Aprendiz

produção e descarte de lixo no Brasil

  • 0

Desde o aumento de produção das industrias, com a Fordismo. Assim, produzindo mais do que o necessário. Por ventura, essas praticas foram aplicadas em países subdesenvolvidos, por exemplo, o Brasil que nos dias atuais , produz lixo como desenvolvido, mas com má descarte, ocasionando em lixões a céu aberto.

Sob esse viés, o Brasil produz uma quantidade de 387 quilos de lixo por habitante anualmente, podendo ser similar a outros países: Croácia(387) e Hungria(385). No entanto, há uma defasagem tão grande para o descarte que somente 58%, e descartado. Muito diferente de países como México e Japão que são descartados 96% dos seus resíduos. Outrossim, existe uma lei, criada em 2014, titulada: Lei do lixo, que tinha a ideia que nos anos posteriores ocorresse uma diminuição no acumulo de lixo.

Por conseguinte, sem o descarte apropriado e devido as condições econômicas que o pais possui. Muitos indivíduos acabam migrando para regiões com lixos a céu aberto, e se alimentando dos restos de outras pessoas. Logo, contribuindo para a desigualdade social e contra o que e minimamente obrigatório para obter uma vida digna. E possível ver no filme- Quem quer ser um milionário- o jovem que vai no programa mora em um lixão junto com sua família, mostrando como realidade de pessoas que moram  nessas regiões podem ser péssimas.

Por fim, e importante que o governo brasileiro junto ao Ministério de Saúde Publica- melhore o descarte dos lixos separando os desde da saída das casas. Por meio de maquinas ,sejam levados para os aterros sanitários.  Ocorrendo uma reutilização dos resíduos como: radioativos que sem o cuidado devido a radiação pode trazer malefícios. Assim, podendo melhorar a qualidade de vida dos brasileiros se igualando a países desenvolvido que se comprometem mais com sua população. Usando como exemplo-, a Alemanha que seu PIB aumenta anualmente ,dado ao aumento da reciclagem.

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde!!

    Acredito que é preciso aprimorar algumas coisas no seu texto, então vamos lá:

    1- Introdução: achei esta parte um pouco desordenada. É ótima a ideia da alusão histórica, mas você poderia ter montado as orações de forma mais concisa. Por exemplo: Desde o fordismo, o descarte de lixo tem se intensificado devido ao aumento da produção industrial. ( É só uma sugestão com base na sua escrita). Além disso há problemas de coerência em algumas partes do texto. Assim é importante revisar o uso das palavras. Um exemplo é: se alimentam de restos de outras pessoas. ( Aí eu substituiria por “dos resíduos descartados por outras pessoas” para quebrar a ambiguidade gerada, pois sua construção pode remeter ao canibalismo)

    2- o segundo parágrafo apresenta porcentagens e este tipo de dado é ótimo para aprimorar o seu texto, porém creio que é necessário referenciar o local de onde você pegou esses números, a fim de conferir credibilidade a sua redação e desenvolver um argumento de autoridade de modo adequado.

    De resto, você está no caminho certo!
    Continue se esforçando.

    Desejo que você alcance seus objetivos!

    • 0
  2. Há alguns erros ortográficas, como exemplo: a palavra indústrias e práticas tem acento, no terceiro parágrafo o certo seria “vai ao programa”, e em “países desenvolvido”, o desenvolvido deve estar no plural para que tenha concordância.

    Na introdução explicou o tema e apresentou a tese. Muito bem!!

    No desenvolvimento apresentou a ideia e desenvolveu-la. Entretanto sugiro que ao desenvolver a ideia você utilize repertórios produtivos, de forma pertinente. Para isso você deve explicar as citações e relaciona-las com a ideia apresentada, utilizando, no final, o fechamento (frase crítica que demonstra seu incômodo)

    Na conclusão você colocou a proposta de intervenção, entretanto sugiro que você organize melhor, para melhorar sua pontuação na competência 4. Faça também o uso de texto circuito para melhor nota na competência 3.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160

    Nota: 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.