Iniciante

Principais problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras

  • 0

Em “O Cortiço”, obra de Aluísio Azevedo, o autor evidencia as péssimas condições de vida enfrentadas pelos moradores mais pobres no Rio de Janeiro do século XIX. Atualmente, no século XXI, as grandes cidades brasileiras enfrentam diversos desafios no que diz respeito a problemas habitacionais. Neste escopo, a população com menos recursos financeiros sofre com a marginalização, e consequentemente enfrenta condições desfavoráveis ao desenvolvimento, ao mesmo tempo em que a moradia e o pleno desenvolvimento são garantidos pela Constituição brasileira.

Além disso, com o fim da escravatura no final do século XIX e com a enorme imigração de trabalhadores para o Brasil, a população precisava e, do ponto de vista moral, exigia o planejamento e construção de mais áreas habitacionais. Porém, tal problema foi ignorado pelo Estado e se alastrou até os dias atuais. Com isso, as pessoas sem as condições econômicas necessárias sofrem à margem de grandes centros urbanos. Por isso, as autoridades brasileiras devem criar medidas para mitigar esse problema tão sério.

Ademais, é importante lembrar que solucionar tal desafio é dever do Governo brasileiro, pois segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a moradia adequada é direito de todo e qualquer cidadão. Nesse sentido, tal direito não se resume simplesmente a uma casa, ele engloba também o acesso a uma comunidade segura, garantindo a dignidade e a saúde física e mental. Tendo em vista tais fatores, a formulação e aplicação de resoluções efetivas contra problemas habitacionais é de caráter urgente.

Portanto, com base no que foi proposto, o Ministério da Economia (órgão responsável pelos assuntos econômicos no Brasil) deve ofertar à população mais carente um auxílio para a aquisição de casas próprias, dando dinheiro para que o povo possa ter acesso a moradia, ao mesmo tempo em que disponibiliza recursos para a construção e administração de uma comunidades seguras e pacíficas. Dessa maneira, o prejuízo histórico que tal população adquiriu durante séculos terá sido minimizado e o povo viverá num Brasil mais pleno e igualitário. Finalmente, os acontecimentos relatados por Aluísio Azevedo terão sido ultrapassados.

Compartilhar

1 Correção

  1. 1° parágrafo: Trocar “condições de vida enfrentadas” por “as péssimas condições nas quais os moradores mais pobres… vivem”, acrescentar “desfavoráveis ao seu desenvolvimento” e trocar “desenvolvimento” por “segurança” no final do parágrafo.
    2° trocar “exigia” por “clamava”. Acho exigia uma palavra um pouco desconexa nesse contexto.
    4° substituir por “o prejuízo histórico… será minimizado”, acrescentar “Desse modo, os acontecimentos… finalmente serão ultrapassados”

    É um texto muito bom, não encontrei nenhuma inconsistência. Espero ter ajudado, só expus algumas modificações que acredito que possam melhorá-lo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.