O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, disserta em sua obra “globalização e as consequências humanas” que a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada, sobre tudo, pela falta de controle do Estado. No contexto atual essa critca ainda é válida, levando em consideração, a falta da redução das queimadas no Brasil, por falta do controle do Estado. Dessa maneira, as queimadas podem causar o aquecimento global e a extinção dos animais.
De acordo com o artigo 225 da Constituição Federal de 1988, todos tem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e o dever de defende-lo e preservá-lo. O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. A principal entre as causas do aquecimento global, segundo boa parte dos especialistas, seria a intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na superficie terrestre mas, que estaria sendo intensificado de forma a causar prejuizos.
Entretanto, a extinção dos animais, que vem como consequências das queimadas. Em 1937 existiam em torno de 66% de vida selvagem, nos dias atuais houve uma redeução de mais de 20%. Considerando as estatisticas mostradas, pode-se dizer que o mundo está caminhando para uma desordem mundial na pior das hipóteses.
Logo, o Ministério do Meio Ambiente deve defender e recuperar meio ambiente através do reflorestamento e criar leis mais rigidas e punições para aqueles que não cumprirem. Também conscientizar o povo sobre o dever de defender e preservar o meio ambiente, por meio de campanhas nas redes sociais contra as queimadas, de modo que toda nação verde-amarela entendam as consequências de não cuidar do meio ambiente.
clas
Gostei da sua redação, porém faltou argumentar melhor sobre o tema pautado. Você poderia ter citado as queimadas no pantanal como exemplo de desordem humana.
Além disso, encontrei erro em duas palavras escritas no texto que foi em “crítica” é “redução”
NA introdução você usou uma ótima citação, mas seu problemas, para mim foi só na argumentação
EliandriaSouza
Gostei da sua redação, porém faltou argumentar melhor sobre o tema pautado. Você poderia ter citado as queimadas no pantanal como exemplo de desordem humana.
Além disso, encontrei erro em duas palavras escritas no texto que foi em “crítica” é “redução”
NA introdução você usou uma ótima citação, mas seu problemas, para mim foi só na argumentação
LeticiaBF
Olá, sua introdução ficou meio confusa apesar do repertório cultural que usou ser bom.
No desenvolvimento 1 acho que você poderia ter falado sobre a tese que colocou na introdução, sobre o problema na redução das queimadas resistir pela falta de controle do estado, você somente explicou o que se trata o aquecimento global, o que teria ficado melhor no desenvolvimento 2 visto que você traz na introdução que ele é uma consequência das queimadas.
Aconselho que foque em argumentar sobre o por que o aquecimento é uma consequência e não sua descrição
Sua conclusão está boa mas poderia ter o detalhamento da proposta mais claro.
Bom texto, continue treinando!
Melissa17
achei o tema intrigante.
Em minha opinião, acredito que de começo poderia ser o seu ponto de vista sobre o tema, para no decorrer do texto ser os fatos com as devidas referencias, para o leitor se envolver no texto e compreender mais os pontos que você quis enfatizar.
No segundo paragrafo quando você cito ”O artigo 225 da Constituição Federal de 1988”, poderia ter falado um pouco sobre ele antes de entrar no próximo fato ”O aquecimento global” para dai, falar sobre.
No final acredito que poderia citar mais uma solução, e junto com a conscientização um pouco do seu ponto de vista, sobre os meios que podem impactar pessoas para a diminuição das queimadas.
THEFANIE
Gostei do tema, acho ele bem atual e possível de ser cobrado .
Não sei se usaria referencias logo no inicio da introdução , pode aguardar esse trunfo no desenvolver do tema ,isso demonstra que você tem mais propriedade pra falar sobre o assunto . foi enumerado bastante coisas na introdução e me pareceu um pouco confuso sobre o que você focaria em falar no segundo paragrafo.
lucash9999
C1 – 160: Poucos erros gramaticais, contudo tome cuidado com palavras como “sobretudo” e a acentuação ao usar o pronome oblíquo (defendê-lo), bem como o uso da vírgula e a repetição de palavras (meio ambiente)
C2 – 160: Você aplica bem repertórios de diversas áreas e demonstra que tem conhecimento sobre o assunto (c2 está relacionada com c4)
C3 – 120: O texto é primariamente expositivo. Tente utilizar mais as marcas de autoria e adjuntos adverbiais deslocados para expressar sua opinião melhor.
C4 – 120: O uso de conectivos é mínimo.
C5 – 120: Falta objetivo claro (sua redação possui, mas ele está vago, falta robustez) e detalhamento. De resto, está OK.
Nota final com base na matriz do ENEM: 680