A Constituição Federal de 1988, art. 6º, diz que é de direito social a assistência aos desamparados, tornando necessário o adminiculo aos portadores de autismo. À vista disso, a inclusão educacional e aceitação de autistas no Brasil deveria ser de prioridade para o governo, contudo esse cenário não se faz presente nos dias atuais. Em suma com a inoperância governamental, no que concerne ao transtorno de desenvolvimento, e a falha no sistema acadêmico, faz-se necessário medidas para resolver o impasse.
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Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a inoperância governamental é a principal catalisadora do problema, visto que o povo é influenciado diretamente pelas decisões dos mesmos. Existem regimentos como a Lei Berenice Piana – dando auxilio em necessidades básicas como, saúde, educação e equidade de oportunidades – e o Estatuto da pessoa com deficiência, nos quais garantem a proteção e a inserção de pessoas com TEA (transtorno do espectro do autismo) no meio social, entretanto esses preceitos não isentam a responsabilidade do poder executivo de atuar publicamente, buscando tornar o assunto supracitado digno de conscientização. Em resumo, fica exposta a despreocupação dos tais, no que tange a problemática.
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Paralelamente, ao descaso das esferas educacionais nessa questão, é fundamental o debate acerca da aversão ao grupo em pauta, decerto que a exclusão acadêmica é o maior dos problemas a ser comentado. Segundo Pitágoras, filosofo grego, autor da frase “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”, consequentemente se a temática fosse presente em aula a exceção subsistiria. Em consonância, é imprescindível que a ignorância da população, incluindo também a discriminação, decorrem da falha pedagógica. Dessa maneira, é inadmissível que, em pleno século XXI, esse revés persista relutante no cenário nacional.
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Destarte, para que ocorra a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil, é preciso que o Poder Executivo, em parceria com o Ministério das Comunicações, promova campanhas de descortino, por meio das redes sociais como, Instagram, Twitter e Facebook, de maneira a garantir que os regimentos, acerca do TEA, façam-se conhecidos por todo o povo brasileiro. Ademais, cabe as Secretarias de Educação de cada estado fomentar cursos profissionalizantes aos professores e implementar aulas extras aos alunos, por intermédio de doutores especializados no assunto com finalidade de formar crianças e jovens em cidadãos respeitosos e conscientizados.
VitoriaCastro_Iniciante
Principais desafios para a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil (corrijam conforme o ENEM, obrigada! :))
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Mr.Crozma
Texto com: 379 palavras, +30 desvios, 2 propostas, uso correto dos conectivos, boa organização textual, um repertório baseado em texto de apoio, algumas palavras destoantes, duas frases gigantes, muitos resumos e algumas estratégias argumentativas não tanto convincentes/produtivas.
Vamos a ele.
A Constituição Federal de 1988, art. 6º, diz que é de direito social a assistência aos desamparados, tornando necessário o adminiculo(1) aos portadores de autismo. À vista disso, a inclusão educacional e (2)aceitação de autistas no Brasil deveria(3) ser de prioridade para o governo,(4) contudo(5) esse cenário não se faz presente nos dias atuais. Em suma(6) com a inoperância governamental, no que concerne ao transtorno de desenvolvimento, e(7) a falha no sistema acadêmico, faz-se necessário(8) medidas para resolver o impasse.
1 – Faltou o acento e é uma das palavras que pesam muito na avaliação da sua norma culta. “Se usa a palavra, deve saber usar vírgula”, e aí o corretor redobra a atenção;
2 – Faltou paralelismo: “a inclusão e A aceitação”;
3 – Concordância: deveriam;
4 – Prefira a pausa de ponto-e-vírgula aqui – estude essa matéria, ela pode te ajudar;
5 – Use vírgula após conjunções conclusivas e adversativas, com a exceção do “mas”;
6 – Idem;
7 – Faltou paralelismo: “com a inooperância e COM a falha”;
8 – Fazem-se necessárias. Quando apassivadora, a partícula “se” não torna o verbo invariável – ao contrário de quando é indeterminante do sujeito.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a inoperância governamental é a principal catalisadora do problema, visto que o povo é influenciado diretamente pelas decisões dos mesmos(1). Existem regimentos como a Lei Berenice Piana – dando(2) auxilio(3) em necessidades básicas como(4),(5) saúde, educação e equidade de oportunidades – e o Estatuto da pessoa com deficiência(6), nos(7) quais garantem a proteção e a inserção de pessoas com TEA (transtorno do espectro do autismo) no meio social,(8) entretanto(9) esses preceitos não isentam a responsabilidade do poder executivo(10) de atuar publicamente, buscando tornar o assunto supracitado digno de conscientização. Em resumo, fica(11) exposta a despreocupação dos tais(12), no que tange a(13) problemática.
1 – Dos “mesmos” quem? Ah, e sabia que “mesmos” só pronome relativo na oralidade? Pois é, evite este termo;
2 – Evite o “dar” – oralidade ou generalidade;
3 – Faltou acento;
4 – Repetição do “como”;
5 – Sem essa vírgula; no máximo um dois-pontos;
6 – Estatuto da Pessoa com Deficiência;
7 – Os quais garantem;
8 – Prefira o ponto-e-vírgula;
9 – Use a vírgula depois da conjunção adversativa;
10 – Poder Executivo;
11 – “Fica” tem o mesmo problema do “dá”;
12 – Dos “tais” quem? Cê sabia também que algumas palavras que são elementos da frase-tema têm as suas repetições toleradas ao longo do texto? O enem entende que repeti-las é aceitável, já que os alunos podem estar com medo de fugir do tema;
13 – No que tange À problemática.
Paralelamente,(1) ao descaso das esferas educacionais nessa questão, é fundamental o debate acerca da aversão ao grupo em pauta, decerto que a exclusão acadêmica é o maior dos problemas a ser comentado. Segundo Pitágoras, filosofo(2) grego, autor da frase “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”,(3) consequentemente(4) se a temática fosse presente em aula(5) a exceção subsistiria. Em consonância, é imprescindível que a ignorância da população, incluindo também a discriminação, decorrem(6) da falha pedagógica. Dessa maneira, é inadmissível que, em pleno século XXI, esse revés persista relutante no cenário nacional.
1 – Vírgula indevida;
2 – Faltou acento;
3 – Pausa de ponto final, não de vírgula;
4 – Faltou vírgula;
5 – Idem;
6 – Se você separa um sujeito do outro sujeito com uma vírgula e expressões como “bem como”, “incluindo”, entre outras, seu sujeito não é composto.
Destarte, para que ocorra a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil, é preciso que o Poder Executivo, em parceria com o Ministério das Comunicações, promova campanhas de descortino, por meio das redes sociais como,(1) Instagram, Twitter e Facebook, de maneira a garantir que os regimentos,(2) acerca do TEA,(3) façam-se conhecidos por todo o povo brasileiro. Ademais, cabe as(4) Secretarias de Educação de cada estado fomentar cursos profissionalizantes aos professores e implementar aulas extras aos alunos, por intermédio de doutores especializados no assunto(5) com finalidade de formar crianças e jovens em(6) cidadãos respeitosos e conscientizados.
1 – Vírgula indevida;
2 – Idem;
3 – Ibidem;
4 – Faltou crase;
5 – Faltou vírgula;
6 – Transformar em ou formar como.
——————————————————————— Considerações
Você ainda tem muito tempo até o seu Enem. A redação Enem é uma prova muito tranquila, e sinto que você precisa mais é focar na norma culta, porque o 200 na C1 significa que o texto tem, no máximo, 2 desvios.
O repertório baseado em textos de apoio limitam a nota da competência 2 a 120. Então, não aposte nos textos de apoio para ter os seus argumentos. Além disso, sugiro que estabeleça uma conexão mais forte entre os seus repertórios e a tal da discussão, para gerar uma produtividade confiável.
Pitágoras está falando em punições: o que punições tem a ver com a discussão proposta?
E daí que a Constituição diz que há o direito à assistência social?
São essas algumas das relações que o texto merecia estabelecer para ser efetivamente considerado “estratégico”. Enquanto eu puder fazer perguntas relevantes, seu projeto de texto terá alguma falha acima do permitido.
Você escreve duas propostas, e eu sugeriria escrever uma só. Seja pelo tempo, pela quantidade de linhas, pelo tamanho da letra 0.7 que você vai ter que usar para encaixar 380 palavras, a proposta menos completa não ajuda tanto aqueles que sabem o que estão fazendo. O corretor só quer ver uma proposta que tenha sentido com o que você argumentou, ele não quer a solução de todas as causas que você propôs.
Evite “em suma”, “em resumo”: o leitor não quer ler duas vezes a mesma coisa se você escreveu bem o que veio antes.
Aqui, outro ponto: manere no tamanho das frases. Quando passar de 2 linhas, desconfie que começou a ficar grande demais – e aí vai vir aquele erro de pontuação, um outro de concordância, você pode perder a linha de raciocínio, os espaços para diversificar os conectivos diminuem, você começa a sentir a necessidade de gerundismo… Enfim, evite as frases gigantes.
Evite também palavras difíceis. Já apontei uma delas, mas o que eu quero dizer é que a competência 1 cobra demonstração de conhecimento nas técnicas de escrita, tais como o uso de frases invertidas, frases com oração subordinada, elipse, ponto-e-vírgula, hífen, essas coisas, porque quem escreve de maneira muito simples não pode tirar mais de 160 na C1, o que não significa que ser erudito ajude muita coisa – às vezes atrapalha você e o leitor. Sê leve.
Sem mais a acrescentar.
Bons estudos!
Teddy
problemas de pontuação, tem várias virgulas faltando, por exemplo, depois de conectivos como: em suma, contudo, entretanto (eles precisam ser isolados do restante da oração por vírgula)
Aviso: mais de 30 linhas, 33 para ser mais exato, se vc conseguir escrever tudo isso sem passar das 30 no papel esta ok
Não utilize frases como “Todo o povo brasileiro” porque é muito tangenciado, uma vez que, há indivíduos sem acesso a essas redes sociais que vc citou. Desta forma, mesmo que haja o engajamento de boa parte da população, tal frase será um tangenciamento e um equivoco
Eu senti uma pequena ambiguidade no ” se a temática fosse presente em aula “, acho que vc deveria colocar um “o debate da temática fosse presente em aula”
Bom repertório
Boa argumentação
De resto está ok, uma redação muito boa e bem trabalhada
[email protected]
Oii, tudo bem? Ainda estou aprendendo a corrigir redações mas vou tentar ajudar.
Sua redação esta excelente! Tem duas teses, repertório, cinco itens na conclusão, impecável. Mas no fechamento, procure selecionar apenas uma das teses para solucionar, tirando isso, o texto está muito bom!
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 140
Nota final: 940
Bons estudos!