Problema da mobilidade urbana no Brasil.

  • 0

     Uma exposição chamada “Passagens: espaço de transição entre as cidades no século XXI”, realizada pela instituição cidades em movimentos (IVM Brasil). Chegou em São Paulo em 24 de junho de 2021, o evento reúne os reflexos dos problemas urbanos no dia a dia e na qualidade de vida.

     Em primeiro análise, a poluição – o aumento de gás carbônico liberado na atmosfera – é a consequência mais visível devido aos resíduos de combustíveis fósseis, impulsionados pela pressão das indústrias automobilísticas, que além de gerar lucro, gera emprego.

     Ademais, cabe ressaltar que, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são os estados que mais sofrem com a mobilidade urbana. Sendo São Paulo com cerda de 400 km de congestionamento, resultando em uma população estressada e com baixo nível de qualidade de vida.

     Deste modo, algo precisa ser feito para solucionar o problema da mobilidade urbana no Brasil por isso, ambientalistas com ajuda da mídia, estimulem através de campanhas o uso de veículos coletivos e alternativos como ônibus e bicicletas. Para isso é indispensável que além da ampliação de transporte público, ações com implementações de ciclovias e ciclofaixas. Somente assim, esse problema será erradicado.

Compartilhar

4 Correções

  1. Então, sou iniciante, mas vou tentar corrigir o seu texto da maneira que eu faço os meus. Você entende sobre a estrutura da redação, porém faltou algumas coisas nos seus parágrafos.

    Introdução- Geralmente é composto por 3 ou 4 períodos. Iniciamos com um repertório sociocultural, contextualização e tese.

    Vamos analisar a sua introdução:

    Uma exposição chamada “Passagens: espaço de transição entre as cidades no século XXI”, realizada pela instituição cidades em movimentos (IVM Brasil). Chegou em São Paulo em 24 de junho de 2021, o evento reúne os reflexos dos problemas urbanos no dia a dia e na qualidade de vida.

    obs 1: Você apresentou um repertório, mas não relacionou ele com a proposta do tema. Qual a relação entre a exposição “Passagens: espaço de transição entre as cidades no século XXI” e o tema “Problema da mobilidade urbana no Brasil.”?

    obs 2: Você também não contextualizou. Como esse tema se relaciona com a atualidade?

    obs 3: Faltou a tese que é o mais importante. A tese é o foco da redação, ela é a sua opinião/problematização do tema proposto. Quais problemas são esses na mobilidade urbana? Quais as causas?

    Desenvolvimento – Geralmente o desenvolvimento são divididos em dois parágrafos e é usado para argumentar a sua tese (que é recomendável ser dividida em dois núcleos). Nessa parte, é necessário argumentação e repertórios para comprovar o que foi argumentado. Vamos analisar seu desenvolvimento:

    Em primeiro análise, a poluição – o aumento de gás carbônico liberado na atmosfera – é a consequência mais visível devido aos resíduos de combustíveis fósseis, impulsionados pela pressão das indústrias automobilísticas, que além de gerar lucro, gera emprego. (1)

    Ademais, cabe ressaltar que, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são os estados que mais sofrem com a mobilidade urbana.(2) Sendo São Paulo com cerda de 400 km de congestionamento, resultando em uma população estressada e com baixo nível de qualidade de vida.

    1- Acredito que você tenha tangenciado o tema no D1. O tema propõe falar sobre os problemas na mobilidade (locomoção), entretanto, você falou sobre a poluição dos automóveis que não interferem na mobilidade e sim no meio ambiente e na saúde.

    2- De onde você tirou essa informação? É necessário trazer dados para comprovar o que foi dito.

    Conclusão – Aqui é onde você vai finalizar seu texto e trazer uma proposta de intervenção. Geralmente fazemos um rápido apanhado do que foi dito anteriormente e depois é feito a proposta de intervenção. Essa proposta tem que apresentar 5 elementos: Agente (Quem?), Ação (O que será feito?), Meio (Como será feito?), Efeito (Para quê?) e detalhamento (detalhar um dos elementos citados). Vamos analisar sua conclusão:

    Deste modo, algo precisa ser feito para solucionar o problema da mobilidade urbana no Brasil por isso, ambientalistas com ajuda da mídia (Agente), estimulem (AÇÃO) através de campanhas (MEIO) o uso de veículos coletivos e alternativos como ônibus e bicicletas (AÇÃO). Para isso é indispensável que além da ampliação de transporte público, ações com implementações de ciclovias e ciclofaixas. Somente assim, esse problema será erradicado.

    Acredito que você acabou tangenciando o tema, levando de problemas na mobilidade para problemas ambientais/saúde.

    • 1
  2. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 200
    Parabéns! Respeitou o limite de erros desta competência.
    C2: 200
    Não fugiu do tema em nenhum momento.
    C3: 160
    Achei sua argumentação superficial, desenvolva melhor suas ideias.
    C4: 200
    Muitos conectivos, é isso aí!
    C5: 160
    Faltou o detalhamento!

    Nota final: 920
    Gostei da sua redação, principalmente nos recursos linguísticos e sua introdução ficou ótima! Bons estudos :).

    • 0
  3. sua introdução está legal, mas achei muito curta assim como todos os outros parágrafos da sua redação.
    seu primeiro desenvolvimento ficou muito vago você poderia ter explorado mais ele.
    no seu segundo desenvolvimento quando você cita que “São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são os estados que mais sofrem com a mobilidade urbana. Sendo São Paulo com cerda de 400 km de congestionamento” é importante você citar de onde tirou essa informação para dar veracidade ao seu argumento.
    e sua conclusão achei ótima.

    • 0
  4. Olá, tudo bem? Sou iniciante, então talvez minha correção não fique muito boa, mas vou tentar te ajudar.

    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 100 pontos

    Existe erros de português como uso da pontuação incorretamente.
    Além disso sua redação possui trechos que estão informais e acabam não obedecendo a estrutura de um texto dissertativo. É importante ressaltar que isso desconta muita nota é é preciso corrigir buscando uma linguagem mais formal.

    2) Compreensão da proposta de redação: 60 pontos

    Aqui observei graves erros que podem descontar muita nota sua. Você compreende a estrutura de um texto dissertativo, no entanto, seus parágrafos são crus e não apresentam um aprofundamento no tema. Vou abordar cada um deles falando seus erros e como pode melhorar eles.
    Na introdução você abordou o assunto falando de uma exposição e isso é bom. Entretanto, em momento algum você se aprofunda sobre os Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil. E o erro mais grave é a falta de uma tese para estrutura todo texto, é nesse momento que você precisa expor os problemas e colocar seu ponto de vista, isso ajuda a construir os argumentos que serão usados nos próximos parágrafos e uma boa proposta de intervenção para solucionar os problemas apresentado na introdução. Para fazer sua tese você poderia ter usado os problemas que você cita nos próximos parágrafos, exemplo: Como consequência disso ( aprofunde os problema da mobilidade urbana)… ( Conclua a introdução mostrando que é preciso solucionar o quadro). Diante do tal cenário, faz-se imperiosa a análise dos favorece esse quadro. Uma boa tese ajuda bastante na sua pontuação.
    Primeiro parágrafo vazio e sem um bom aprofundamento de argumento. Utilize de alguma citação, livro, série/filme ou dado para ter base sua ideia. Explique melhor seu argumento e busque palavras que expressem melhor o que você quer passar.
    Segundo parágrafo tem um dado e isso é excelente. Mas, ainda falta um aprofundamento de argumento.
    Em geral tem um entendimento sobre a proposta de redação, mas falta trabalhar para melhorar seus argumentos e desenvolvimento para ter um texto esteticamente melhor.

    3) Seleção e organização das informações: 100 pontos

    Como citado acima falta diversificar suas informações e buscar demonstrada um repertório cultural mais amplo. Isso é importante no enem! Também falta organizar suas informações melhores para ficar um texto mais bonito.

    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 120 pontos

    Faltou um pouco de coerência e coesão em alguns pontos. Busque por mais vocabulários isso ajudará no sua redação.

    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos: 50 pontos

    Na sua intervenção você fala que é preciso resolver o problema, tente substituir isso por outras palavras, exemplo: Portanto, são necessárias medidas para resolver o impasse ( Já inicia melhor o parágrafo).
    Você disse que é necessário a ampliação do transporte público e das ciclovias, no entanto, como isso irá ser feito? Quem fará? Aqui cabe não só falar como pode ser resolvido, mas também desenvolver bem como irá funcionar. Exemplo: O Ministério ( coloque aqui o que é responsável pela mobilidade no Brasil) deverá criar um projeto de lei que prevê a ( proposta) que será entregue a Câmara dos deputados. Ele terá como objetivo ( explique aqui como irá funcionar) a fim de promover a melhoria da mobilidade urbana. Pronto, com isso você tem uma proposta organizada, bem detalhada e que aborda todos pontos necessários. Treine esse modelo e só nessa área você já conseguirá 200 pontos.

    Nota final: 430 pontos ( Não sou especialista, só corrigi sua redação como são corrigida às minhas.

    Espero que tenha ajudado. Sua redação é muito boa, só falta resolver alguns pontos. Boa sorte!

    .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.