Iniciante

Principais problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras.

  • 1

A constituição Federal de 1988 garante direito à moradia em local seguro e com infraestrutura de qualidade, para atender as necessidades dos grupos sociais mais vulneráveis. No entanto, tal prerrogativa não tem se refletido, na prática. Desse modo, é fundamental a ação do governo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e para a organização da cidade.

Em primeiro plano, deve-se ressaltar o aumento do ‘deficit’ habitacional, segundo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea). Nesse sentido, muitas pessoas vivem em condições habitacionais precárias, podendo trazer vários problemas como a violência e saneamento básico instável. Essa conjuntura, conforme as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que o povo desfrute de direitos indispensáveis como a moradia, que é evidente infelizmente em morros e terrenos abandonados.

Ainda, é fundamental apontar o processo de urbanização para a formação da cidade. Todavia, em razão de falta de planejamento para cumprir a necessidade de todos, fazendo com que os indivíduos desprovidos economicamente, ficassem sem uma moradia segura e de boa condição.

Conclui-se, portanto, a indigência de combater o ‘deficit’ habitacional. Para isso, o Ministério da Justiça deve fiscalizar os projetos assistenciais por meio dos funcionários que monitoram o projeto, de modo a garantir o direito dos cidadãos e desempenhar corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá,andressa2112.
    1º parágrafo- A constituição Federal de 1988 garante direito à moradia em local seguro e com infraestrutura de qualidade, para atender as necessidades dos grupos sociais mais vulneráveis. No entanto, tal prerrogativa não tem se refletido, na prática. Desse modo, é fundamental a ação do governo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e para a organização da cidade.
    Na introdução, você já apresentou um repertório social- “A Constituição Federal” e deu o início de sua tese (opinião) em “No entanto, tal prerrogativa não tem se refletido, na prática.” Contudo, você não deu continuidade a sua tese. Isso poderia ser resolvido explicando os “porquês” e “comos “.Nesse caso, citando as causas para que a Constituição Federal não esteja cumprindo seu dever que no seu texto são: o aumento do déficit habitacional e o processo de urbanização. É importante citar tais causas no parágrafo introdutório para o seu projeto de texto ficar coerente e não perder pontos por isso.

    2º parágrafo-Em primeiro plano, deve-se ressaltar o aumento do ‘deficit’ habitacional, segundo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea). Nesse sentido, muitas pessoas vivem em condições habitacionais precárias, podendo trazer vários problemas como a violência e saneamento básico instável. Essa conjuntura, conforme as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que o povo desfrute de direitos indispensáveis como a moradia, que é evidente infelizmente em morros e terrenos abandonados.
    Por ser um texto dissertativo argumentativo, não se deve usar expressões de caráter pessoal como o “infelizmente”. O conectivo que você usou “Em primeiro plano” deve ser usado também no segundo parágrafo “Em segundo plano”, para manter paralelismo.(Opinião pessoal: use outro conector entre parágrafos como: Nesse contexto e Ademais).Outra informação: procure não colocar expressões de hipótese como “podendo trazer”, prefira “que trazem”, assim, isso poderá ser usado para contribuir para a sua redação e não causará dúvidas ao leitor(não prejudicará sua nota)

    3º parágrafo-Ainda, é fundamental apontar o processo de urbanização para a formação da cidade. Todavia, em razão de falta de planejamento para cumprir a necessidade de todos, fazendo com que os indivíduos desprovidos economicamente, ficassem sem uma moradia segura e de boa condição.
    Lembre-se que na redação SEMPRE tem que explicar os “porquês”. Nesse caso, como o processo de urbanização contribui para os problemas habitacionais? Por que ele é um problema habitacional?
    E no “todos”, deixe explícitos quem são esse “todos”. São todos os habitantes do Brasil? São todas as pessoas?

    4º parágrafo- Conclui-se, portanto, a indigência de combater o ‘deficit’ habitacional. Para isso, o (1)Ministério da Justiça (2)deve fiscalizar os projetos assistenciais, (3)por meio dos funcionários que monitoram o projeto, (4)de modo a garantir o direito dos cidadãos e desempenhar corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
    Na redação do Enem, a proposta de redação precisa do Agente(1),Ação(2),Modo/Meio(3),Finalidade(4) e Detalhamento (5)- DICA: Para o detalhamento, explique sobre o Agente ou sobre a ação.
    Ex: O Ministério da Justiça, órgão do Estado …,deve.
    Ex. Por meio dos funcionários do Governo que monitorem o projeto de assistência habitacional com a ajuda de tecnologias, tais quais, computadores, celulares…
    Por último, sua Proposta de Intervenção precisa estar relacionado ao texto, no caso, ele precisa resolver os problemas dos seus parágrafos de argumentação. E é preferível ter uma proposta para cada “problema”. No seu caso, seria ideal ter 2 propostas de argumentação- 1 completa e a outra com pelo menos o Agente, Ação e, se possível ,Modo e Meio.
    Isso é importante para o seu projeto de texto.
    Continue treinando está no caminho certo!
    Boa sorte!

    • 1
  2. Gostei muito que trouxe repertórios socioculturais em sua redação, só isso já aumenta bastante sua nota. Desenvolvimento bem estruturado, que tal citar resumidamente (talvez em uma ou duas palavras), as duas problemáticas dos seus desenvolvimentos, já na introdução e em ordem para que o corretor se localize facilmente? Tente escrever a redação de forma bem distribuída, em questão de linhas. :)

    • 1
  3. gostei de sua redação, mas a conclusão esta faltando detalhamento,
    pense sempre nos elementos da conclusão;
    agente, ação, meio/modo,detalhamento e finalidade
    o primeiro desenvolvimento esta muito longo comparado ao segundo, tente manter uma media de linhas
    no segundo desenvolvimento poderia estar mais explicado, acho que faltou um pouco de argumentação
    parabens pela redação

    • 1
  4. Oii, primeiro, já gostei bastante por você ter cidade a constituição federal já na introdução, muito bem. Uma dica é sempre usar conectivos no começo do D1, D2 e na conclusão, ajuda bastante.
    Mas sua redação está muito boa, não entendo muito de correção, mas gostei da sua redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.