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Problemas da mobilidade urbana no Brasil.

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No século XIX, a Revolução Industrial serviu para que as cidades se tornassem os centros econômicos, políticos e sociais da Europa. Este avanço industrial atingiu o Brasil, em meados do século XX, produzindo o mesmo protagonismo urbano supracitado, sendo porém de maneira mais rápida. Nesse sentido, a rapidez do desenvolvimento urbano, aliado ao planejamento ineficaz governamental, gerou grandes centros desorganizados, sobretudo na questão da mobilidade de sua população. Desse modo, inevitavelmente, medidas devem ser tomadas a fim de alterar este caos no deslocamento urbano.

Em primeiro lugar, deve-se destacar que o crescente uso do transporte individual, além de incrementar a desordem nas ruas, corrobora com  a poluição e problemas climáticos. No fim da década de 50, o então presidente Juscelino Kubistchek estabeleceu o “plano de metas’, investindo muitos recursos em rodovias e estradas; a consequência desta medida é perceptível, hodiernamente, nos mais de nove milhões de veículos que circulam a cidade de São Paulo, segundo dados da organização mobilize. Dessa forma, o alto núero desses veículos geram trânsito nas avenidas de São Paulo, além de emitirem gás carbônico na Combustão, poluindo o ambiente e agravando o aquecimento global, podendo gerar problemas de saúde nos moradores.

Em segundo lugar, é evidente a falta de atuação, por parte das prefeituras, no âmbito do transporte, principalmente, nas capitais. Este descaso generalizado é exemplificado pelo fato da cidade Copenhagem, na Dinamarca, possuir 12 mil quilômetros de vias para ciclistas, enquanto há, no Brasil inteiro, somente 3 mil quilômetros, segundo a pesquisa Summit Mobilidade Urbana 2019. Isto posto, não há como esconder esta afronta a Carta Magna de 1988, que assegura a boa qualidade de vida e vivência em sociedade.

Portanto, é mister que soluções sejam executadas. Para que o veículo automobilístico deixe de ser protagonista, arrefecendo o trânsito e melhorando a mobilidade urbana, urge que o Governo Federal invista em outros modais de transporte, por meio da realocação de recursos rodoviários para ferroviários, hidroviários, e outros, diminuindo a frota nos centros urbanos. Além disso, para que ações que visem melhorar a mobilidade urbana sejam tomadas – como por exemplo melhorias de pavimentação, melhores transportes públicos, etc – urge que a sociedade civil pressione seus representantes políticos, desde o executivo até o legislativo, por meio de manifestações, envios de emails para gabinetes e secretarias municipais, entre outros. Dessarte, será um passo dado a melhorar a mobilidade urbana, garantindo-se as condições boas ao cidadão.

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3 Correções

  1. Sua redação ficaria em torno de 840 a 875, visto que falta finalidade tanto no desenvolvimento 1 e na conclusão.
    Contudo, são desvios de sujeito preposicionado e usos de gerúndio(poucos), tende a usa-los no futuro, como, por exemplo, encaminharemos em vez de encaminhando. E possíveis erros de escrita, como, no caso “gás carbônico na Combustão(combustão)” e “Dessa forma, o alto núero(certamente, devido ao teclado) desses veículos”.
    “urge que o Governo Federal” governo – Escreva sempre com minúscula: governo federal, governo estadual, etc(eu escrevia também em letras maiúsculas, mas pelo visto esta forma é incorreta).

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  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Antes de tudo, você faz bom uso dos conectivos e tem ótimos repertórios
    Sugiro que você estude ou revise o uso da vírgula, eu percebi alguns desvios e isso pode prejudicar seu texto.
    O desenvolvimento 1 está bem estruturado e possui uma ótima argumentação.
    No desenvolvimento 2, você poderia ter desenvolvido melhor seus argumentos e dar uma aprofundada, mas ainda assim está ótimo.
    Na sua conclusão há duas propostas, mas nenhuma delas está 100% completa.

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  3. Introdução: – “sendo (,) porém (,) de maneira mais rápida.” – atenção às vírgulas. Fora isso está completa, excelente contextualização, tese bem explícita.

    Desenvolvimento 1: bom aprofundamento de ideias, bom uso dos conectivos, acredito que faltaram mais modalizadores de opinião. Além da falta do fechamento crítico.

    Desenvolvimento 2: amei o uso do dado, no entanto, senti falta de aprofundamento e do fechamento crítico!

    Conclusão: “diminuindo” não use verbos no gerúndio na sua conclusão, o correto seria “para fiminuir”, assim não perderia pontos e a sua finalidade ficaria clara.

    Na sua segunda conclusão faltou finalidade.

    “garantindo-se as condições boas ao cidadão.” o correto seria “garantindo-se boas condições ao corpo social”

    C1- 160
    C2- 160
    C3- 200
    C4- 160
    C5- 180

    Total: 860

    Você está muito próxim do 1000! Poucos detalhes farão a diferença. 💗

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