Problema da pobreza menstrual no Brasil (estilo ENEM)

  • 1

No documentário “Pandora’s Box”, lançado em 2019, são retratadas histórias de mulheres de um vilarejo que são obrigadas a deixar de lado seus afazeres, ou até mesmo abandoná-los, simplesmente por não terem acesso a suprimentos menstruais. Essa infeliz realidade pode ser comparada àquela do Brasil, na qual
milhares de mulheres não conseguem ter acesso a absorventes em seus períodos menstruais, seja pela desigualdade socioeconômica, seja pela negligenciação do Estado diante do problema da pobreza menstrual.

Nesse contexto, é importante lembrar que, no Brasil, o absorvente não é visto como um item básico, mas como um item de luxo, provocando um significante aumento em seu preço, se comparado com outros itens considerados básicos. De acordo com a FGV Social, quase 28 milhões de brasileiros vivem,
atualmente, abaixo da linha da pobreza. Diante disso, é perceptível que, mulheres que vivem em condições de vida precárias, não conseguem adquirir absorventes para suprir suas necessidades femininas básicas, revelando, assim, a gravidade dessa problemática.

Ademais, é imperativo ressaltar que, a pobreza
menstrual é uma questão de saúde pública. Segundo o Art. 6 da Constituição Federal brasileira, a saúde é um dos direitos sociais garantidos aos cidadãos. Entretanto, não é visto que tal verdade se aplica à mulheres de baixa renda que possuem as mesmas garantias de direitos que aquelas com condições financeiras suficientes para comprar absorventes. Logo, fica clara a influência estatal para que esse cenário continue a perdurar.

A partir de tais fatos, são necessárias medidas
cabíveis para erradicar o problema da pobreza menstrual no Brasil. Portanto, cabe ao Governo Federal, por meio de verbas governamentais, elaborar políticas públicas para a distribuição mensal de absorventes para mulheres de baixa renda. Assim como, se faz necessário que ONG’s específicas desse assunto, divulguem, por meio das mídias sociais, tal ato de distribuição, para que mais mulheres possam adquirir esses produtos. Só assim, será possível a melhora dessa problemática em médio ou longo prazo.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, Débora!
    Tudo bem, linda?
    Então… vamos analisar parágrafo por parágrafo.

    Introdução:
    “No documentário “Pandora’s Box”, lançado em 2019, são retratadas histórias de mulheres de um vilarejo que são obrigadas a deixar de lado seus afazeres, ou até mesmo abandoná-los, simplesmente por não terem acesso a suprimentos menstruais. Essa infeliz realidade pode ser comparada àquela do Brasil, na qual
    milhares de mulheres não conseguem ter acesso a absorventes em seus períodos menstruais, seja pela desigualdade socioeconômica, seja pela negligenciação do Estado diante do problema da pobreza menstrual”.
    Repertório: Ok
    Apresentação do tema: Ok
    -Evite usar expressões informais como: “Simplesmente” e “infeliz”.
    -Acredito que você pode organizar mais a sua estrutura da introdução, de forma a deixar as exigências dela bem claras e objetivas.
    -Não houve uma contextualização clara.
    Tese: Ok
    Problemáticas: Ok
    ————————————————————————————————————————————–
    D1:
    “Nesse contexto, é importante lembrar que, no Brasil, o absorvente não é visto como um item básico, mas como um item de luxo, provocando um significante aumento em seu preço, se comparado com outros itens considerados básicos. De acordo com a FGV Social, quase 28 milhões de brasileiros vivem, atualmente, abaixo da linha da pobreza. Diante disso, é perceptível que, mulheres que vivem em condições de vida precárias, não conseguem adquirir absorventes para suprir suas necessidades femininas básicas, revelando, assim, a gravidade dessa problemática”.
    Utilização de conectivos: Ok
    -Sua argumentação está muito boa, basta fazer alguns ajustes.
    -Evite fazer esse paralelismo entre as palavras, pois isso pode deixar marcas de subjetividade e superficialidade.
    -Lembre-se de retomar o tema em cada um dos parágrafos.
    -Busque usar mais conectivos, a fim de manter uma conexão entre os períodos.
    —————————————————————————————————————————————————————————
    D2:
    “Ademais, é imperativo ressaltar que, a pobreza
    menstrual é uma questão de saúde pública. Segundo o Art. 6 da Constituição Federal brasileira, a saúde é um dos direitos sociais garantidos aos cidadãos. Entretanto, não é visto que tal verdade se aplica à mulheres de baixa renda que possuem as mesmas garantias de direitos que aquelas com condições financeiras suficientes para comprar absorventes. Logo, fica clara a influência estatal para que esse cenário continue a perdurar”.
    -A segunda vírgula foi usada incorretamente.
    -Ótimo repertório.
    -Na introdução, você falou que a negligência do Estado é um fator que potencializa esse problema, certo? Então, busque dissertar mais sobre o porquê de ele ser um responsável pela ocorrência desse revés. Perceba que você só o citou no último período, o que prejudica muuuito na sua argumentação.
    ————————————————————————————————————————————————————–
    Conclusão:
    “A partir de tais fatos, são necessárias medidas
    cabíveis para erradicar o problema da pobreza menstrual no Brasil. Portanto, cabe ao Governo Federal, por meio de verbas governamentais, elaborar políticas públicas para a distribuição mensal de absorventes para mulheres de baixa renda. Assim como, se faz necessário que ONG’s específicas desse assunto, divulguem, por meio das mídias sociais, tal ato de distribuição, para que mais mulheres possam adquirir esses produtos. Só assim, será possível a melhora dessa problemática em médio ou longo prazo”.
    Agente: Ok
    Ação: Ok
    Meio/modo: Ok
    Detalhamento: Ausente – Você poderia detalhar o agente, por exemplo:
    “ONG’s – organizações não governamentais que são atuantes em projetos humanitários -…”
    Finalidade: Ok

    Nota: 720

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160

    Espero ter ajudado, princesa. <3

    • 1
  2. Olá, vou tentar te ajudar com os conhecimentos que tenho!
    Leve essas críticas como formas de melhorar ainda mais.

    Na introdução, o repertório está bem embasado, a única coisa que seria necessário modificar é a palavra “suprimentos”, pois ela é mais utilizada para se refere a alimentos. Assim, evite palavras de duplo sentido. Retire “essa infeliz realidade”, visto que é uma frase sentimentalista e o texto dissertativo-argumentativo não usa isso. “àquela”, não entendi o motivo do uso dessa palavra, ao meu ver, não precisa. Basta dizer que a situação é paralela ou semelhante a do Brasil. Era esperado que depois do repertório fosse utilizado um conectivo para ligá-lo ao segundo período, esse conectivo seria para sair do fictício, exemplo: “Nesse contexto, fora do fictício, essa… ” A estrutura da introdução é de 3 a 4 períodos, no entanto, a sua só tem 2 e ao ler percebe-se que deveria ter um ponto final depois de “períodos menstruais”. Logo em seguida deve-se utilizar um conectivo, como o “Assim”.

    No desenvolvimento, houve o que chamamos de paralelismo, ” como um item…, mas como um item”. Parabéns pela argumentação!
    Pode melhorar, citando a consequência gerada as mulheres que agrava ainda mais a pobreza menstrual.

    O desenvolvimento 2, está fraco na argumentação. Faltou desenvolver melhor, o que causa nas mulheres não ter o direito que a Constituição assegura?? precisa relacionar mais um pouquinho.

    A conclusão está um pouco confusa, reorganize ela.

    C1 = 120 pontos.
    C2 = 120 pontos.
    C3 = 160 pontos.
    C4 = 160 pontos.
    C5 = 200 pontos (vou te dar a pontuação máxima, mas precisa reorganizar).

    Total = 760 pontos.

    Parabéns pela redação, não desista, continue praticando a escrita, pois te ajudará a evoluir muitoooooo mais. Você vai longe!!!
    Desejo que conquiste seus objetivos e realize os teus sonhos, se eu puder te ajudar em mais algo é só falar…bons estudos.

    • 1
  3. Olá,

    Seu texto está muito bom! Resta só organizar alguns pontos. Além do que a Delzuita falou, houve um erro na parte “De acordo com” –> você precisa add um conectivo, eu colocaria: Nesse contexto, de acordo com… Essa mesma dica vale para o segundo parágrafo, no seguinte trecho: “Segundo…”
    Sua argumentação é consistente e a conclusão está perfeita (só tente não repetir as palavras, como o “por meio”).

    • 1
  4. Na introdução esta´faltando uma melhor compreensão do tema abordado, aonde se diz de um vilarejo, essa frase esta vaga pois não diz de qual vilarejo esta falando, mulhres do vilarejo, qual vilarejo?
    na 3 linha da introdução; a frase aquela infeliz realidade pode ser comparada aquela do Brasil, ficara melhor colocar essa triste realidade pode ser comparada tal qual a do Brasil.
    No2 paragrafo, é melhor trocar imperativo por vale resaltar,

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.