Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil

  • 0

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa 99, o brasileiro gasta, em média, 127 minutos diários no trânsito. Esse dado revela a precariedade da mobilidade urbana do país, marcada pelos engarrafamentos e por grandes tempos de locomoção nas cidades. Os problemas de deslocamento no Brasil são consequência de processos históricos e sociais.

Em tal contexto, cabe analisar a situação dos escravos após a Abolição da Escravatura, em 1888: sem ter para onde ir, essa população fixou-se longe dos centros urbanos, iniciando o processo de favelização do país. Atualmente, os moradores dos subúrbios precisam, cotidianamente, percorrer grandes distâncias, de volta ao centro, onde estão localizados a maior parte dos empregos e serviços.

Além disso, ônibus lotados e que demoram a chegar aos pontos são um incentivo para que as pessoas com uma melhor condição financeira utilizem veículos próprios, aumentando o fluxo nas ruas e avenidas. Nesse sentido, as autoridades governamentais falham também ao investir predominantemente em transporte rodoviário, deixando em segundo plano os metrôs e trens, meios de mobilidade mais eficientes.

Sendo assim, cabe ao Estado alocar mais recursos na melhoria do sistema público de mobilidade urbana, dando prioridade à malha ferroviária e oferecendo maior conforto aos usuários dos transportes coletivos. Caso isso seja feito, mais pessoas poderão passar a utilizar o serviço estatal, que comporta mais passageiros ao mesmo tempo.

Compartilhar

3 Correções

  1. Opa! Eu sou estudante então vou tentar te ajudar com oque sei.

    “De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa 99, o brasileiro gasta, em média, 127 minutos diários no trânsito.”

    -Entende-se que é uma entrevista (muito bem pensado inclusive) mas falta a fonte, de onde adveio esta informaçao, ibge, g1 etc.

    *tente evidenciar os problemas tratados no desenvolvimento na introdução, é uma pura mão na roda.

    “Sendo assim, cabe ao Estado..”
    -seu agente não pode ser apenas o estado, tente algum ministério (procure a lista atualizada do governo atual)

    Pronto! So oque eu achei que fosse legal apontar. Erros gráficos, na minha opinião, trabalhamos todos os dias.

    Adorei seu vocabulário e como é fluido o seu texto.
    Você pode experimentar argumentar mais, com esse vocabulário, certeza que sai uma obra de arte.

    Espero ter ajudado, bons estudos!

    • 1
  2. L1:”De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa 99, o brasileiro gasta, em média, 127 minutos diários no trânsito.” Fez bem em colocar um dado para redação, no entanto, falta colocar a fonte. Outra coisa: aconselho a usar ele no desenvolvimento ao defender o seu argumento.
    L2: Inicie com um conectivo para conectar o que você vai falar com o que já foi dito antes. ex: “Nesse sentido, percebe-se que a precariedade…”
    L3: Você poderia ter se aprofundado mais no tema e na tese e construir uma “ponte” que liga o seu texto com ela; Tente-se perguntar que tipo processos históricos e sociais e especificar eles.
    L4: Deve iniciar com um tópico frasal apresentando seu argumento para depois citar a situação dos escravos como auxilio pra ele. (mais uma vez: não se esqueça de usar conectivos);
    L5: Fez bem em usar “atualmente” para retomar aos tempos de hoje.
    L8: Tudo certo aqui. :)
    Gostei da sua conclusão, mas você poderia melhorar detalhando mais.
    Espero ter ajudado.

    • 0
  3. oii, vamos lá!

    “De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa 99, o brasileiro gasta, em média, 127 minutos diários no trânsito.” *** importante colocar a fonte da informação

    **não esquecer de evidenciar sobre o tema na introdução

    ** o estado é muito vasto, tente trocar por “o ministério..”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.