No filme “Harry Potter” o meio de transporte utilizado para locomoção dos alunos até o colégio é o Expresso Hogwarts, um trem, o qual possui uma ótima estrutura para atender bem a necessidade de todos passageiros. Fora da ficção, essa realidade se destoa da brasileira. Isso pelo fato de haver uma insuficiência na efetividade da legislação, acarretando na falta de investimentos e infraestrutura no setor de transporte público.
Por este viés, é concebido a todos cidadãos, pela Constituição de 1988, o direito ao transporte. Contudo, como explica o sociólogo Gilberto Dimenstein, em sua teoria “cidadão de papel”, nem sempre as leis presentes nos documentos oficiais são cumpridas, desencadeando uma realidade em que os indivíduos são reconhecidos pelo Estado apenas no papel. Desse modo, a falta de um amparo logístico da sociedade se dá, principalmente, pelo desrespeito e desprezo dos direitos oficiais do cidadão.
Por esta perspectiva, o desacato a essa garantia causa uma falta de investimentos por meio do Governo Federal, gerando uma infraestrutura precária dos trens e ônibus que são utilizados, em sua maioria, pela parcela mais pobre da população. À vista disso, o filósofo Karl Marx evidencia, em seu livro “O capital”, que a classe dominante não deseja que a situação mude por estar confortável nela, revelando que a minoria influente não utilizadora dos meios de transporte públicos ignora a falta de investimento, dificultando o melhoramento desse setor.
Desta maneira, medidas são necessárias para combater esse impasse. Assim, o Ministério do Transporte deve criar projeto leis mais rigorosas, estas entregue a Câmara dos Deputados, com objetivo de forçar o Governo Federal a fazer os devidos investimentos no setor dos transportes públicos, com objetivo de recuperar e aprimorar a infraestrutura e qualidade dos ônibus e trens. Espera-se, assim, que os problemas e desafios do transporte público urbano brasileiro sejam superados.
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 160
Percebi erros de pontuação e sintaxe.
C2: 160
Você fugiu da estrutura no primeiro parágrafo de desenvolvimento. Aqui ele está parecendo mais uma introdução. Argumente em cima dos seus repertórios.
C3: 120
Novamente, falta de desenvolvimento no D1. O D2 melhorou, mas ainda há pontas soltas! Cuidado, deixe suas ideias bem desenvolvidas ao corretor.
C4: 160
Mais uma vez, erro de estrutura no D1. Isso afeta essa competência, que aborda coesão e coerência.
C5: 120
Faltou meio e detalhamento! Além de ser desnecessário duas finalidades.
Nota: 720
Continue treinando nessa reta final, ainda dá tempo! Torço e acredito em você :)!
thaissmidori
Oie, tudo bem? Também sou estudante, não lá especialista em correções, mas espero ajudar como posso :)
Vamos lá!
–
Achei sua estrutura e escrita simplesmente impecáveis, parabéns!! É possivelmente uma das melhores redações que vi por aqui, argumentação e coesão ótimas!! O texto não pareceu maçante, havendo indícios de autoria e repertórios pertinentes. Infelizmente não sou qualificada pra atribuir notas, mas não encontrei nada que pudesse descontar delas. A única coisa, talvez, que seria interessante no texto é a retomada de algum repertório em algum momento do texto, para dar ideia de progressão. Então, sei lá, na conclusão você poderia trazer “cidadão de papel” novamente, contrapondo a utopia/efeito da proposta com a realidade descrita pelo autor, algo assim. Mas também não é, de longe, algo que tenha afetado seu texto KKKKKK. Novamente, vou ressaltar que achei maravilhoso, meus parabéns!!