PROBLEMAS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma pesquisa feita em 2020 aponta o município de São Paulo como o mais populoso. De acordo com esse dado tira-se as seguintes conclusões; quanto mais pessoas, mais a população tende a possuir um automóvel, com isso explica-se o extenso trânsito vivenciado pelos Paulistas. De certa forma um dos diversos motivos que vem a acarretar o grande tráfego de veículos na cidade é os riscos que os cidadãos estão expostos dentro dos transportes coletivos, o que faz com que acabem por consequência adquirir um meio de transporte mais seguro.
Em primeiro ponto, destaca-se os riscos que os cidadãos estão expostos ao utilizarem o transporte público. Sendo eles assaltos, e assédios tanto moral quanto sexual, com suas principais vítimas, as mulheres. O transporte publico tal como o ônibus ou o metrô, são transportes de baixo custo para a locomoção de diversas pessoas, sendo as principais, a classe trabalhadora. Por ser um local de fácil acesso, os coletivos infelizmente contam com pessoas de má índole introduzidas em seu interior que vem a praticar esses atos repugnantes.
Ademais, por falta de segurança, os cidadãos acabam por fazer um investimento em automóvel, para que de certo modo estejam seguros ao ir e vir. Entretanto, certa situação não está de acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, onde assegura precisamente no artigo sexto, à segurança a todos os cidadãos de forma inerente. Todavia, se houvesse seguridade nos transportes públicos, diversos indivíduos estariam convictos em usá-lo, assim sem precisar tirar seu carro da garagem.
Portanto, conclui-se que haja uma intervenção do Governo para que melhore essa situação no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Infraestrutura junto aos prefeitos das respectivas cidades, montarem um projeto viabilizando a segurança nos transportes públicos, tal como, prover policiais dentro dos ônibus e metrôs, e criar campanhas por meios televisivos incentivando a população a usar o transporte, evitando assim o excesso de carros nas ruas. Somente dessa forma, o Governo cumprirá seu papel com a Constituição Federal de 1988 e acabará com o problema de mobilidade urbana no Brasil.
NiziaT
Olá!
Considerações iniciais: voce escreve bem e vejo uma argumentação promissora. Mas senti falta de alguns elementos:
C1 :
Acredito que a expressão “Tirar o carro da garagem” poderia ser substituida por exemplo por ” diversos individuos estariam convictos de usa-los, fato que diminuiria a quantidade de carros para uso particular no trânsito.”
Falando da mais pura gramatica, avaliaria em 140/160 pelos erros de virgula e erros como uso da palavra “onde”, lembre-se que so vale pra lugar
C2 : repertorio
Vejo que trouxe dois, uma para introduzir e outro no D2
Mas eu te recomendaria a usar 3, isto é, tambem do D1, voce conseguiu fazer ser produtivo no D2 ao dizer qual a consequencia disso pra sociedade, e o pq disso acontecer. Mas senti falta de um repertorio no primeiro
Inclusive acredito que a constituição encaixaria melhor no primeiro pelo fato dessas invasões quebrararem o bem-estar, restringir o direito de ir e vir da pessoa.
180
C3 :
Aqui acho que foi onde faltou um pouco, o projeto e a organização textual.
Sua tese está muito explicita e isso é maravilhoso! continue. Assim os corretores veem de cara o que vc vai dizer e facilita mto pra te dar mtos pontos na C3. Mas acho que a disposição dos argumentos, ou a articulação entre eles poderia ter sido mais planejado.
160
C4:
Use mais conectivos, acabou que faltou muito no D1, so tem quase o de inicio
Use-os mais, sao cruciais para sua nota… Como vc fez causa e consequencia recomendaria a usar “Por conseguinte” no inicio do D2 ao inves de “Ademais”, eu particularmente nao gosto desse conectivo, porque é mto fácil de errar quando usar.
120
C5 : faltou apenas um elemento, o detalhamento
“Uma vez que esses atingem a massa da população
“Uma vez que esses influenciam na formação do indivíduo
180
total : 780/800 pontos
Continue praticando, lembre-se que a formula da redação é igual receitinha de bolo, negocio é praticar. Vc tem argumentos muito promissoes <3 bjo
Gabikkavmr
Olá, irei corrigir sua redação de acordo com as competências ENEM, ok?
INTRODUÇÃO
Não é muito interessante começar a sua introdução com dados estatísticos ou pesquisas, visto que são utilizados para o desenvolvimento. Nessa parte do texto, eles não são bem aproveitados e você pode perder pontos na COMP 3.
É muito mais interessante você utilizar um repertório menos objetivo (por menos objetivo, digo sem números), como um filme, uma série, um livro ou obra, um pensador ou até mesmo um período histórico para realizar um paralelo com a realidade atual.
Suas conclusões também não estão bem expostas da forma como o texto do ENEM pede, além de apresentar alguns erros de gramática (concordância verbal), o que tiraria pontuação em sua COMP 2 e 1, respectivamente.
Você inseriu os dois tópicos que irá abordar no desenvolvimento 1 e 2, como previsto na estrutura do texto dissertativo argumentativo estilo ENEM, isso está muito correto. Apesar disso, você inseriu os dois tópicos como um só, como se fossem consequências um do outro, o que realmente não está errado, mas pode confundir um pouco seu corretor.
DESENVOLVIMENTO 1
Seu tópico frasal está ótimo. Após ele, você deve colocar um elemento coesivo (COMP 4).
Sua argumentação está fraca e seu texto está voltado ao estilo expositivo, fugindo do texto argumentativo pedido pelo ENEM, o que desqualifica um pouco a sua COMP 2. Você também não realizou um período de fechamento do seu parágrafo. Lembre que o tópico frasal é como uma introdução ao seu parágrafo de desenvolvimento e o que irá tratar nele. Você também deve realizar um período de conclusão em seu parágrafo, resumindo e concluindo a sua argumentação.
DESENVOLVIMENTO 2
Novamente, seu tópico frasal está muito bom, mas sua argumentação está insuficiente, não utilizando seu repertório (Constituição) para basear a sua argumentação de forma coerente. Lembre-se: um bom repertório é aquele que pode ser inserido para auxiliar na sua argumentação.
CONCLUSÃO
Você deve especificar a situação apresentada, nem que seja com poucas palavras quando introduz o que já argumentou anteriormente na redação.
Sua conclusão possui todos os aspectos necessários e os cinco tópicos pedidos pelo ENEM, está muito bem organizada e apresentada.
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
Você está no caminho certo, apenas está utilizando alguns repertórios errados e sua argumentação não está muito argumentativa, por assim dizer. Está voltada para a exposição, o que pode render uma perda de pontos grande.
Tente pesquisar e estudar redações nota 1000 anteriores no ENEM e observar o modo como eles realizam a argumentação e utilização de repertórios. Bons estudos!