Iniciante

problemas da mobilidade urbana no país

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Segundo dados da Organização Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Brasil possui taxas de acidentes muito altas, quando comparado a países mais populosos, chegando a ter 22,5 mortes à cada 100 mil pessoas. Nesse viés pode-se ver o quanto que as mortes em trânsito influencia na taxa de mortalidade do país e o quanto é preciso mudar essa situação. Logo, é importante ressaltar que tais acontecimentos tem como causas a negligencia governamental e a poluição urbana.

Nessa perspectiva, a falha do governo atua como um dos principais causadores de acidente no trânsito. Em vista disso Washington Luiz – Ex-presidente do Brasil afirmou “Governar é abrir estradas”. Porém não é o que se passa na realidade, uma vez que, as estradas do país estão tendo muitos engarrafamentos o que corrobora na dificuldade no transporte público. Logo é visto é tais causas tem como causa as falhas governamentais que não agem para combater esse problema. Consequentemente se tem a dificuldade no transporte e perda de tempo.

Ademais, a poluição sonora e ao ar nas vias publicas e nas estradas afeta diretamente aqueles que trafegam pelo local e traz mais transtornos. Em vista disso Chico Xavier disse “o ambiente limpo não é aquele que mais se limpa e se o que menos se suja”. Analogamente a isso a poluição dificulta a mobilidade tanto dos motoristas quanto aos que utilizam para caminhar, como por exemplo as faixas de pedestres e as ciclovias. Por conseguinte tal problema termina no acumulo de sujeira, dificuldade no trafego e transtornos aos motoristas podendo terminar em acidentes.

Portanto, é imperioso mudar essa realidade. para isso é necessário que o Ministério de Trânsito promova a construção de novas vias para que haja mais caminhos e que os motoristas possam trafegar tranquilamente sem desperdiçar tanto tempo. Além disso é preciso que o Detran juntamente as autoescolas, realizem palestras por meio das mídias sociais mostrando o problema que vem sendo gerado, para que a população esteja ciente da situação, além de que tal ação ajudará no transporte.

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4 Correções

  1. Sua redação é muito boa. Porém, quando for escrever algo como, “22,5 mortes à cada 100 mil pessoas” deve-se colocar ao menos o ano em que foi dada essa estatística para dar mais ênfase a sua redação(desse modo, acarretará uma nota mais alta.). Por exemplo, a taxa de mortes no trânsito em 2020 foi de 5,54 mortes por acidentes por 100 mil habitantes(site Ovale).
    No desenvolvimento 1 encontrei erros de pontuação, como, “Porém(,) não é o que se passa na realidade” e “Logo(,) é visto é tais causas tem”.
    No desenvolvimento 2 achei um possível erro “Em vista disso(,) Chico Xavier disse”. Diante disso, encontrei outro “Analogamente a isso a poluição dificulta”(somente “Analogamente” seria o bastante e é acompanhada por vírgula).

    OBS: o senhor, tem uma noção muito maior que a minha, mas deve-se corrigiste desses erros(mesmo sendo pequenos, podem agravar à redação). Paralelo a isso, eu também vou fazer uma redação com esse tema, comparada a sua a minha é horrível :) . Seus argumentos são muito bons e seus conectivos também, entretanto deve ter uma noção maior da vírgula nos seus conectivos.

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  2. Olá Boa noite 🤗

    INTRODUÇÃO:

    Segundo dados da Organização Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Brasil possui taxas de acidentes muito altas, quando comparado a países mais populosos, chegando a ter 22,5 mortes à cada 100 mil pessoas. Nesse viés pode-se ver o quanto que as mortes em trânsito influencia na taxa de mortalidade do país e o quanto é preciso mudar essa situação. Logo, é importante ressaltar que tais acontecimentos tem como causas a negligencia governamental e a poluição urbana.

    REPERTÓRIO ✅
    TESE✅
    ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO ✅
    OBS: erros gramáticas

    D1:

    Nessa perspectiva, a falha do governo atua como um dos principais causadores de acidente no trânsito. Em vista disso Washington Luiz – Ex-presidente do Brasil afirmou “Governar é abrir estradas”. Porém não é o que se passa na realidade, uma vez que, as estradas do país estão tendo muitos engarrafamentos o que corrobora na dificuldade no transporte público. Logo é visto é tais causas tem como causa as falhas governamentais que não agem para combater esse problema. Consequentemente se tem a dificuldade no transporte e perda de tempo.

    CONECTIVOS ✅
    TÓPICO FRASAL ✅
    CITAÇÕES/DADOS ✅
    PROBLEMATIZAÇÃO✅
    FECHAMENTO DO PARÁGRAFO ✅
    OBS: erros de vírgulas atente-se a isso

    D2:

    Ademais, a poluição sonora e ao ar nas vias publicas e nas estradas afeta diretamente aqueles que trafegam pelo local e traz mais transtornos. Em vista disso Chico Xavier disse “o ambiente limpo não é aquele que mais se limpa e se o que menos se suja”. Analogamente a isso a poluição dificulta a mobilidade tanto dos motoristas quanto aos que utilizam para caminhar, como por exemplo as faixas de pedestres e as ciclovias. Por conseguinte tal problema termina no acumulo de sujeira, dificuldade no trafego e transtornos aos motoristas podendo terminar em acidentes.

    CONECTIVOS ✅
    TÓPICO FRASAL ✅
    CITAÇÕES/DADOS ✅
    PROBLEMATIZAÇÃO✅
    FECHAMENTO DO PARÁGRAFO ✅
    OBS: erros de vírgulas atente-se a isso

    CONCLUSÃO:

    Tudo ok

    NOTA:860

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  3. Oi, boa noite.
    Conseguiu observar alguns erros ortográficos como acentuação e vírgulas, além da repetição de palavras quanto a isso eu recomendo usar um aplicativo “Sinônimos” ele tem uma grande variedade de palavras e seus sinônimos além de ser usável offline.
    Outro ponto é em relação a alguns pontos do seu texto que não estão muito coerentes ex: “… logo é visto é tais …” no 1° parágrafo. ” … estão tendo muitos engarrafamentos…” 2° parágrafo.
    Na sua conclusão você poderia fazer uma breve retomada de tese antes de escrever suas soluções e no fim adicionar uma frase de conclusão.

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  4. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 120
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 140
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 160
    700

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