Problema da mobilidade urbana no Brasil

  • 1

Conforme a constituição federal de 1988, o direito de ir e vir é uma das garantias fundamentais do cidadão. No entanto, em relação à mobilidade urbana os desafios perduram sem obter solução. Diante dessa visão, observa-se um delicado problema, que tem como causas a negligência governamental e o planejamento urbano.
Em princípio, deve-se destacar a Lei da mobilidade urbana, que ordena os municípios a planejar o crescimento das cidades. De maneira incoerente o número de estradas e automóveis vem crescendo, por consequência a sobrecarga do espaço e a poluição. Segundo o filósofo John Locke essa circunstância caracteriza-se como uma infração do “contrato social” já que o estado não cumpre seu dever conforme está na lei.
Ademais, é necessário apontar a insegurança e a manutenção dos transportes públicos como um das principais causas da oferta e procura de automóveis no Brasil, já que o brasileiro acha viável a compra de carro, para assim ter conforto e segurança. Conforme a Associação nacional dos fabricantes de veículos automotores, cerca de 47% da população brasileira possui um automóvel.
Em suma, é necessária intervenção governamental para haver melhorias. Para que isso ocorrer, o Governo federal em conjunto com os municípios devem destinar verbas para a criação de ciclovias com intuito de incentivar o uso sustentável das bicicletas. Outrossim, cada cidade deve ter seu planejamento e suas medidas. Por fim, devem ser apresentadas propagandas incentivando o uso de meios sustentáveis e menos poluentes, dessa forma o País correrá menos risco de uma superlotação de transportes e a natureza sofrerá menos as consequências.

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1- 160
    Competência 2- 200
    Competência 3- 160
    Competência 4- 160
    Competência 5- 160
    Nota: 840
    |||||||||||||||||
    * Faltou falar qual o meio que vai ser utilizado para as propostas que você elabora
    * Repetição de conectivo “já que”
    * Seu texto precisa de mais conectivos
    * Faltou citar as consequências do problema na introdução

    • 1
  2. Competência 4 –> Falta conectivos intraparágrafos no 2 e 3 parágrafo, no caso o ENEM pede pelo menos um em todos os parágrafos. https://www.youtube.com/watch?v=mMb5z66cgVc

    Nota: 160

    Competência 2 –> Creio que você fez um repertório pertinente e produtivo, visto que você fez um contraste com uma área do conhecimento relacionada ao tema:
    “Conforme a constituição federal de 1988, o direito de ir e vir é uma das garantias fundamentais do cidadão. No entanto, em relação à mobilidade urbana os desafios perduram sem obter solução.”

    No entanto, cuidado com a tangência, você quase foge do tema no 3 parágrafo.

    Nota: 200

    Competência 5 —>

    Em suma, é necessária intervenção governamental para haver melhorias. Para que isso ocorrer, o Governo federal em conjunto com os municípios(agente) devem destinar verbas (ação) para a criação de ciclovias com intuito de incentivar o uso sustentável das bicicletas(finalidade). Outrossim, cada cidade (agente) deve ter seu planejamento e suas medidas(ação). Por fim, devem ser apresentadas propagandas(ação) incentivando o uso de meios sustentáveis e menos poluentes, dessa forma o País correrá menos(finalidade) risco de uma superlotação de transportes e a natureza sofrerá menos as consequências.

    Nota: 120

    Competência 3 —>

    Conforme a constituição federal de 1988, o direito de ir e vir é uma das garantias fundamentais do cidadão. No entanto, em relação à mobilidade urbana os desafios perduram(você não fala disso no decorrer do texto) sem obter solução. Diante dessa visão, observa-se um delicado problema, que tem como causas a negligência governamental e o planejamento urbano.

    Em princípio, deve-se destacar a Lei da mobilidade urbana, que ordena os municípios a planejar o crescimento das cidades. De maneira incoerente o número de estradas e automóveis vem crescendo, por consequência a sobrecarga do espaço e a poluição.(como assim sobrecarga do espaço? Ficou vago, não deu de entender porque o crescimento das cidades é negativo) Segundo o filósofo John Locke essa circunstância caracteriza-se como uma infração do “contrato social” já que o estado não cumpre seu dever conforme está na lei.(Você afirma que o governo não cumpre o seu dever, mas não justifica essa afirmação)

    Ademais, é necessário apontar a insegurança e a manutenção dos transportes públicos como um das principais causas da oferta e procura de automóveis no Brasil,(o que isso tem a ver com o assunto abordado? Aqui você foge do tema e não aborda os argumentos citados na introdução) já que o brasileiro acha viável a compra de carro, para assim ter conforto e segurança. Conforme a Associação nacional dos fabricantes de veículos automotores, cerca de 47% da população brasileira possui um automóvel.

    Nota: 120

    Competência 1 —>

    De maneira incoerente —> vírgula
    Para que isso ocorrer —> Para que isso ocorra
    Segundo o filósofo John Locke —> vírgula

    Nota: 160

    760

    • 0
  3. Competência 1: 160 (Bom domínio da norma culta, poucos erros gramaticais, se atente à pontuação e à concordância)
    Competência 2: 200 (Bons repertórios, compreendeu bem o tema)
    Competência 3: 120 (Suas ideias dos parágrafos de desenvolvimento estão um pouco confusas, busque usar uma estrutura que deixe mais organizadas as suas ideias). [Sugestão de estrutura para desenvolvimentos 1 e 2: tópico frasal, repertório, argumentação, conclusão do parágrafo]
    Competência 4: 200 (Bom uso de elementos coesivos, não apresenta muita repetição de palavras)
    Competência 5: 160 (Não consegui identificar o modo como a ação deve ser realizada)
    Nota final: 840

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.