Iniciante

Problemas da mobilidade urbana no Brasil // Modelo ENEM

  • 1

No século XX, pelo governo de Juscelino Kubitschek, houve a necessidade de se investir em indústrias automobilísticas para que ocorresse a integração entre as regiões do Brasil, desenvolvendo, então, um projeto urbano voltado para suportar veículos. Entretanto, com o crescimento populacional, observam-se hodiernamente dificuldades no que tange a mobilização urbana no país, uma vez que as grandes cidades não estavam preparadas para a crescente quantidade de veículos, principalmente carros, no meio urbano. Assim, faz-se necessário analisar os reptos relacionados a questões estatais e culturais para mitigar a realidade.

Primariamente, vale ressaltar que o Governo participa ativamente na conjuntura do impasse ao negligenciar investimentos adequados para tal situação. O documentário “O perrengue” mostra a condição de alguns brasileiros que têm de enfrentar o estresse do cotidiano em utilizar os modais públicos, muitas vezes carentes de segurança e conforto. Sob esse viés, é nítido que a falta de capital em transportes públicos pioram o desempenho e produtividade na circulação urbana por desperdiçar o potencial de se transportar um grande número de pessoas ao mesmo instante. Desse modo, os cidadãos se sentem menos dispostos a aderirem os modais públicos para o praxe, optando por comprarem carros consequentemente aumentando o fluxo de veículos nas cidades.

Ademais, pode-se ressaltar que há um culto ao carro desenvolvido na sociedade que agrava a problemática. Isso porque, em consonância aos pensamentos do filósofo Theodor Adorno, existe uma indústria cultural, imposta no meio social, que força, por meio de propagandas nas principais mídias comunicativas e de entretenimentos, as pessoas a usufruírem de certos produtos. Nesse exegese, a figura do carro se adéqua ao fenômeno, onde indivíduos se sentem pressionados a comprarem e consumirem tais veículos para se encaixarem aos padrões da mídia, caso contrário, serão taxados de fracassados ou pobres. Devido a isso, há a circulação de muitos veículos desnecessariamente apenas para atender ao “status” de bem-sucedido, obstruindo a mobilidade urbana e promovendo trânsito.

Dessarte, é imprescindível a adoção de medidas para atenuar o impasse. Para isso, urge ao setor executivo do Governo Federal em parceria com o Ministério da infraestrutura – órgão responsável pela política de trânsito e transporte -, por meio de recursos públicos e iniciativas privadas, realizar investimentos em modais eficientes, como trens, metrôs e ônibus, a fim de criar ambientes agradáveis para que a população possa usufruir. Além disso, tal ação, consequentemente, reduzirá o culto ao carro por conta da menor necessidade de se utilizar o mesmo para com o cotidiano. Desse modo, o contexto histórico promovido por Juscelino Kubitschek será revertido e reverbere positivamente sobre a população.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua redação está incrível, parabéns, o único problema que acho que a sua redação possui é a falta de pontuação em alguns pontos ( estude virgula, vai te ajudar bastante)

    Sua introdução apresenta coerência entre os argumentos, falas estruturadas, bom vocabulário e etc.

    Os dois paragrafós do desenvolvimento estão ótimos, suas ideias são muito bem elaboradas.

    A conclusão está fantástica, muito bem construída, assim como todo o texto.

    Seu texto também apresenta bos citações.

    Nota simulada de 0 a 1000 ( modelo ENEM).

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 190
    C5: 190

    TOTAL: 960.

    • 1
  2. Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
    Introdução: gostei bastante da sua introdução. O repertório está de acordo com o tema que será discutido ao longo do texto.
    Desenvolvimento: ótimos parágrafos, apresentam uma boa sequência de argumentos que estão interligados com a ajuda de bons conectores.Além disso, a linguagem utilizada está bem clara, fazendo com que ele seja entendido com facilidade.
    D1- possui tópico frasal, argumento direcionado a questão estatal, bom repertório ao citar o documentário e frase conclusiva de intensificação.
    D2- você utilizou a palavra “ressaltar” nos dois parágrafos para introduzi-los, mesmo que estejam longe um do outro ainda é uma repetição, então você poderia utilizar algum sinônimo como salientar ou destacar, tirando isso, esse desenvolvimento ficou ótimo. (adorei a citação)
    Conclusão: está muito boa, apresenta os cinco elementos necessários para construir a conclusão, assim como você retomou oque foi dito no parágrafo de introdução, que contribui para a sua nota final.
    Espero ter ajudado, bons estudos!

    • 1
  3. Olá, tudo bem?

    A sua redação foi redigida de maneira incrível, parabéns!!

    Os principais pontos foram:

    Int.- está direta, relacionada ao tema, traz uma referência ao fator histórico e mostra seu ponto de vista.
    D1 E D2.- estão bem desenvolvidos, foram escritos de maneira bem direta. Só falta um pouco mais de detalhamento sobre o que foi abordado.
    Conc.- Está incrível, foi mostrada a proposta de maneira excelente e bem direta, como também houve a “conexão” com a int.

    Espero ter ajudado, bons estudos!! :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.