Principais problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras

  • 0

Na metade do século XX com o crescimento das atividades industriais, o processo de urbanização no Brasil se intensificou. Porém sem um devido planejamento ocorreu o inchaço das cidades ,provocado pelo acúmulo de pessoas e a falta de infraestrutura. Assim acarretando vários problemas de ordem social,entre eles o acesso à moradia com condições mínimas, já que não atinge todas as camadas da população brasileira.

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de pessoas vivem em favelas ou em moradias consideradas precárias. Se considerarmos que uma moradia adequada é um local que apresenta sistema de fornecimento de água, esgoto, coleta de lixo e, no máximo, duas pessoas por dormitório, apenas 52% da população brasileira vive em condições regulares de residência, segundo o próprio IBGE. Vale destaque também para o fato de mais de 32 mil pessoas viverem em situação de rua no país.

Hoje, a alternativa de moradia para as pessoas carentes é a ocupação de terrenos periféricos de grandes cidades, onde o valor é baixo. Isso é provocado pelo fato dos moradores possuírem pequeno poder aquisitivo, desse modo, não podem pagar um aluguel em um bairro estruturado e muito menos adquirir uma casa ou apartamento nele. Além disso, nas grandes cidades os imóveis têm alcançado valores extremamente elevados, distantes da realidade de grande parte da população.Resultado de uma nação capitalista

Além disso, quanto maiores as desigualdades sociais, mais intensos tendem a ser os problemas de moradia. Por isso, além de fornecer auxílios e programas residenciais para ajudar a população mais pobre, o governo precisa implementar medidas de distribuição de renda a fim de diminuir essas desigualdades existentes e o impacto delas no espaço geográfico. Para isso acontecer, é necessário gerar mais empregos e melhorar a qualidade da educação e da saúde.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi espero ajudar.
    .
    Sua introdução está boa.

    D1- “Se nós(sujeito oculto) considerarmos”. Em redação modelo Enem não pode usar primeira pessoa. Também é bom deixa a última frase do parágrafo para um fechamento, sem trazer novas informações, porque se vc faz isso ela fai ficar jogaa sem uma explicação e prejudicará a C3 e C2

    Conclusão- repetiu conectivo, e está sem o meio

    C1 = 160
    C2 = 160
    C3 = 120
    C4 = 160
    C5 = 160

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua redação, mas tem alguns erros de assentamentos e ortografias pouco notórios ainda no primeiro parágrafo.
    Porém achei o texto muito bem estruturado, com boas teses e argumentações.
    Na conclusão “é necessário gera mais empregos e melhorar a qualidade da educação e da saúde” poderia ter colocado “a qualidade da eduçação social e da saúde por meio de saneamento básico em favelas e moradias carentes”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.