Estudante

PROPOSTA: O uso do celular em sala de aula / O seu uso é uma ferramenta pedagógica ou distração?

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Segundo o revolucionário socialista, Karl Marx, “Até agora os filósofos se preocupam em interpretar o mundo de várias formas. O que importa é transformá-lo”. O pensamento crítico do século XIX reflete a necessidade atual de progresso, mais precisamente, adaptações às novas tecnologias em sala de aula – presentes nas instituições de ensino em todo Brasil. Entretanto, o uso do aparelho celular no ambiente escolar ainda é questionável e profissionais do ramo devem preparar-se para essas inovações. Logo, é necessário problematizar soluções ao uso adequado das ferramentas digitais em sala de aula.

Nesse contexto, os celulares em sala de aula estão sendo úteis como ferramentas pedagógicas e deixando de distrair os alunos. Segundo a reportagem do Globo, um grave problema dos professores é lidar com a desconcentração dos estudantes, esse fator é agravado quando utilizam o telefone durante a aula – problema crescente no Brasil. Nessa ótica, os docentes vêm inovando os planejamentos e incluindo os aparelhos em etapas da aprendizagem como sugestões de pesquisas ou aplicativos sobre o tema trabalhado. De acordo com Talita Moretto, especialista em mídias e tecnologias, os dispositivos afastam o descompromisso dos discentes com a aula, uma vez que facilitam a compreensão e interligam-se com todas as matérias.

Consequentemente, os professores devem estar instruídos para introduzirem o meio tecnológico em seus planos. Nesse viés, os docentes devem tornar a tecnologia em uma ferramenta favorável, já que 49% dos estudantes dizem usar eletrônicos para fins relacionados à aula, como afirma a pesquisa da Universidade de Nebraska. Um exemplo no ramo educacional, é o Instituto Agar que proporciona encontros aos seus educadores para disseminar conhecimentos do assunto. Porém poucos centros educacionais compartilham dessa ideia e o transtorno do uso indevido do celular em sala de aula continua.

Infere-se, portanto, medidas para adequar o uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula. O Ministério Público, em pareceria com o MEC, deve instruir professores sobre novas tecnologias com fins pedagógicos úteis em sala de aula por meio do programa “Aula Digital”. O projeto, então, apresentará novos serviços virtuais e métodos para que o profissional seja guiado e possa obter resultados positivos em sala de aula. Somente assim, como defendia Karl Marx, será possível transformar a finalidade dos celulares no meio educacional brasileiro.

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3 Correções

  1. Boa tarde
    Gostei bastante de sua redação, ela é bem organizada e estruturada, além de parecer que você apresentou bem o tema.
    Seus conectivos estão bem variados, e você usou muito bem seus conhecimentos para auxiliar na sua argumentação.
    Só é necessário ficar atenta a pontuação.
    E a conclusão tambem me parece bem detalhada e explicada sobre a proposta de intervenção.

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  2. Bom Dia!
    Sua redação está muito bem apresentada, gostei muito da forma como você estruturou ela,
    podemos ver que você tem um conhecimento bem amplo do tema. Uma dica que posso lhe dar é:
    – Melhorar a pontuação.
    Sou estudante, e não me sinto apta a lhe dar uma nota, mais vejo que você argumenta muito bem!!

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  3. Olá, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pela sua redação ela está muito bem estruturada , apresenta conhecimento das mais diversas áreas.
    agora vamos analisar a sua redação por paragrafos, ok?
    1° a apresentação do tema e a tese está bem clara, gostaria de chamar a sua atenção a pontuação, tome cuidado.
    2° usou um conectivo no inicio, ótimo ! , mas quando você aponta ” Segundo a reportagem do Globo” precisa dizer a data dessa reportagem , só o ano já basta.
    3° revise alguns quesitos de pontuação , seus argumentos são bons e bem estruturados.
    4° podemos perceber que você já conhece aquelas perguntinhas basicas como : quem , onde, como , quando, para quem? otimo, sua proposta parece plausível.

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