No desenvolver da trama, ”13 Reason Why”, uma série produzida pela Netflix, revela fatos acerca do cotidiano de uma escola americana, em que, pertinentemente, o bullying ocorre de diversa formas, gerando, inclusive, o suicídio de uma das alunas. Nesse contexto, é preciso estender a discussão do problema para além da ficção, haja vita que o entrave não ocorre somente em colégios americanos. Todavia, é preciso entender as causas e consequência do entrava para propor uma resolução.
Cabe discutir, primeiramente, a participação do corpo social em disseminar um comportamento que estimule o bullyng. Isso porque, segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade tem o poder de moldar as ações de outros indivíduos. Por essa ótica, na hodiernidade, prevalece discursos de intolerância, segregação e discriminação, os quais acabam influenciado negativamente a mocidade. Desse modo, no âmbito escolar, crianças e adolescentes desenvolvem comportamentos agressivos e preconceituosos, criando um ambiente favorável ao surgimento do bullying.
Ademais, para o educador Paulo Freire, a educação deve ser uma ferramente que incentive a colaboração, além de torna os indivíduos mais críticos e tolerantes. Nessa perspectiva, permitir atos os quais reverberam a violência física e psicológica vão contra a ideia do pensador. Dessa forma a educação não cumpre seu papel, um vez que o agressor não aprende a lidar com sua raiva e sentimentos de indiferença, bem como o agredido não desfruta de um ambiente cooperativo e igualitário.
São necessárias, portanto, medidas para atenuar a problemática. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação intervir na grade escolar, para que se possa criar um ambiente favorável a cooperação mutua. Isso deve ser feito por meio do incremento de matérias que instiguem a realização de atividades esportivas coletivas e atividades artísticas feitas em grupos. Outrossim, o órgão deve investir em palestra realizadas nos próprios ambientes escolares, os quais sejam chamados os pais para debaterem com psicólogos e pedagogos sobre a influência do comportamento familiar na personalidade dos filhos. Com essas medidas colocadas em práticas, será possível garantir um ambiente escolar conforme pensa Paulo Freire.
Emmy
Boa noite.
Eu achei seu texto muito bem regido, e a escrita muito boa.
Por ser um tema bem amplo os meios dos quais você ultilizou como repertório foram bem explorados, trás mais sobre seu conhecimento cultural muito bom. E me ajudou bastante em como desenvolver uma redação, então, parabéns e obrigada.
Fabrício2005
Olá, no meu ver você demonstrou uma boa performance a construir sua redação com informações, idéias e argumentos que se ligam.
♥Parabéns, gostei muito!
●Balakakakakaakak na a já já já iria já já já a ia na abana já aia a Ana já já na jajw
Balnanana amanhã aí i aí sj sks sj sjs SMS sks si ssw kskww kskl ks skkkk skmssmsn jsmsmsmsmmssm
Não sei o que falar mais
Matheus Oliveira Higo
Boa tarde amigo(a).
Sua redação está muito bem redigida, parabéns pela escrita.
Realizarei uma correção por parágrafos e em seguida darei minha nota (baseada no meu pequeno conhecimento sobre o tema e a correção do Enem, então ela pode não ser muito fiel).
Introdução:
Sua introdução está muito prolixa, lembre-se: devemos fazer uma redação em que a maioria das pessoas consigam entender nosso ponto de vista.
Na primeira frase do seu texto, há um erro de vírgula: após o trama essa vírgula está incorreta pois separou o objeto da oração.
A escolha do pertinente não foi a melhor, pois pertinente tem uma semântica positiva, quando você quis dizer o contrário.
Repetição de palavras com o mesmo prefixo: entrave e entrava (só mudou o gênero) em curto período.
No mais, sua introdução está bem estruturada.
D1: Seu D1 está um pouco confuso, mas muito bem escrito.
Sugiro que você faça um discurso direto já citação do filósofo/sociólogo ( dois pontos seguidos da frase entre aspas), ou faça uma parafrase do que foi dito.
D2: Seu D2 está muito bom.
Recomendo que você inicie o parágrafo com sua ideia, e depois justifique-a usando o filósofo, pois a construção do seu parágrafo foi escrita com base no pensamento dele, não no seu.
Também, esse parágrafo ficou muito expositivo descritivo.
Conclusão: O conectivo para tanto, está usado incorretamente, interferindo na apreensão do sentido. No mais ela está perfeita.
Vamos as notas:
C1-160 (Eu sou péssimo em ver erros mas eu vi um então deve ter mais (Sorry essa será bem subjetiva msm 😂🤦♀️)
C2-200 (Domina a dissertação argumentativa, aborda o tema completamente, usando áreas do conhecimento)
C3-160 (Seu D2 ficou muito expositivo descritivo, além disso, existem partes do seu texto muito prolixas, o que interfere na apreensão do sentido).
C4-160 (Tirei pelo uso do “Para tanto” e também pela repetição de algumas palavras, tais como: âmbito e entrave).
C5-200 (Sua intervenção possui: agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento do modo).
Portanto: 880
Uma EXCELENTE NOTA!!!
Se atente ao vocabulário muito rebuscado e a semântica das conjunções!
No mais é isso!
Bianca Pereira
Boa tarde amigo
Sua redação está muito bem redigida, parabéns pela escrita.
Realizarei uma correção por parágrafos e em seguida darei minha nota (baseada no meu pequeno conhecimento sobre o tema e a correção do Enem, então ela pode não ser muito fiel).
Introdução:
Sua introdução está muito prolixa, lembre-se: devemos fazer uma redação em que a maioria das pessoas consigam entender nosso ponto de vista.
Na primeira frase do seu texto, há um erro de vírgula: após o trama essa vírgula está incorreta pois separou o objeto da oração.
A escolha do pertinente não foi a melhor, pois pertinente tem uma semântica positiva, quando você quis dizer o contrário.
Repetição de palavras com o mesmo prefixo: entrave e entrava (só mudou o gênero) em curto período.