O Brasil é um país famoso e é conhecido como por muitos como “O país do futebol, um país tropical e etc”, infelizmente tem um grande problema relacionado a habitação em suas grandes cidades brasileiras.
Um dos grandes problemas é a baixa renda, que faz com que grande parte da população não consiga ter condições de comprar um terreno para construir ou uma casa pronta para morar, por isso muitas pessoas optam pelo baixo custo e assim constroem casas aglomeradas em becos , vielas e comunidades para que possam ter um teto e um lugar para morar, geralmente são locais onde não se tem uma infraestrutura adequada.
Saneamento básico, estradas asfaltadas, transporte público de qualidade raramente são encontrados nesses locais, isso promove outras reações na população como insegurança e violência.
A habitação precária, coabitação familiar, excesso de moradores em domicílios alugados e ônus excessivo com aluguel são os itens que mais contribuem para o aumento do Déficit habitacional ( é o termo usado para expressar o número de pessoas vivendo sem condições apropriadas de moradia ). O crescimento populacional com a falta de uma política habitacional eficiente também se torna um problema.
Muitas pessoas que se mudam para as cidades grandes em busca de oportunidade e de melhores empregos, muitas vezes não conseguem uma moradia adequada e as vezes se tornam moradores de rua por falta de apoio governamental, levando muitas pessoas a invadir terrenos e morar em casas abandonadas.
Para o crescimento de qualquer cidade e solucionar esse problema é necessário um acompanhamento completo do serviço público, como distribuição de água e esgoto, pavimentação, energia elétrica para que todos possam ter uma boa comodidade e um lar tranquilo, outra solução é criar mais programas de habitação como por exemplo ( Minha Casa, Minha Vida), cooperativas habitacionais, consórcios e etc. É preciso que seja destinado é uma verba adequada para o ministério da habitação e que todo capital recebido seja investido da maneira correta de acordo com as necessidades de cada cidade.
Rafael21
Bom dia HSA, irei tentar te ajudar com a redação.
Ao decorrer do texto percebe-se que você apresenta domínio sobre o que mencionar, porém não há nenhum repertório que fundamente seus argumentos. Procure utilizá-los para fortalecer seus pontos.
Seus parágrafos iniciam-se sem conectivos e comumente estão fragmentados.
Sua conclusão possui bons pontos, mas não se esqueça de repetir muitas vezes as mesmas palavras, como foi o caso de “cidade”.
Espero que tenha ajudado.
brend@
1⁰ parágrafo: você foi sussinto de mais, não tem informações que prendam o leitor, você não sinalizou o que iria dizer nos parágrafos de argumentação, apesar de não ser obrigatório, deixa o texto mais completo. Além disso você não expôs a sua tese!!!
2⁰ parágrafo: você não iniciou com o tópico frasal e seu parágrafo está embasado em senso comum, o que não é indicado já que deixa o texto fraco.
Último parágrafo: você não falou quem deve fazer e a finalidade.
Obs: um texto dissertativo argumentativo no modelo Enem tem de 3 a 4 parágrafos. Sendo o 1⁰ introdução, o 2⁰ e 3⁰ argumentação, onde deve haver mecanismo plausíveis que sustentem sua tese, como livros, citações, dados estatísticos, e esses parágrafos devem iniciar com um tópico frasal. O último parágrafo que consiste na conclusão, deve conter: quem vai fazer? O que vai fazer? Como/meio vai fazer? Finalidade e detalhamento.
regianevitoriamarian0fereira
esta com alguns errado…. tem alguns coisa nada aver ums coisa sem sentido alias as coisa que nocao de nada um redacao tem que ter armodia e sertindo pra dar espiracao professor gosta ser bem de nota ne uma coisa e bem importante na redacao de ter tetolo bem lega pra gente ve gosta logo as coisa mas importe mas de manda a rodecao ter bem pra o ver de tem algo errado
PamFer
Olá HSA!
Em primeiro lugar, o tema em questão é muito atual e pouco valorizado na hora de intervenção governamental. Acredito que a temática habitacional vem se tornando cada vez mais pautada a medida que as cidades urbanas se expandem e as desigualdades se expandem junto com ela, assim como você mencionou acerca de periferias e habitação precária.
Além disso, creio que o objetivo seria produzir um texto no modelo dissertativo-argumentativo, certo? Para tal, procure entender a estrutura do texto primeiro e como você deve organizar o que vai escrever, porque devo enfatizar que os textos desse modelo geralmente possuem de 4 a 5 parágrafos, considerando que todos os participantes que atingiram a nota 1000 em 2019 escreveram 4 parágrafos. Por isso, vou te recomendar algumas materiais que já me ajudaram a compreender melhor do que se é esperado desse tipo de texto : )
Link útil: https://beduka.com/blog/wp-content/uploads/2018/12/estrutura-do-texto-dissertativo.jpg
Link útil: https://blog.imaginie.com.br/como-fazer-uma-redacao-dissertativa-argumentativa/
Também, é essencial que você use e abuse dos conectivos textuais! Sendo eles: elementos que possibilitam a conexão de elementos da língua. Em um texto, a fim de que possamos nos expressar de forma satisfatória, os conectivos são as ferramentas que nos permitem relacionar as ideias de forma clara e organizada. Atualmente o ENEM cobra muito os conectivos e, de forma geral, são esses elementos que te ajudarão a fazer com que o leitor possa compreender o seu ponto de vista. Com isso, sugiro que você procure adquirir conhecimento dos conectivos e leia modelos de redação, artigos, e qualquer leitura é super relevante na hora de poder escrever, assim você saberá quando usar eles e poder arrasar no seu texto!
Link útil: https://escreverepraticar.com.br/wp-content/uploads/2014/08/Tabela-de-conectivos1.png
Link útil: https://www.stoodi.com.br/blog/portugues/conectivos/
Ademais, como esse modelo de redação é bem específico, a chave para o sucesso é escrever e ler! Leia redações modelos para que você possa compreender como articular suas ideias, como relacioná-las ao tema, como desenvolver a sua redação e, com isso, você vai poder descobrir o seu estilo de escrita e se adaptar mais ao modelo. Escrever é praticar, e quanto mais você pratica e recebe conselhos construtivos de professores e pessoas que já possuem prática, melhor! Sendo assim, vou te deixar esse arquivo com modelos de redações nota 1000 e que podem servir como um norte para as suas próximas redações!
Link útil: https://www.lucasfelpi.com.br/redamil
Outro ponto prático, é não abordar certas palavras e expressões nas suas redações, ou seja, palavras como: Muito, pouco, todos, hoje em dia, todas as pessoas, nenhum, etc… Esses são alguns exemplos que devem ser levados com cautela, porque generalizações não são bem vistas pela banca, a partir do momento que você não apresenta um fato para sustentar tão radicalização. Em suma, é muito arriscado usar essas palavras sem que se tenha um fato para poder sustentar o seu argumento.
Para finalizar, eu fielmente acredito que a prática leva qualquer pessoa com dedicação e um objetivo rumo ao sucesso! Por isso espero ter tido a chance de ajudar.
Bons estudos!
:D