a esperança de que dias melhores
virão. Paralelamente, esse é o alvo que muitos jovens devem ter, a fim de se tornarem grandes
profissionais com êxito.
Portanto é preciso que atitudes tais sejam tomadas pelos jovens, a fim de não se deixar levar por
iludido. Antes de tudo, o mesmo tem que definir uma meta, para que seja concluída, e por fim fazer
com que ganhe espaço no âmbito profissional
“MODELO ENEM CORREÇÃO”:
COMPETÊNCIAS:
Competência 1 = demonstrar domínio da norma culta:
Competência 2 = Compreensão da proposta:
Competência 3 = Selecionar, relacionar argumentos:
Competência 4 = Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação:
Competência 5 = Elaboração da proposta de solução para o problema:
PONTUAÇÃO:
- desclassificado: 0 pontos;
- precário: 40 pontos;
- insuficiente: 80 pontos;
- mediano: 120 pontos;
- bom: 160 pontos;
- ótimo: 200 pontos;
NOTA FINAL: (?)
juhandelina
Olá!!!
Competência I: Sua escrita apresenta erros gramaticais, por exemplo, vírgula inadequada em ” tinha, o intuito”, plural inadequado em “vivenciamos”, entre outros. Por isso, 120.
Competência II: Seu texto está mais expositivo do que argumentativo, já que ocorre uma desorganização das suas ideias, principalmente por ter tantos repertórios socioculturais que não estão amplamente articulados com os seus argumentos. Por isso, 80.
Competência III: A desorganização das suas ideias proporcionou a incoerência do seu texto, ou seja, seu ponto de vista não está explícito. Por isso, 80.
Competência IV: Seus mecanismos linguísticos são variados, mas você deve prestar bastante atenção nos períodos longos, pois pode proporcionar incoerência, erros gramaticais e afins. Por isso, 200.
Competência V: Sua proposta de intervenção não está completa, lembre-se sempre de apresentar os cinco elementos (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento). Por isso, 40.
Continue praticando, melhorando e persistindo, torço por você!!! (: