PROBLEMAS CAUSADOS PELA POSSÍVEL APROVAÇÃO DA PROPOSTA DE TAXAÇÃO DE LIVROS NO BRASIL

  • 0

O brasil, é um pais bastante desenvolvido, relacionado há leitura, somos bem pouco. Sabendo que incentivar a leitura desde cedo é de grande importância  para o desenvolvimento de aprendizado do ser humano. De acordo com a Agencia brasil, a estimativa é de que quase metade dos brasileiros não seja leitor regular. Entre os motivos de falta de tempo, ou falta de paciência.

A estimulação da leitura desde cedo, ajuda para com o ser humano sempre estar buscando uma leitura diária, assim ajudando na alfabetização, e desenvolvimento pessoal. O mau hábito da leitura inibe a criatividade, a inovação e a formação de cidadãos críticos.

Estimulando ás crianças pode ajudar o Brasil a criar novos leitores, assim cooperando para o acréscimo do desenvolvimento de alfabetização, assim também podendo influenciar as pessoas ao redor a procurar a leitura diariamente. Os motivos da falta de leitura, estão entre falta de tempo, e muitas das vezes pela condição financeira, com a taxa de imposto isso diminuiria ainda mais a taxa de leitores, prejudicando ainda mais.

Podemos mudar isso buscando livros de acordo com nosso interesses, deixamos o celular 2 horas por dia de lado, e criando o hábito da leitura, favorecendo o crescimento da alfabetização, sendo assim sem taxa de imposto! Podendo criar estratégias e arrecadação de livros que o individuo não faz mais o uso, e doando para as escolas. Sendo assim buscando sempre a melhora da leitura.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Normalmente costumo corrigir redação de acordo com as competências do ENEM, porém, pelo que eu li, não dá pra saber sua preferência, então farei uma análise geral do que achei da redação:

    A estrutura de 4 parágrafos está correta, mas saiba que cada parágrafo tem uma estrutura própria.
    Introdução deve conter a apresentação, contextualização e tese(duas causas ou uma causa e uma consequência).
    D1(1° parágrafo de desenvolvimento): deve falar sobre a primeira tese,
    D2(2° parágrafo de desenvolvimento): deve falar sobre a segunda tese.
    Conclusão: se for pro ENEM, deverá ter proposta de intervenção, caso contrário, veja se a sua banca pede ou não.

    Na sua introdução tente usar um repertório cultural pra apresentar o tema(uma citação de filósofo, um filme, uma série, uma música, etc.), falar simplesmente de um fato do cotidiano não deixa a redação atraente. Associe o repertório à realidade e por fim, fale quais são as suas causas(ou causa e consequência), aqui elas estão fracas e meio jogadas.
    No desenvolvimento, como eu disse, D1 é sobre a primeira tese e D2 é sobre a segunda, aqui eu não vi eles defendendo nenhuma ideia. Ah, e apresente autoria no seu desenvolvimento como dado estatístico, citação, ou um repertório como na introdução. Aqui ele basicamente falou de fatos cotidianos, e também o D2 tá mais pra uma conclusão do que um desenvolvimento.
    Na conclusão, se o seu treinamento é para o ENEM, saiba que você tem que elaborar uma proposta de intervenção, e nela deve ter: agente(quem faz), ação(o que será feito), meio(como será feito), detalhamento(detalhes sobre um dos elementos anteriores) e finalidade(para quê será feito). Veja o que a sua banca pede, mas se for ENEM, é proposta de intervenção.

    Ah, e por favor JAMAIS coloque o texto em primeira pessoa, pra qualquer banca isso é o mesmo que cometer um homicídio!!
    É isso, pode ser que eu tenha sido duro demais, mas é preciso reconhecer nossos erros para melhorar e alcançar o sucesso!!

    • 1
  2. Oiiiii, não vou corrigir sua redação como costumo corrigir, porque acredito que você precise saber outras coisas antes. Por isso, te darei dicas de como redigir uma dissertação argumentativa modelo ENEM.

    O texto deve ser escrito em 3º pessoa, sendo assim, você não pode se incluir nele.

    Comece o 2º, 3º e 4º parágrafo com conectivos (pesquise no google: tabela de conectivos). O ENEM exige 2 conectivos interparágrafos (te aconselho a utilizar “Ademais” no início do 3º parágrafo e “Portanto” no início do 4º parágrafo).
    Dentro de cada parágrafo também precisam ter conectivos.
    Não repita os conectivos.
    Existe uma competência que avalia exatamente isso, a competência 4.

    A correção é baseada em 5 competências, algumas estão interligadas.
    Depois que você entender a estrutura do texto, te aconselho a procurar mais sobre as competências, para que você possa saber exatamente o que eles estão analisando no texto.

    É necessário fazer uso de um repertório sociocultural, e ele precisa estar pertinente, produtivo e legitimado (pesquise sobre isso, é muito importante).

    Em termos gerais, a estrutura é como você fez mesmo, o recomendado é o uso de 4 parágrafos (o primeiro é a introdução, o segundo e o terceiro são os de desenvolvimento e o 4º é a conclusão).

    No 1º parágrafo você deve fazer uma contextualização do tema e relacioná-lo, após isso você acrescenta a sua tese (o seu ponto de vista) com as causas (isso você fez). E se possível, faça um fechamento do parágrafo, mostrando que alguma coisa precisa ser feita para resolver aquele problema (mas não tão detalhadamente, porque isso você vai fazer no final).

    No 2º parágrafo e no 3º parágrafo você deve apresentar seus argumentos, entretanto, não utilize expressões como “No meu ponto de vista”, porque aí você estaria escrevendo em primeira pessoa e é preciso que escreva em terceira pessoa. É interessante usar o repertório em algum desses parágrafos.

    No 4º parágrafo você vai fazer a proposta de intervenção, ela contém 5 elementos (agente – quem deve fazer -, ação – o que deve ser feito -, modo/meio – de que modo -, finalidade/efeito – para que – e o detalhamento – uma informação a mais sobre qualquer um desses elementos). Existem causas que você vai conseguir “resolver” com somente uma proposta de intervenção, porém, algumas vezes não terão como, daí você vai ter que fazer duas, nesse caso, só uma precisa estar completa (uma precisa ter os 5 elementos e a outra não, então a outra pode ter por exemplo, apenas ação, agente e finalidade). É muito bom retomar um dos repertórios na conclusão.

    Para ficar mais claro, leia redações que receberam nota 1000.
    Vou deixar um link para você aqui (é um site que tem cartilhas de redações que receberam nota mil: https://www.lucasfelpi.com.br/redamil) se você não conseguir acessar, pesquise no Google “cartilha de redação nota mil”. Com elas será mais fácil para você entender as coisas que eu disse.

    Não sei se eu esqueci de alguma coisa, provavelmente sim… sou estudante, mas, qualquer dúvida que você tiver, pode entrar em contato comigo que eu tento te ajudar!! Bjus, sucesso para você.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.