PROBLEMAS DO SISTEMA CARCERARIO BRASILEIRO

  • 0

  Durante o periodo da idade média, a igreja católica isolava os religiosos para que eles refletissem sobre seus pensamentos pecaminosos. Atualmente, as pessoas são isoladas com a finalidade de receberem uma punição e depois, uma recuperação para serem reinseridas na sociedade, porém, no Brasil, para que isso de fato aconteça, as medidas tomadas são mínimas.
Um dos principais problemas da penitenciaria brasileira é a superlotação, chegando a ter a quarta maior população carcerária do mundo, com 622 mil detentos. De acordo com pesquisas feitas pela BBC Brasil mostram que três em cada dez presos brasileiros estão ainda aguardando por julgamento, “se a prisão é um lugar para reabilitação, elas não podem ser repletas de pessoas que não foram consideradas culpadas”diz Alessio Scandura, coordenador observatório europeu das prisões”.
Além disso, estudos mostram que a probabilidade de um detento brasileiro tem de contrair HIV ou tuberculose é 30 vezes maior do que o restante da população. Ademais, os mesmos estão mais vulneráveis à dependência de álcool e drogas.
Dessa maneira, destaca-se que a casa de detenção brasileira conta com a desorganização como a ‘raiz dos problemas’, sendo por isso necessário que em primeiro plano, se reduza o número de prisioneiros para que a real finalidade do sistema carcerário seja cumprida. Não só isso, como também seja criado um programa de reabilitação dentro da cadeia para tratar presos com vícios, além de campanhas de vacinação, a fim de combater doenças causadas por vírus

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá novamente! Vejo que está empenhada.
    Vamos a sua redação. À priori, ótimo tema escolhido. Vou separar a correção em tópicos para tornar o entendimento mais fácil.
    Introdução:
    Nunca esqueça que ao usar períodos históricos e instituições é preciso fazer uso da letra maiúscula, ou seja, Idade Média e Igreja Católica. Concordas que no período da Era Medieval, as ações da Igreja Católica iam deveras além de apenas uma reclusão da sociedade? As atrocidades cometidas foram tantas que podemos fazer uma comparação com o que ocorre nos dias de hoje. Autoridades que abusam do poder e acabam cometendo atos que violam os direitos humanos. Vale ressaltar que sua tese deve estar explícita para o corretor ao ler. Então, não poupe palavras e fale mesmo na cara o que julga o ser as causas, as consequências do problema em pauta.
    D1:
    Sobre seu primeiro desenvolvimento, citou o problema da superlotação. Dados, uma citação, tudo formidável. Mas eu quero que você imagine ao escrever que o corretor não faça ideia do porque a superlotação é um problema do sistema carcerário e é justamente é o que você deve delimitar. É um problema por que falta controle dos presídios? É um problema por que é um destrato para com os humanos que ali estão? São as possíveis perguntas que um leitor possa ter que você deve responder.
    D2:
    Muita curta! Discorra mais. Torno a falar sobre o detalhamento, as respostas para as dúvidas que os leitores ao passarem o olho por seu texto possam ter. Por que os presidiários estão mais vulneráveis ao álcool ou as drogas? Será que o descaso por parte do governo com eles tem algo a ver?
    Conclusão:
    Você fez um projeto para sua proposta de intervenção. Ela está boa, mas precisa ser mais enfática e detalhada. Quem deve reduzir o números de presos, quem deve criar programas de reabilitação? Como eles devem fazer? Por meio de que ações? Com que finalidade.
    Lembre-se que os parágrafos do texto estão totalmente interligados. Aqui vai uma dicas para ter nortear melhor:
    * antes de começar o texto, pense primordialmente na tese, no que você pensa sobre o assunto.
    * se utilizar algum repertório histórico, tente retomá-lo na conclusão.
    * organize o seu texto. logo na introdução, já dê a prévia dos dois argumentos chave que serão desenvolvidos a seguir.
    * use conectivos.
    Bem, é isto! Siga escrevendo. E como dica final, te recomendo assistir o canal ”poxalulu”, ela traz dicas ótimas de redação e com certeza devem te ajudar.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.