Iniciante

Principais problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras

  • 1

A literatura europeia trata o conjunto de fatores que incidirão sobre o indivíduo e o moldarão como: determinismo. Assim, trazendo à nossa realidade, juntamente com escritores brasileiros, têm-se a habitação das grandes metrópoles, marcadas pela relação de má higiene e de problemas de saúde àqueles que possuem ali sua morada, explicitando a característica determinada em relação à sua condição de vida. Portanto, percebe-se que os problemas habitacionais locais vão muito além da infraestrutura física dos grandes centros urbanos.

As relações entre estrutura física e local de moradia são exploradas há épocas por literários do Brasil. Em, o cortiço, Aluísio de Azevedo trata a relação de como as vivências em locais insalubres moldam as relações intersociais e individuais, ressaltando o quão importante o lar é para uma vida digna e saudável. Retratadas em letras de músicas populares, as favelas, tomam os grandes centros urbanos, onde aglomerados de casas são sobrepostas umas sobre as outras, isso a princípio, devido a má gestão e periferização de grupos mais pobres.

Essa má gestão, iniciou-se com o êxodo rural, onde grupos sociais mais pobres migravam em direção aos grandes centros urbanos, provocando o denominado inchaço populacional. Esse fator, trouxe além dos aglomerados, a má gestão desses locais, levando milhares de pessoas às ruas, onde segundo o levantamento da Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro, no estado, cerca de 15 mil pessoas se encontram nesse estado, demonstrando problemas graves em relação à precariedade de tais grupos.

Portanto, observa-se que os problemas de morada e individuais são bastante correlatos, sendo necessário a utilização de fatores externos para a resolução da problemática. Por meio de ações governamentais, faz-se necessário o aumento das unidades habitacionais do governo, retirando-se a início aquelas pessoas que mais necessitam, incluindo as de rua, e posteriormente, realocando o restante subsequente. No mesmo nível, em grau municipal, os gestores devem se empenhar em melhorar as condições de vida das favelas, priorizando o saneamento básico e a higienização das localidades, visando destruir a com o determinismo das pessoas que residem em tais localidades.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, achei sua redação muito bem escrita, porem, seria inviável escrever ela em 30 linhas, é aconselhável iniciar os parágrafos com conectivos. Tem alguns erros de português e concordância mas, em geral é uma boa redação. nota padrão Enem: 1-160, 2-200, 3-200, 4-160, 5-160. Nota final 880, uma ultima dica, procure detalha mais a proposta de intervenção.

    • 1
  2. Olá, sua redação está super bem escrita!
    Porém, você conseguiria escrever em 30 linhas?
    Em: “onde segundo o levantamento da”, acredito que o correto seja: ” onde, segundo o levantamento da…”
    Sou iniciante, mas acredito que a redação está com uma boa introdução, bom desenvolvimento e boa conclusão. No entanto, acredito que na argumentação, você poderia destacar melhor os problemas habitacionais das cidades brasileiras, você inseriu esses dados, que de fato enriqueceram o texto, porém, acredito que você poderia falar mais sobre os problemas habitacionais do Brasil em geral, já que você destacou o Rio de Janeiro..

    • 1
  3. Olá Curiosity , estava lendo sua redação e gostei muito .Você utilizou muitas informações no qual enriqueceu seu texto .Todavia por conta do grande número de citações fiquei um pouco perdia em relação ao tema .Veja bem não estou falando para não utilizar citações apenas diminuir a quantidade para que o leitor não desvie do tema .Feito isso o texto tende a seguir diretamente ao objetivo .

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.