Iniciante

Problemas da mobilidade urbana no Brasil

  • 0

Não raro, os acontecimentos na sociedade brasileira têm fomentado debates acerca dos problemas da mobilidade urbana no Brasil. Nesse viés, nota-se que se trata de uma problemática que assola cotidiano pós moderno e urge por soluções imediatas. Tendo isso em vista, atualmente, o Brasil, vive um drama a respeito dessa questão. A melhoria da renda da população de classe média e baixa, os incentivos promovidos pelo Governo Federal para o mercado automobilístico e a baixa qualidade do transporte público contribuíram para o aumento do número de carros no trânsito. Com isso, tornaram-se ainda mais constantes os problemas com engarrafamentos, lentidão, estresse e outros.

Em primeira análise, é válido salientar que é dever do estado garantir aos cidadãos o direito de locomoção com qualidade e segurança. Porém o que se ver são rodovias danificadas, mal planejamento nas grandes cidades, o qual gera grande engarrafamento de trânsito, e transportes públicos que não estão suprindo a necessidade da população.

Em segunda análise, é indubitável que o transporte público no Brasil é precário. Os dados de tempo de deslocamento casa-trabalho levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o território nacional mostram que a maior parte das pessoas gastam mais de uma hora no deslocamento entre o domicílio e o local de trabalho vivem em regiões metropolitanas.

Por tudo isso, é notório que medidas são necessárias para solucionar tal problemática. Para tanto, urge que o governo planeje melhor as cidades, tampe os buracos das rodovias e asfaltar melhor as ruas. Ademais, é imperioso que o estado amplie áreas atendidas pelos transportes públicos coletivos (ônibus, metrô e trem), diversificar o uso dos meios de transportes (carros, bicicletas, ônibus, motocicletas).Só assim, vai solucionar os problemas da mobilidade urbana no Brasil

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, vou corrigir sua redação.

    No seu parágrafo introdutório, há algumas inadequações, procure também usar palavras simples, pois palavras rebuscadas podem dar efeito rebote no seu texto se você não souber do que está falando. Tome cuidado também com os lugares onde você colocar vírgula.

    Os seus parágrafos de desenvolvimento estão bons, mas dou uma dica: procure usar mais conectivos na sua redação, eles nunca são de mais.

    Sua conclusão, está boa, mas ainda falta alguns elementos que a competência 5 exige. Sempre lembre-se de que no seu parágrafo de conclusão deve ter: opinião de conclusão, agente, ação, meio, finalidade e benefício.

    Espero ter ajudado.

    • 0
  2. Olá :D
    Vamos analisar de acordo com as competências, tá ok?!

    C1: Língua Portuguesa. 120
    Há algumas inadequações, em relação à norma culta.
    “assola cotidiano”, “pós moderno”, ” Porém o que se ver”. Esses são alguns exemplos. No entanto, observa-se a necessidade de um melhor uso da vírgula, o que impacta diretamente nas outras competências.
    C2: Compreender a proposta: 120
    Essa competência, analisa o entendimento da proposta e o uso de repertórios diversificados.
    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
    C4: Uso de mecanismos linguísticos. 160
    Há algumas inadequações. Busque mais conectivos, e leia redações, no intuito de ver como são utilizados.
    C5: 120
    Não atingiu todos os elementos necessários para sua conclusão.
    Sempre explicite, QUEM, COMO E PARA QUE.
    Bons estudos, siga nesse caminho e conquistarás ótimas notas.
    Ao todo: 640

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.