Problemas da mobilidade urbana no Brasil

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A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à mobilidade urbana eficiente. No entanto, na realidade brasileira, o benefício está distante de se alcançar, visto que os desafios da locomoção nas grandes cidades são problemas recorrentes. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar essa questão, a qual é motivada pela falta de planejamento governamental e leva à poluição das metrópoles.

Sob essa perspectiva, vale ressaltar que a ausência de políticas públicas é uma das principais causas do problema, tendo em vista que as rodovias tornam-se congestionadas e perigosas. Nesse sentido, a Globalização promove integração econômica, e superlotação das áreas urbanizadas, por meio das migrações. Entretanto, apesar de haver inclusão em certos fatores, não há uma estrutura que seja totalmente favorável a esse processo. Dessa maneira, percebe-se a importância da adaptação das urbes para o mundo globalizado, com o intuito de impedir contratempos na economia.

Além disso, o uso excessivo de transportes motorizados tem como resultado direto a poluição dos centros, uma das principais vilãs da sustentabilidade. Nessa lógica, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) avalia impactos que interferem na mobilidade urbana. Nesse cenário, um estudo realizado por esse órgão revelou que a utilização dos automóveis é responsável por 72,6% das emissões dos gases do efeito estufa, o que compromete a saúde dos indivíduos e, principalmente, o ecossistema. Logo, é inaceitável que tal situação se perpetue, visto que contribui para a intensificação do aquecimento global.

Desprende-se, portanto, a urgência de medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, o Governo, por intermédio do poder legislativo – o qual é constituído por vereadores, senadores e deputados – deve criar leis que fiscalizem o plano de mobilidade dos municípios populosos. Tal ação tem a finalidade de promover uma movimentação urbana plena, evitando transtornos no trânsito. Ademais, é fundamental que as ONGs responsáveis pelo meio ambiente propiciem momentos de conscientização popular, através de palestras e de propagandas midiáticas, de modo a influenciar o uso de meios de transporte sustentáveis. Assim sendo, os cidadãos brasileiros terão seu direito constitucional garantido.

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6 Correções

  1. A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à mobilidade urbana eficiente. No entanto, na realidade brasileira, o benefício está distante de se alcançar, visto que os desafios da locomoção nas grandes cidades são problemas recorrentes. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar essa questão, a qual é motivada pela falta de planejamento governamental e leva à poluição das metrópoles.

    Sob essa perspectiva, vale ressaltar que a ausência de políticas públicas é uma das principais causas do problema, tendo em vista que as rodovias tornam-se congestionadas e perigosas. Nesse sentido, a Globalização promove integração econômica, e superlotação das áreas urbanizadas, por meio das migrações. Entretanto, apesar de haver inclusão em certos fatores, não há uma estrutura que seja totalmente favorável a esse processo. Dessa maneira, percebe-se a importância da adaptação das urbes para o mundo globalizado, com o intuito de impedir contratempos na economia.

    Além disso, o uso excessivo de transportes motorizados tem como resultado direto a poluição dos centros, uma das principais vilãs da sustentabilidade. Nessa lógica, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) avalia impactos que interferem na mobilidade urbana. Nesse cenário, um estudo realizado por esse órgão revelou que a utilização dos automóveis é responsável por 72,6% das emissões dos gases do efeito estufa, o que compromete a saúde dos indivíduos e, principalmente, o ecossistema. Logo, é inaceitável que tal situação se perpetue, visto que contribui para a intensificação do aquecimento global.

    #Desprende-se#, portanto, a urgência de medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, o Governo, por intermédio do poder legislativo – o qual é constituído por vereadores, senadores e deputados – deve criar leis que fiscalizem o plano de mobilidade dos municípios populosos. Tal ação tem a finalidade de promover uma movimentação urbana plena, evitando transtornos no trânsito. Ademais, é fundamental que as ONGs responsáveis pelo meio ambiente propiciem momentos de conscientização popular, através de palestras e de propagandas midiáticas, de modo a influenciar o uso de meios de transporte sustentáveis. Assim sendo, os cidadãos brasileiros terão seu direito constitucional garantido.

    Gostei muito do texto. Apenas não gostei do último motivo dado. Deveria apresenatr algo mais inciso, apenas apontar: “assegurar direitos” fica meio vago. De mais, um erro encontrado no último parágrafo (conectivo)

    Todas as competências foram concluídas com sucesso, assim:

    970

    • 1
  2. C1- 200
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 200

    Nota: 960

    *Comentários particulares:

    “Sob essa perspectiva, vale ressaltar que a ausência de políticas públicas é uma das principais causas do problema, tendo em vista que as rodovias tornam-se congestionadas e perigosas. Nesse sentido, a Globalização promove integração econômica,[d1] e superlotação das áreas urbanizadas, por meio das migrações. Entretanto, apesar de haver inclusão em certos fatores, não há uma estrutura que seja totalmente favorável a esse processo. Dessa maneira, percebe-se a importância da adaptação das urbes para o mundo globalizado, com o intuito de impedir contratempos na economia.”

    [d1]= não há necessidade de vírgula

    • 1
  3. Faltou vc dissertar sobre algumas lacunas que ficou mal compreendidas;
    Evite atos de conscientização, pois já está muito obsoleta e não é uma ação concreta para amenizar o problema supradito;
    Faltou o período de detalhamento na sua conclusão
    Não notei muitos desvios, nem erros ortográficos
    C1= 200
    C2= 200
    C3= 160
    C4= 200
    C5= 180
    Nota= 940

    • 0
  4. C1: 200
    Sua escrita é muito boa, além de ter um repertório bem variado, você as emprega adequadamente. Contudo, creio eu que uma ou duas vírgulas estão postas de maneira errônea, mas isso não te tira pontos, uma vez que existe um limite de erros que podem ser cometidos para se alcançar a nota máxima nessa competência.

    PARABÉNS PELA ESCRITA.

    C2: 160
    Seu 1° parágrafo de desenvolvimento acabou sendo um pouco superficial e um tanto confuso.
    Você escreve:
    “Dessa maneira, percebe-se a importância da adaptação das urbes para o mundo globalizado, com o intuito de impedir contratempos na economia.”
    Entretanto, não citou esses contratempos anteriormente, isso deixou o pensamento vago.

    C3: 120
    Ao meu ver você utilizou de maneira errônea do “Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), uma vez que focalizou toda a argumentação do 3° parágrafo na destruição do meio ambiente, esquecendo-se de como exatamente isso se torna um problema da mobilidade urbana.

    Poderia ter discorrido sobre como esse uso excessivo de automóveis dificulta a transição pelas ruas da cidade ou como um transporte público poderia ser uma alternativa menos prejudicial.

    Não que esteja totalmente incorreto, só achei que faltou relacionar mais com o tema central do texto.

    C4: 200
    Como já falei, seu repertório é ótimo e seu uso dos conectivos também foi muito bom. Além disso, não repetiu em demasiado os termos ao longo do texto.

    PARABÉM POR ISSO.

    Apenas “Desprende-se” que não passou a ideia necessário, a de finalização, já que trata-se do parágrafo conclusivo do seu texto.

    C5: 120
    Lembrando que a conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o que?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (explicação e exemplos).

    Desprende-se, portanto, a urgência de medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, o Governo (AGENTE), por intermédio do poder legislativo – o qual é constituído por vereadores, senadores e deputados – deve criar leis que fiscalizem o plano de mobilidade dos municípios populosos (AÇÃO). Tal ação tem a finalidade de promover uma movimentação urbana plena, evitando transtornos no trânsito (EFEITO). Ademais, é fundamental que as ONGs (AGENTE) responsáveis pelo meio ambiente propiciem momentos de conscientização popular (AÇÃO), através de palestras e de propagandas midiáticas (MODO), de modo a influenciar o uso de meios de transporte sustentáveis (EFEITO). Assim sendo, os cidadãos brasileiros terão seu direito constitucional garantido.

    O uso de dois agente separados é mais perigoso, uma vez que um dos dois terá que ser tratado mais superficialmente. Infelizmente, no seu caso, isso ocorreu com ambos. Nenhum apresentou o DETALHAMENTO, ou seja, uma rápida explicação de algum dos outros elementos.

    Corriqueiramente, o MODO é mais fácil de se trabalhar em relação ao DETALHAMENTO. Por exemplo, quando você fala de “TRANSPORTES SUSTENTÁVEIS”, poderia ter citado alguns, como a bicicleta ou o transporte coletivo, que são mais acessíveis a maioria da população e prejudicam menos o meio ambiente.

    No que se refere ao seu primeiro agente, você deixou de comentar COMO essa fiscalização no plano de mobilidade vai ser efetuado.

    TOTAL: 800

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  5. Competência 1- 200
    Competência 2- 200
    Competência 3- 160
    Competência 4- 200
    Competência 5- 200
    Nota:
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    Problemas da mobilidade urbana no Brasil

    A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à mobilidade urbana eficiente. No entanto, na realidade brasileira, o benefício está distante de se alcançar, visto que os desafios da locomoção nas grandes cidades são problemas recorrentes. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar essa questão, a qual é motivada pela falta de planejamento governamental e leva à poluição das metrópoles.
    —————————————————————————-
    Sem erros
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    Sob essa perspectiva, vale ressaltar que a ausência de políticas públicas é uma das principais causas do problema, tendo em vista que as rodovias tornam-se congestionadas e perigosas. Nesse sentido, a Globalização promove integração econômica,[1] e superlotação das áreas urbanizadas, por meio das migrações. Entretanto, apesar de haver inclusão em certos fatores, não há uma estrutura que seja totalmente favorável a esse processo. Dessa maneira, percebe-se a importância da adaptação das urbes para o mundo globalizado, com o intuito de impedir contratempos na economia.
    —————————————————————————-
    [1]= retirar vírgula
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    Além disso, o uso excessivo de transportes motorizados tem como resultado direto a poluição dos centros, uma das principais vilãs da sustentabilidade. Nessa lógica, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) avalia impactos que interferem na mobilidade urbana. Nesse cenário, um estudo realizado por esse órgão revelou que a utilização dos automóveis é responsável por 72,6% das emissões dos gases do efeito estufa, o que compromete a saúde dos indivíduos e, principalmente, o ecossistema. Logo, é inaceitável que tal situação se perpetue, visto que contribui para a intensificação do aquecimento global.
    —————————————————————————-
    Sem erros
    —————————————————————————-
    Desprende-se, portanto, a urgência de medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, o Governo, por intermédio do poder legislativo – o qual é constituído por vereadores, senadores e deputados – deve criar leis que fiscalizem o plano de mobilidade dos municípios populosos. Tal ação tem a finalidade de promover uma movimentação urbana plena, evitando transtornos no trânsito. Ademais, é fundamental que as ONGs responsáveis pelo meio ambiente propiciem momentos de conscientização popular, através de palestras e de propagandas midiáticas, de modo a influenciar o uso de meios de transporte sustentáveis. Assim sendo, os cidadãos brasileiros terão seu direito constitucional garantido.
    —————————————————————————-
    Sem erros
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    |||||||||||||||||
    * Só uma observação que eu não considero como desvio, mas outros redatores podem considerar: a palavra “através”, na conclusão, não é totalmente aceita no universo gramatical, uma vez que indica passagem, atravessar algo, nisso, as palavras “por meio” ou “por intermédio” podem substituir esse termo
    * Existem muitas ideias não desenvolvidas no desenvolvimento 1, primeiro vou começar com a frase temática: explique o porquê de haver negligência governamental, expliquebo porquê de a Globalização promover lotação urbana (aconselho retirar a parte da economia, pois ficam muitos argumentos para de desenvolver), explique o porquê de não haver uma estrutura favorável para “esse processo”, o que entra em consonância com a negligência governamental. Quando estiver escrevendo, diga o pq e o idai da sua ideia, diga o porquê e diga como isso impacta a sociedade. O D2 foi bem desenvolvido

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  6. Olá Boa noite 🤗

    INTRODUÇÃO:

    A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à mobilidade urbana eficiente. No entanto, na realidade brasileira, o benefício está distante de se alcançar, visto que os desafios da locomoção nas grandes cidades são problemas recorrentes. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar essa questão, a qual é motivada pela falta de planejamento governamental e leva à poluição das metrópoles.

    REPERTÓRIO ✅
    TESE ✅
    ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO ✅

    D1:
    Sob essa perspectiva, vale ressaltar que a ausência de políticas públicas é uma das principais causas do problema, tendo em vista que as rodovias tornam-se congestionadas e perigosas. Nesse sentido, a Globalização promove integração econômica, e superlotação das áreas urbanizadas, por meio das migrações. Entretanto, apesar de haver inclusão em certos fatores, não há uma estrutura que seja totalmente favorável a esse processo. Dessa maneira, percebe-se a importância da adaptação das urbes para o mundo globalizado, com o intuito de impedir contratempos na economia.

    CONECTIVOS ✅
    TÓPICO FRASAL ✅
    CITAÇÕES/DADOS ❌( no Enem é necessário você tem uma um repertório sociocultural para embasamento)
    PROBLEMATIZAÇÃO ✅( sugiro que a organizar melhor suas ideias com pouco confuso)
    FECHAMENTO DO PARÁGRAFO ✅( seja mais crítica no seu fechamento)

    D2:
    Além disso, o uso excessivo de transportes motorizados tem como resultado direto a poluição dos centros, uma das principais vilãs da sustentabilidade. Nessa lógica, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) avalia impactos que interferem na mobilidade urbana. Nesse cenário, um estudo realizado por esse órgão revelou que a utilização dos automóveis é responsável por 72,6% das emissões dos gases do efeito estufa, o que compromete a saúde dos indivíduos e, principalmente, o ecossistema. Logo, é inaceitável que tal situação se perpetue, visto que contribui para a intensificação do aquecimento global.

    CONECTIVOS ✅( Bom uso de conectivos, pois geera coesão)
    TÓPICO FRASAL ✅
    CITAÇÕES /DADOS ✅
    PROBLEMATIZAÇÃO ❌( argumentação ficou superficial demais ênfase a ela)
    FECHAMENTO DO PARÁGRAFO ✅

    CONCLUSÃO:

    Excelente conclusão tá tudo ok!!!

    NOTA:880

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