Por volta de 1750, o mundo trabalhava de forma artesanal. Vendo a necessidade de um aumento na produção, a Inglaterra deu o primeiro passo para a Revolução Industrial. Depois da criação da máquina a vapor, os trabalhadores – jovens, mulheres e crianças – trabalhavam mais de 16 horas por dia afim de produzir cada vez mais. Porém, a qualidade de vida foi completamente perdida, muitos morriam de exaustão ou com a inalação da fumaça. Ademais, a frase “o trabalho está me matando”, se torna mais real para a vida do brasileiro, a má remuneração acentua o conceito de que você é aquele que produz.
Outrossim, para um bom empregado produzir com qualidade é necessário motivação, como um bom salário. Vale ressaltar, que a má remuneração e a falta de benefício é um dos catalisadores para uma baixa produtividade, segundo o G1. Quando as empresas se evadem e não buscam melhorar a qualidade de vida de seus subordinados, volta-se um pouco ao passado, para a época onde a qualidade não importava e sim a produtividade, ao início da Revolução Industrial.
Em virtude disso, o ser humano não pode estar a reboque da produtividade, ” o homem não é nada além do que faz de se mesmo”, pode-se associar este pensamento de Sartre ao que o homem está se tornando, uma mera peça da produção. Exaustos e frustrados, os brasileiros seguem sem evoluir.
Destarte, o Ministério do Trabalho deve impor que as empresas invistam em seus empregados, motivando-os com palestras e aumento salarial, para que isso aconteça, os chefes devem receber modelos empresariais, juntamente com orçamento e um curso sobre desenvolvimento empresarial, para que haja mais diálogo entre contratante e contratado. Somente assim a produtividade e a qualidade de vida no trabalho será possível, se conciliando com o bem-estar pessoal
Estercar
Boa tarde,
“Por volta de 1750, o mundo trabalhava de forma artesanal. Vendo a necessidade de um aumento na produção, a Inglaterra deu o primeiro passo para a Revolução Industrial. Depois da criação da máquina a vapor, os trabalhadores – jovens, mulheres e crianças – trabalhavam mais de 16 horas por dia afim de produzir cada vez mais. Porém, a qualidade de vida foi completamente perdida, muitos morriam de exaustão ou com a inalação da fumaça. Ademais, a frase “o trabalho está me matando”, se torna mais real para a vida do brasileiro, a má remuneração acentua o conceito de que você é aquele que produz.”
-Bom, não vi nenhum erro ortográfico aqui, mas a sua introdução é 95% de contextualização e o resto de encaminhamento argumentativo.
-Ao invés, você poderia resumir a Revolução Industrial, ex: “A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, foi um período de grandes mudanças do processo produtivo, o qual trocou o trabalho artesanal pela utilização de máquinas. Tal período incentivou, também, as longas jornadas de trabalho, o qual acarretou na piora da saúde pública. Nesse sentido, é fato que a área trabalhista não evoluiu ao ponto da qualidade de vida dos cidadãos ter melhorado desde então. Logo, faz-se imperioso a análise da problemática, que se dá tanto pela má remuneração quanto pela necessidade abundante de produção das empresas.”
– deixe a sua tese clara no parágrafo e, se possível, coloque os seus argumentos também, assim você vai mostrar ao corretor que você fez um projeto de texto.
“Outrossim[1], para um bom empregado produzir com qualidade é necessário motivação, como um bom salário[2]. Vale ressaltar[3], Outrossim, para um bom empregado produzir com qualidade é necessário motivação, como um bom salário. Vale ressaltar, que a má remuneração e a falta de benefício é um dos catalisadores para uma baixa produtividade, segundo o G1. Quando as empresas se evadem e não buscam melhorar a qualidade de vida de seus subordinados, volta-se um pouco ao passado, para a época onde a qualidade não importava e sim a produtividade, ao início da Revolução Industrial.[4], segundo o G1[5]. [6]Quando as empresas se evadem e não buscam melhorar a qualidade de vida de seus subordinados, volta-se um pouco ao passado, para a época onde a qualidade não importava e sim a produtividade, ao início da Revolução Industrial[7].
1: troque por um conectivo de introdução (a priori, incialmente, em primeira análise e etc…)
2; se essa for a argumentação, ela tem que está depois do tópico frasal.
3: troque por “decerto”
4: essa, no caso, seria o tópico frasal (retomada da tese)
5: e qual informação o G1 deu? o que é o G1?
6: adicione um conectivo
7: não use o mesmo repertório duas vezes, isso pode fazer você perder pontos na competência 3.
– tente usar um “modelo” ou siga a estrutura de argumentação: “A priori, é importante destacar que a má remuneração e a falta de benefícios são um dos catalisadores para a questão. *aqui você usa um repertório sociocultural diferente do primeiro. Assim, *aprofunde a sua argumentação. Dessa maneira, *termine o parágrafo”
“Em virtude disso[1], o ser humano não pode estar a reboque da produtividade, ” o homem não é nada além do que faz de se mesmo”, pode-se associar este pensamento de Sartre[2] ao que o homem está se tornando, uma mera peça da produção[3]. Exaustos e frustrados, os brasileiros seguem sem evoluir.”
– esse parágrafo está com a estrutura toda errada (a estrutura é a mesma para os dois parágrafos: tópico frasal, repertório, argumentação e finalização)
1: troque por um de iniciação (outrossim, ademias, em segunda análise e etc…)
2: esse é o repertório, como usá-lo: “Segundo o filósofo Jean Paul Sartre, ‘o homem não é nada além do que faz de si mesmo’.”
3: aprofunde a argumentação.
“[1]Destarte, o Ministério do Trabalho deve impor que as empresas invistam em seus empregados[3], motivando-os com palestras[4] e aumento salarial[5], para que isso aconteça, os chefes devem receber modelos empresariais, juntamente com orçamento e um curso sobre desenvolvimento empresarial, para que haja mais diálogo entre contratante e contratado[2]. Somente assim a produtividade e a qualidade de vida no trabalho será possível, se conciliando com o bem-estar pessoal”
1: aqui também precisa de um tópico frasal, mas no caso você vai retomar os argumentos anteriores, ex: “Mediante referido, totaliza-se que o *argumento1 e o *argumento2 impedem a solução do problema.”
2: foi meio dificil ler pois o período estava muito grande, na próxima organize mais as informações, ex: “Portanto, urge que o Ministério do Trabalho, por meio de *modo, imponham o investimento das empresas em seus funcionários, para que haja *finalidade. Nisso, *detalhamento. Assim a produtividade e a qualidade de vida no trabalho será possível.”
3: ao fazer a proposta de intervenção, faça coisas que serão possíveis se realizar. Como o Ministério do trabalho vai impor todas as empresas do Brasil a seguirem isso?
dica: na próxima escreva sobre um lei que as empresas tem que seguir, será melhor aceito assim.
4: não escreva sobre palestras ou campanhas de conscientização pois os corretores odeiam isso.
5: se a questão for financeira, o Ministério da Economia tem que fazer parte.
C1: 160 (teve alguns erros na questão da vírgula)
C2: 120 (o seu terceiro parágrafo não teve uma “argumentação consistente”)
C3: 120 (repetiu repertório)
C4: 120 (você usa muitos conectivos, mas da forma errada)
C5: 160 (faltou apenas o meio na sua pi)
total: 680
meme
Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
Compreensão da proposta de redação. … Ótimo!
Seleção e organização das informações. … Ótimo! Argumentou bem, fez referência histórica e tals. Mas certas conclusões argumentativas parecem pouco desconexas e dependendo da subjetividade da banca avaliadora, isso é negativado como falta de coesão e coerência.
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom.
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom, mas creio que não seja da competência do ministério do trabalho exigir aumento salarial.
lelefreitas
Olá boa noite, não se pode colocar “você” na redação só pode ser feita em primeira pessoa, no primeiro paragrafo faltou a sua tese e seus argumentos ao qual irá falar. No ultimo parágrafo ao meu ver seria bom você finalizar com um dos repertórios que vc usou nos seus argumentos e evite repetições no caso de “para que “. Vc usou certo os modos de ação, meio/modo e finalidade