Principais desafios para a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil. 

  • 1

Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o direito à educação para todos os cidadãos, percebe-se que, na conjuntura brasileira atual, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil. Nesse sentido, urge que medidas sejam tomadas para minimizar essa falha no princípio de isonomia, motivado não só pela escassez de profissionais qualificados mas também pelo preconceito social.

Em primeiro plano, é lícito postular medidas governamentais para combater a exclusão do indivíduo com autismo no meio escolar, consequência direta da falta de profissionais adequados que entendam como funciona o comportamento e socialização dessas pessoas. Sob a perspectiva do economista britânico Sir Arthur Lewis, a educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. Na esteira desse pensamento, percebe-se que, no Brasil não ocorre investimento na educação para a resolução do impasse. Deste modo, faz-se necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, o preconceito social também pode ser apontado como promotor dessa problemática. De acordo com o escritor Voltaire, o preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento as pessoas. Partindo desse pressuposto, constata-se que a sociedade alienada hodierna, estereotipando pessoas autistas como doentes e incapacitados, gerando preconceito em volta dessas pessoas devido o individualismo e a legalidade sobre o transtorno. Sob essa ótica, entende-se que o cidadão inclina a adotar essa “Atitude” com a falta de aceitação social do autista, mantendo uma postura apática e inerte.

Em suma, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação promover a capacitação de profissionais que possam garantir melhores condições aos autistas, por meio cursos onde ensinem como lidar com esses indivíduos, para que os mesmos possam ter melhores condições de educação e serem incluídos no meio escolar. Aos cidadãos resta, face do exposto, se informar sobre o transtorno, através de pesquisar e leituras, para que sejam aplacados os preconceitos para com os autistas. Assim, pode-se-á diminuir em médio e longo prazo a exclusão educacional e social da pessoa autista no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi desculpe pela demora! Estava em semana de prova. Bem, sua pontuação do texto está em excelente, impecável. Em geral o texto está muito bom, mas notei no segundo desenvolvimento uma falta de explicitação de suas ideias.
    Para tanto, cabe ao Ministério da Educação promover a capacitação de profissionais que possam garantir melhores condições aos autistas, * por meio cursos onde ensinem como lidar com esses indivíduos, para que os mesmos possam ter melhores condições de educação e serem incluídos no meio escolar.
    *Por meio de cursos
    Na conclusão,
    I. Modo-ok
    II. Detalhamento_ok
    III. Efeito-ok
    IV. Agente-ok
    V. Ação-ok

    • 1
  2. C1 (Domínio da norma culta) = 160
    C2 (Compreensão da proposta de redação) = 200
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 200
    C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 160
    C5 (Proposta de intervenção) = 200
    Nota final: 920

    Tome cuidado com a coesão das frases.
    No seu d2, acredito acredito você faltou pouca argumentação.Além disso, em ambos os paragrafos do desenvolvimento, senti falta de um bom desfecho.O assunto foi deixado solto no fim dos mesmos.
    Sua conclusão está ótima

    • 1
  3. oi tudo bem? gostaria de lembrar que isso é uma simulação para uma correção mais correta falar com um profissional, pois sou somente uma estudante

    Bom sua redação está muito bem escrita, você apresenta um bom domínio da linguagem formal, o repertório foi muito bem colocado e estava coerente com o tema, só senti falta de um bom desfecho do D2, mas fora isso eu gostei da sua redação e percebo que está no caminho certo! Para finalizar, a sua proposta de intervenção foi muito bem colocada e está excelente!
    Bons estudos!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.