Iniciante

PROBLEMA DO ANALFABETISMO NO BRASIL

  • 0

Segundo o artigo 208° da Constituição Federal de 1988, assegura-se o direito da educação. No entanto, nota-se uma falha na garantia desse direito na questão do analfabetismo, que vem tornando-se cada vez mais comum. Com isto, observa-se o surgimento de um grave problema com características específicas, em virtude da falta de investimento e desigualdade social.

A falta de investimentos ainda é um impasse para resolução da problemática. O sucateamento das escolas e a falta de professores são fatores que contribuem para o abandono escolar, pois os alunos sentem-se desmotivados.. Segundo dados da Agência Brasil houve queda do analfabetismo, mas ainda há 11 milhões de analfabetos no Brasil. Sendo assim, para agir sobre problemas coletivos, como o analfabetismo, é preciso investimento massivo. Como existe uma lacuna financeira, sua erradicação tem sido complicada.

O Brasil é um país com um grande índice de desigualdade social. Tendo em vista este fato, muitos brasileiros vivem na miséria. Com isto, muitas famílias precisam de ajuda financeiramente e colocam seus filhos para trabalhar como uma forma de ajudar na renda familiar. E  muitas crianças acabam não conseguindo conciliar trabalho aos estudos e optam pelo trabalho.

Portanto, para acabar o ciclo do analfabetismo, o Ministério da Educação deve investir em escolas em áreas pobres, melhorar as escolas que já existentes e implantar projetos de incentivo a leitura. Com isto os alunos haveria motivação por parte dos alunos e o Governo com o aumento do bolsa família pode-se minimizar a questão da desigualdade social no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, estou iniciando nas correções, mas baseada nas minhas próprias redações, vou tentar corrigir kkkk

    Então, seu texto está bom e não possui grandes erros gramaticais, mas eu senti muita falta dos conectivos tão importantes para os corretores, indico colocar um a cada inicio de nova frase, pós pontos.

    Como a outra corretora citou, é importante fazer retomadas no texto, não é obrigatório, mas pode te fazer perder alguns pontinhos se o corretor do vestibular não achar que está tudo bem amarrado.

    Sua conclusão me pareceu um tanto vaga, quando optamos por uma solução apenas, devemos detalhar bem, gastar, normalmente, 6 a 7 linhas, para não tirar a harmonia com a introdução.

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4- 120
    C5 – 120

    • 1
  2. Olá!!!

    Bom, eu não sou uma corretora kkk mas vou deixar minha opinião

    particularmente, gosto muito desse estilo de escrita em que é simples, muito bem evidenciado o tema e de fácil compreensão, para quem lê!

    no ultimo parágrafo vc poderia retomar a citação da CF de1988.
    No final de tudo, onde apresentou muito bem a problemática, não teve uma solução exata para o problema

    Quem deve fazer?

    Como deve ser feito?

    Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?

    C1 – 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 160 ou 200
    C5 -120

    Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.