Proposta de Redação: “A violência obstétrica em debate no Brasil” Modelo: ENEM

  • 1

No hodierno cenário do Brasil, há uma tendência que cresce exponencialmente, a mercantilização do parto, a qual gera uma infraestrutura hospitalar precária em prol do lucro. Dessa forma, é correto dizer que esta realidade fomenta a violência obstétrica, visto que para tornar o processo do parto mais rápido e mercantil, traz mais riscos à mulher. Assim, o problema persiste devido ao falho sistema capitalista e à falta de diálogo do profissional com o paciente.

   No mesmo contexto, o sistema econômico social capitalista emprega na sociedade um modelo, no qual é preciso buscar meios para geara cada vez mais demanda e, consequentemente, mais ganho. Ademais, segundo o filósofo Karl Marx, o qual discute o capitalismo e o acumulo primitivo do capital, explica que a separação da produção e seus meios, faz com que os profissionais coloquem, até mesmo, a qualidade de vida do paciente em segundo plano em relação ao capital. Dessa maneira, é imprescindível que medidas sejam adotadas para que o paciente não seja tratado como produto.

   Outrossim, corriqueiramente ocorrem casos em que a cesárea é induzida de forma anormal, ou até mesmo, essas medidas são tomadas sem aviso prévio da mulher.  Então, advindo desses atos, acontecem ocorridos como o caso de Joyce Guerra, uma deficiente visual, que mesmo após avisar os médicos de que a anestesia não teria feito efeito, a cirurgia foi realizada da mesma forma. Nesse contexto, é demonstrado, então, a ineficiência dos doutores, que colocam sobre o paciente um olhar bárbaro, muitas vezes agredindo o mesmo fisicamente, por meio de lesões desnecessárias, como induzindo forçadamente o parto, ou até verbalmente.

 Portanto, para que a realidade atual do Brasil, em relação as violências obstétricas mudem, será necessária a atuação do Ministério da Saúde, para impor políticas públicas e intervir a problemática. Assim, deve ser imposta uma norma jurídica, para que na hora do parto, a mulher tenha direito a um profissional, provido da própria clínica, que dê suporte ao estado emocional e físico, responsável por intervir e assegurar que a mulher seja atendida de forma humana e justa. Dessa forma, o acompanhamento da mulher trará mais segurança para a mesma, e garantira que as medidas sejam tomadas de forma natural e segura. 

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, espero te ajudar com a correção com base no ENEM.
    No hodierno cenário do Brasil, há uma tendência que cresce exponencialmente, a mercantilização do parto, a qual gera uma infraestrutura hospitalar precária em prol do lucro. Dessa forma, é correto dizer que esta realidade fomenta a violência obstétrica, visto que para tornar o processo do parto mais rápido e mercantil, traz mais riscos à mulher ⚠ (TRECHO CONFUSO). Assim, o problema persiste devido ao falho sistema capitalista e à falta de diálogo do profissional com o paciente.

    >>> A sua introdução ficou ótima, apresentou apenas um trecho que ficou confuso sintaticamente.

    No mesmo contexto, o sistema econômico social capitalista emprega na sociedade um modelo, no qual é preciso buscar meios para geara cada vez mais demanda e, consequentemente, mais ganho. Ademais, segundo o filósofo Karl Marx, o qual discute o capitalismo e o acumulo primitivo do capital, explica que a separação da produção e seus meios, faz com que os profissionais coloquem, até mesmo, a qualidade de vida do paciente em segundo plano em relação ao capital. Dessa maneira, é imprescindível que medidas sejam adotadas para que o paciente não seja tratado como produto.

    >> O seu desenvolvimento apresenta tópico frasal, repertório, contextualização e fechamento, porém não vi uma argumentação aprofundada, ficou muito rasa. Poderia ter dado mais exemplos e relacionar com a realidade, ser mais direto e opinativo. C3

    Outrossim, corriqueiramente ocorrem casos em que a cesárea é induzida de forma anormal, ou até mesmo, essas medidas são tomadas sem aviso prévio da mulher. Então, advindo desses atos, acontecem ocorridos como o caso de Joyce Guerra, uma deficiente visual, que mesmo após avisar os médicos de que a anestesia não teria feito efeito, a cirurgia foi realizada da mesma forma. Nesse contexto, é demonstrado, então ⚠ (REPETIÇÃO DO CONECTIVO), a ineficiência dos doutores, que colocam sobre o paciente um olhar bárbaro, muitas vezes agredindo o mesmo fisicamente, por meio de lesões desnecessárias, como induzindo forçadamente o parto, ou até verbalmente. ⚠ (ESSE ÚLTMO PERÍODO FICOU MUITO CONFUSO, LEIA-O NOVAMENTE E REESCREVA-O). C1

    > Se tratando de argumentação, já observo uma melhora nesse parágrafo, pois o candidato colocou uma exemplificação e argumentou em seguida. parabéns.

    Portanto, para que a realidade atual do Brasil, em relação as violências obstétricas mudem ⚠ (mude), será necessária a atuação do Ministério da Saúde, para impor políticas públicas e intervir a problemática. Assim, deve ser imposta uma norma jurídica, para que na hora do parto, a mulher tenha direito a um profissional, provido da própria clínica, que dê suporte ao estado emocional e físico, responsável por intervir e assegurar que a mulher seja atendida de forma humana e justa. Dessa forma ⚠ (repetição do conectivo C4), o acompanhamento da mulher trará mais segurança para a mesma, e garantira que as medidas sejam tomadas de forma natural e segura.

    >>> tive a dificuldade de encontrar o meio da proposta, acredito que está nessa parte ” provido da própria clínica”, mas para que o corretor identifique facilmente, sugiro que coloque um conectivo “por meio das próprias clínicas”.

    C1:160
    C2:200
    C3:160
    C4:160
    C5:200
    NOTA: 880

    BÔNUS: para atingir os 900+ sugiro que atente-se a repetição de termos e dos conectivos, uma vez que isso impacta na sua nota na C4, além de observar as construções sintáticas do seu texto, visto que, muitas partes estão desconexas. Invista em uma boa argumentação e siga a estrutura dos textos. Você tem um grande potencial, treine mais e chegará lá. Se gostou da correção, curte aí ;)

    • 4
  2. Olá, tudo bem?

    O seu desenvolvimento apresenta tópico frasal, repertório, contextualização e fechamento, porém não vi uma argumentação aprofundada, ficou muito rasa. Poderia ter dado mais exemplos e relacionar com a realidade, ser mais direto e opinativo.
    Faltou uma melhor explicação da relação entre sua citação (Karl Marx) e o objeto de discussão)
    O parágrafo mostrou um desenvolvimento argumentativo melhor, contudo, a última frase está construída de maneira confusa.

    • 0
  3. OLA

    INTRODUÇÃO: No hodierno cenário do Brasil, há uma tendência que cresce exponencialmente, a mercantilização do parto, a qual gera uma infraestrutura hospitalar precária em prol do lucro. Dessa forma, é correto dizer que esta realidade fomenta a violência obstétrica, visto que para tornar o processo do parto mais rápido e mercantil, traz mais riscos à mulher. Assim, o problema persiste devido ao falho sistema capitalista e à falta de diálogo do profissional com o paciente.
    Obs: Está muito boa .

    DESENVOLVIMENTO 1: No mesmo contexto, o sistema econômico social capitalista emprega na sociedade um modelo, no qual é preciso buscar meios para geara cada vez mais demanda e, consequentemente, mais ganho. Ademais, segundo o filósofo Karl Marx, o qual discute o capitalismo e o acumulo primitivo do capital, explica que a separação da produção e seus meios, faz com que os profissionais coloquem, até mesmo, a qualidade de vida do paciente em segundo plano em relação ao capital. Dessa maneira, é imprescindível que medidas sejam adotadas para que o paciente não seja tratado como produto.
    Obs: Perfeito parabens

    DESENVOLVIMENTO 2: Outrossim, corriqueiramente ocorrem casos em que a cesárea é induzida de forma anormal, ou até mesmo, essas medidas são tomadas sem aviso prévio da mulher. Então, advindo desses atos, acontecem ocorridos como o caso de Joyce Guerra, uma deficiente visual, que mesmo após avisar os médicos de que a anestesia não teria feito efeito, a cirurgia foi realizada da mesma forma. Nesse contexto, é demonstrado, então, a ineficiência dos doutores, que colocam sobre o paciente um olhar bárbaro, muitas vezes agredindo o mesmo fisicamente, por meio de lesões desnecessárias, como induzindo forçadamente o parto, ou até verbalmente.
    Obs: Está muito boa

    CONCLUSÃO: Portanto, para que a realidade atual do Brasil, em relação as violências obstétricas mudem, será necessária a atuação do Ministério da Saúde, para impor políticas públicas e intervir a problemática. Assim, deve ser imposta uma norma jurídica, para que na hora do parto, a mulher tenha direito a um profissional, provido da própria clínica, que dê suporte ao estado emocional e físico, responsável por intervir e assegurar que a mulher seja atendida de forma humana e justa. Dessa forma, o acompanhamento da mulher trará mais segurança para a mesma, e garantira que as medidas sejam tomadas de forma natural e segura.
    Obs: Show
    A sua redação está perfeita parabens continue assim
    NOTA: 800

    • 0
  4. Olá, seguem aqui alguns apontamentos acerca do texto, tendo como base as 5 competências do ENEM.

    Parágrafo 1:
    “(…), visto que para tornar o processo do parto mais rápido e mercantil, traz mais riscos à mulher.(…)” – esse trecho me pareceu um pouco desconexo, acredito que poderia substituir o que foi escrito após a vírgula por: “mais riscos são trazidos à mulher.”
    Fora esse deslize, a introdução contemplou o que era necessário para o início de um texto – apresentação do tema e a sua tese.

    Parágrafo 2:
    ” No mesmo contexto, o sistema econômico social capitalista emprega na sociedade um modelo, (sem necessidade da vírgula) no qual é preciso buscar meios para geara (gerar) cada vez mais demanda e, consequentemente, mais ganho. Ademais, segundo o filósofo Karl Marx, o qual discute o capitalismo e o acumulo primitivo do capital, explica que (para que haja concordância elimine a expressão “explica que”) a separação da produção e seus meios, faz com que os profissionais coloquem, até mesmo, a qualidade de vida do paciente em segundo plano em relação ao capital. Dessa maneira, é imprescindível que medidas sejam adotadas para que o paciente não seja tratado como produto. (Aqui faltou uma melhor explicação da relação entre sua citação (Karl Marx) e o objeto de discussão).

    Parágrafo 3:
    O parágrafo em questão mostrou um desenvolvimento argumentativo mais satisfatório, contudo, a última frase está construída de maneira confusa. Acredito deva estudar mais sobre concordância, pois é um erro que está se repetindo juntamente com o emprego inadequado de vírgulas.

    Parágrafo 4:
    A conclusão foi executada de maneira satisfatória, contendo os 5 elementos que uma proposta de intervenção deve contemplar (AGENTE, AÇÃO, MEIO/MODO, OBJETIVO e DETALHAMENTO).

    Por fim, estas são as notas:
    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 160
    Competência 4: 120
    Competência 5: 200

    Nota final: 800

    • 0
  5. Alguns conectivos usados já estão muito batidos , mas acredito que a nível de enem ficou bom .
    A nível de concurso publico eu mudaria os conectivos e estenderia um pouco mais a introdução , usando aposto pra enumerar os argumentos que irei desenvolver nos parágrafos seguintes . mas isso a nível de concurso publico .

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.