PROBLEMAS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

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No século XX, a maior parte da população brasileira vivia em áreas rurais. Com a modernização e mecanização do trabalho nas fazendas, ocorreu  o chamado desemprego estrutural, onde o trabalho humano foi substituído, desencadeando assim, o êxodo rural. Desse modo, houve a migração em massa para as cidades, causando consequências, que podem, até hoje, serem vistas. A grande demanda populacional, acarretou a necessidade dos meios de locomoção, e junto a eles, trouxe também, os problemas de mobilidade urbana.

Sob esse viés, o crescimento rápido das áreas urbanas agravou os problemas atuais, de locomoção de pessoas nas grandes cidades. Segundo o IBGE, em 2010, 38 municípios tinham a população superior a 500 mil habitantes, e somente 15, superior a 1 milhão. Já em 2020, 49 cidades somam a sua população superior a 500 mil pessoas, e 17, com mais de 1 milhão. Isso indica que, quanto maior o número de pessoas dentro de uma determinada área, maior é o problema, e as consequências que ele gera, uma vez que a mobilidade urbana se deteriorou nos últimos anos.

Ademais, há consequências sociais e ambientais para tal problema, tendo em vista que medidas como o rodízio de carros em grandes metrópoles, já foram tomadas. De acordo com o Detran, na cidade de São Paulo, o número total de frota de veículos ultrapassa 9 milhões, entretanto, somente 12.814 são transportes coletivos. Dessa forma, enquanto circularem poucos transportes coletivos, e as pessoas optarem pelos meios de locomoção individuais, os prejuízos irão aumentar, como a emissão de gases poluentes, que agravam o efeito estufa, e serão inevitavelmente, irreparáveis.

Portanto, para reduzir e amenizar os problemas de mobilidade urbana no Brasil, é necessário que o Detran, órgão do Poder Executivo, juntamente com a população, promovam o uso de transporte público, ou ecológico, acessibilizando ou optando pelo mesmo. A fim de solucionar os problemas de mobilidade urbana e suas respectivas consequências. Em síntese, somente dessa forma, será possível combater, ou ao menos amenizar esses problemas e os possíveis danos futuros, que serão evitados.

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4 Correções

  1. Competência 1- 120
    Competência 2- 200
    Competência 3- 160
    Competência 4- 160
    Competência 5- 160
    Nota: 800
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    PROBLEMAS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

    No século XX, a maior parte da população brasileira vivia em áreas rurais. Com a modernização e mecanização do trabalho nas fazendas, ocorreu o chamado desemprego estrutural, onde o trabalho humano foi substituído, desencadeando[1] assim, o êxodo rural. Desse modo, houve a migração em massa para as cidades, causando consequências,[2] que podem, até hoje, serem vistas. A grande demanda populacional,[3] acarretou a necessidade dos meios de locomoção, e[4] junto a eles, trouxe também,[5] os problemas de mobilidade urbana.
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    [1]= colocar vírgula
    [2]= retirar vírgula
    [3]= retirar vírgula
    [4]= colocar vírgula
    [5]= retirar vírgula
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    Sob esse viés, o crescimento rápido das áreas urbanas agravou os problemas atuais,[1] de locomoção de pessoas nas grandes cidades. Segundo o IBGE, em 2010, 38 municípios tinham a população superior a 500 mil habitantes,[2] e somente 15,[3] superior a 1 milhão. Já em 2020, 49 cidades somam a sua população superior a 500 mil pessoas,[4] e 17,[5] com mais de 1 milhão. Isso indica que, quanto maior o número de pessoas dentro de uma determinada área, maior é o problema, e as consequências que ele gera, uma vez que a mobilidade urbana se deteriorou nos últimos anos.
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    [1]= retirar vírgula
    [2]= retirar vírgula
    [3]= retirar vírgula
    [4]= retirar vírgula
    [5]= retirar vírgula
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    Ademais, há consequências sociais e ambientais para tal problema, tendo em vista que medidas como o rodízio de carros em grandes metrópoles,[1] já foram tomadas. De acordo com o Detran, na cidade de São Paulo, o número total de frota de veículos ultrapassa 9 milhões, entretanto, somente 12.814 são transportes coletivos. Dessa forma, enquanto circularem poucos transportes coletivos, e as pessoas optarem pelos meios de locomoção individuais, os prejuízos irão aumentar, como a emissão de gases poluentes,[2] que agravam o efeito estufa,[3] e serão[4] inevitavelmente, irreparáveis.
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    [1]= retirar vírgula
    [2]= retirar vírgula
    [3]= retirar vírgula
    [4]= colocar vírgula
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    Portanto, para reduzir e amenizar os problemas de mobilidade urbana[1] no Brasil, é necessário que o Detran, órgão do Poder Executivo, juntamente com a população, promovam o uso de transporte público,[2] ou ecológico, acessibilizando ou optando pelo [3]mesmo.[4] A fim de solucionar os problemas de mobilidade urbana e suas respectivas consequências. Em síntese, somente dessa forma,[5] será possível combater, ou ao menos amenizar[6] esses problemas e os possíveis danos futuros, que serão evitados.
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    [1]= colocar vírgula
    [2]= retirar vírgula
    [3]= este
    [4]= substituir o ponto final pela vírgula
    [5]= retirar vírgula
    [6]= colocar vírgula
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    * Não se pode usar “do mesmo” para se referir ao termo anterior. Ex: A Constituição Federal de 1988 prevê a saúde, e, portanto, espera-se que a população usufrua do mesmo. Nessa parte, o termo “o mesmo” não é valido, mas existe algumas horas que ele vai ser permitido. Ex: o mesmo que eu disse a você, também disse a ela.
    * Estude a vírgula, faça exercícios todos os dias e tente entender o padrão de uso desta
    * Cite, na introdução, o fator da problemática ambiental e discorra sobre a causa do problema no final do D1 em “mobilidade urbana se deteriorou nos últimos anos.”, Explique isso, diga o porquê de a mobilidade ter se deteriorado
    * Faltou falar o “por meio de q” na conclusão
    * Você usa poucos conectivos ao longo dos seus desenvolvimentos, atente-se a usa-los ao iniciar um período

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  2. Oii, tudo bem? Já vi que você teve correções detalhadas, então vou ser bem breve…
    Cuidado com as vírgulas, busca aulas no youtube que vai te ajudar bastante.
    Também percebi uma certa dificuldade na proposta de intervenção, então fica de olho!!!!!
    Meu conselho é para você focar na gramática e pontuação.
    Parabéns e beijinhos

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  3. Olá! Tem ótimos pontos em sua redação, está com uma boa demanda de informações, como foi citado acima, cuidado com a coesão e uso das vírgulas! Continue! Você consegue!
    Na sua conclusão só consegui identificar 4 agentes, não encontrei o modo em que a população e o detran irão promover o que está citado. Preste atenção nos 5 agentes, para ter uma conclusão completa!;)

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  4. Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!

    “humano foi substituído (1)”

    (1)- erro de coesão, subsistido pelo quê?

    “o consequências,(2) que podem,(3) até hoje,(4) serem vistas”

    (2,3,4) – Vírgulas mal posicionadas, essas vírgulas estão colocadas de forma equivocada, não se encaixando nesta frase.

    “A grande demanda populacional,(5) ”

    (5)- Vírgula má posicionada, a vírgula não se encaixa nesta frase.

    “trouxe também,(6)”

    (6)- Vírgula má empregada, a vírgula não de encaixa esta frase.

    “atuais,(7) de locomoção”

    (7)- Vírgula má posicionada, a vírgula não é utilizada nesta frase.

    “metrópoles,(8) já foram tomadas”

    (8)- Vírgula má posicionada.

    “poluentes,(9) que agravam”

    (9)- Vírgula má posicionada

    “órgão do Poder Executivo”(10)

    (10)- Erro de coesão, que órgão?

    Você demonstrou conhecer o assunto e até citando fontes, porém cometeu bastantes erros de pontuação e de coesão. Sua conclusão também não cumpriu com a proposta do texto dissertativo-argumentativo, não citou uma forma concisa de proposta de intervenção, portanto, recomendo que estude gramática e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

    Abraços virtuais, bons estudos! :)

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