Iniciante

Promovendo a cidadania através dos direitos humanos

  • 0

Não é nenhuma novidade que o Brasil é um país com um contexto acentuado de desigualdade social econômica. A falta de conhecimento dos direitos humanos é o protagonista desse contexto histórico e atual neste país.

Quando um determinado cidadão faz uma viagem longa, pode se deparar com determinadas comunidades, ou até mesmo no centro da capital paulista e carioca, em determinados semáforos encontram-se crianças com roupas sujas, descalças, com fome, pedindo esmola e comida. Explicitamente fica claro, que, a essas crianças não atribuíram os seus direitos humanos, que é um dever da sociedade como um todo.

A constituição federal de 1988 foi criada com o objetivo de garantir os direitos humanos para promover uma sociedade, com cidadania, dignidade e respeitos entre todos, sem distinções.

A educação se trata de um direito constitucional humano, no qual, deveriam introduzir uma matéria didática de cidadania em todas as escolas, onde serão aplicadas notas no boletim escolar de cada aluno, garantindo assim, que todos conheçam seus direitos e deveres. Promovendo através do conhecimento, cidadãos  com essa ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano, assegurando respeito pelos direitos de cada um e de todos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Vou citar abaixo pontos positivos e negativos, ok?

    Pontos Negativos:
    – Poucas linhas por paragrafo. O indicado é 5 linhas na introduçao, 14 para os dois desenvolvimentos e 5 para conclusao.
    – Todo paragrafo começa com conectivos.
    – Faltou contextualizaçao sobre o tema na introduçao, pesquisas/dados nos desenvolvimentos e Agentes na conclusao.

    Pontos Positivos:
    – Usou os Direitos Humanos como argumento, poderia tambem usar algum artigo.
    – Detalhou o efeito da educaçao e a usou como soluçao.
    – Nao contem erros ortograficos.

    Espero seu feedback!

    • 1
  2. Oi Ingrid!
    Vou analisar parágrafo por parágrafo, ok?

    “Não é nenhuma novidade que o Brasil é um país com um contexto acentuado de desigualdade social econômica. A falta de conhecimento dos direitos humanos é o protagonista desse contexto histórico e atual neste país.”
    ->Seria interessante se tu escolhesse um exemplo cotidiano para provar tua primeira informação e, além disso, usar conectivos entre as pontuações ou ideias para indicar continuidade, consequência, contradição ou adição. Então, nesse caso poderia usar um além do mais, além disso, ademais, etc.

    “Quando um determinado cidadão faz uma viagem longa, pode se deparar com determinadas comunidades, ou até mesmo no centro da capital paulista e carioca, em determinados semáforos encontram-se crianças com roupas sujas, descalças, com fome, pedindo esmola e comida. Explicitamente fica claro, que, a essas crianças não atribuíram os seus direitos humanos, que é um dever da sociedade como um todo.”
    -> No inicio dos desenvolvimentos precisamos usar conectivo também, mas dessa vez um primeiramente, de inicio, antes de tudo, inicialmente, etc.
    ->Sugiro também que estude sobre pontuação e aposto, pois suas virgulas estão deslocadas. Basicamente devemos conseguir ler e entender o que está escrito sem ler o que há dentro das virgulas.
    -> Por suposto, os desenvolvimentos precisam apresentar uma causa ou uma consequência da tua problemática apresentada na introdução. Entretanto, há um exemplo do cotidiano que auxilia na tua argumentação inicial. Logo, acredito que falte organização na construção textual.
    -> Estude também o uso de crases.
    -> E ficou explicito mesmo o não cumprimento dos direitos humanos? O que os direitos humanos preveem? Quais direitos estão sendo infringidos? – essas informações, elementares, poderiam estar na introdução.

    “A constituição federal de 1988 foi criada com o objetivo de garantir os direitos humanos para promover uma sociedade, com cidadania, dignidade e respeitos entre todos, sem distinções.”
    -> No ENEM os parágrafos devem ter tamanhos semelhantes e possuírem mais de um período.
    -> Essa informação caberia bem como repertório sociocultural dentro de um desenvolvimento.
    -> E, novamente, o desenvolvimento precisa apresentar uma causa ou consequência da problemática que tu escolheu para argumentar.
    -> Pontuação deslocada ou desnecessária.

    “A educação se trata de um direito constitucional humano, no qual, deveriam introduzir uma matéria didática de cidadania em todas as escolas, onde serão aplicadas notas no boletim escolar de cada aluno, garantindo assim, que todos conheçam seus direitos e deveres. Promovendo através do conhecimento, cidadãos com essa ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano, assegurando respeito pelos direitos de cada um e de todos.”
    -> O ultimo parágrafo, a conclusão, é o responsável pela pontuação na competência 05 da prova de redação do ENEM e exige 4 itens: agente, ação, forma e finalidade- aqui tu pode usar as perguntas quem?, o que?, como? e com que finalidade?
    ->É fundamental que a conclusão solucione os problemas apresentados nos 2 desenvolvimentos. Então, podem ser feitas mais de uma intervenção. No entanto, tu não chegou a apresentar causa ou consequência nos desenvolvimentos, então ficou inadequada a conclusão.
    -> as pontuações estão indevidas.

    Resumo:
    Acredito que estudar as 5 competências cobradas na redação do ENEM, disponíveis no edital do concurso, te ajudará a entender qual a proposta de texto que ele pede.
    O padrão encontrado nas notas mil são 4 parágrafos, sendo o 1° a introdução, o 2° e 3° o desenvolvimento e o 4° a conclusão/ intervenção social. O número de linhas em cada um deve ser semelhante, sem discrepância.
    Na introdução deve-se apresentar claramente o tema e a problemática que vais abordar nos 2 próximos parágrafos- os desenvolvimentos- e tua opinião pode ser ou não escrita aqui.
    Procure utilizar os conectivos entre os períodos, isso ajuda muito na fluidez do texto e é o objeto avaliado na competência 04.
    Já os desenvolvimentos devem argumentar sobre tua problemática, usando informações (repertório sociocultural), opinião e argumentos. Aqui sugiro usar um como causa e o outro como consequência para ficar mais organizado, mas também podem ser os 2 usados para relatar causa ou os 2 como consequência.
    Estude pontuação, uso da crase e acentuação.
    Sei que parece muita coisa, mas conforme vais praticando e solucionando os problemas tua evolução é eminente!
    Beijos e bons estudos <3

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.