No livro “Cidadão de Papel”, do jornalista Gilberto Dimenstein, é evidenciado uma vivência na qual os diretos como Cidadão estão apenas no papel. Nesse sentido, pode-se relacionar tal premissa ao que ocorre no Brasil, por exemplo, o fato de as crianças não terem sua saúde garantida na prática, já que existem obstáculos a serem combatidos para minimizar o sedentarismo. Isso ocorre devido a negligência da família e descaso de instituições educacionais, situações que perpetuam esse problema.
Em primeiro lugar, vale ressaltar o reflexo da displicência familiar para o agravamento dessa problemática. Para Mário Sérgio Cortella, educar é papel da família. Entretanto, percebe-se que esta educação não está sendo efetuada, em decorrência da falta de supervisão nas crianças, por parte dos responsáveis, para lhes ensinarem quando devem utilizar a tecnologia como vídeos games,televisões e smartphones. Desse modo, as crianças desenvolvem sedentarismo, visto que ficam inerte no mundo tecnológico por horas seguidas, o que acaba comprometendo sua saúde, em função de as vezes esquecerem de se alimentar devido ao entretenimento a que estão expostos.
Além disso, a inobservância de instituições educacionais é outro incentivador do problema. Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que poder ser usada para mudar o mundo. No entanto, é notável que tal “arma” não está sendo usada em toda sua integridade, dado que muitas instituições escolares apresentam escassez de projetos voltados ao público infantil que visem incentivar a prática de esportes, não somente na disciplina “Educação Física “, mas sim de forma que se torne um hábito na vida das crianças, como por exemplo, atividades extracurriculares envolvendo brincadeiras, corrida e dança. Por conseguinte, as crianças se veem sem motivação, optando pelo uso de tecnologias como momento de lazer, tendendo a desenvolver obesidade.
Portanto, objetivando minimizar esses empecilhos, cabe às famílias orientarem seus filhos corretamente com relação ao uso de tecnologias, por meio de uma organização diária que lhes reserve de 1 a 2 horas para o meio virtual, a fim de que as crianças não fiquem imersas por longos períodos em tecnologias. Tal ação pode ainda contar com a explicação acerca da importância de se exercitar. Ademais, as instituições educacionais devem promover atividades extracurriculares que envolvam práticas de exercícios.
Wermeson
A redação tem boas ideias que poderiam ser melhor desenvolvidas. Atente-se aos errinhos gramaticais e procure fazer um melhor detalhamento na conclusão (agente, ação, modo, finalidade), pois são esses elementos que garantem a nota máxima na última competência. O repertório inicial caiu bem, mas poderia ser melhor encaixado. A citação e os dados enriquecem o texto, porém, devem ser utilizados de forma coerente com a argumentação. Cuidado pra não deixar o texto expositivo demais (com muitas afirmações) e menos argumentativo, nem sempre passa despercebido pelos corretores e isso pode comprometer sua nota.
Talita82
Você possui uma ótima organização textual, com bom domínio dos mecanismos linguísticos. O seu texto está claro e muito bem escrito, há pouquíssimas questões ortográficas a serem trabalhadas. Isso é realmente muito bom! Seus repertórios são muito bem usados. E para chegar ao patamar dos 200 pontos na conclusão, explique e especifique mais os elementos que já foram trazidos. Traga, por exemplo, novos efeitos possíveis ou meios pelos quais a ação pode ser colocada em prática. Os detalhes são muito importantes.
isabelaaa
Introdução: Você fez um bom uso da citação e o parágrafo está bem estruturado, num geral ta muito bom, mas falta um pouco de contexto.
Desenvolvimento 1 : A displicência familiar foi um bom argumento,mas senti falta de desenvolvimento nele, as ideias pareciam jogadas ali,sem que se desenvolva um contexto ou racicínio.
Desenvolvimento 2 : Esse texto é melhor que o primeiro, ele tem mais contexto e uma boa linha de raciocínio, só o final que ficou um pouco jogado.” optando pelo uso de tecnologias como momento de lazer, tendendo a desenvolver obesidade.” No lugar de afirmar o desenvolvimento
Co
carlaodilon
860, houve uma boa citação e bom uso, bem como variedade entre os conectivos presentes na redação, entretanto a organização das ideias pode ter uma melhoria, não apresenta erros ortográficos evidentes ou palavras repetidas de forma frequente no decorrer da redação. Evitar o uso frequente da coloquialidade excessiva na escrita, principalmente no texto dissertativo-argumentativo, dando ênfase a escrita culta e propensa ao entendimento do corretor sobre o saber culto da língua portuguesa. Entretanto, os parágrafos estão bem estruturados e o entendimento das ideias mencionadas são de fácil compreensão. Até breve ;)
Gabs1003
No texto em geral acho que faltou você organizar melhor suas ideias
Na introdução tem um bom repertório, mas podia ter contextualizado melhor.
No desenvolvimento 1 não ficou claro qual o seu argumento.
O desenvolvimento 2 está mais organizado
E na conclusão faltou retomar o tema da redação ou a sua tese assim mostra que seu texto ta conectado a sua proposta interventiva esta mal elaborada, apresente ação, modo, agente,detalhamento e finalidade
Lucas Rocha
Bom Dia…A forma que você escreveu é bem precisa!…Gostei muito de sua redação, mas vamos melhorar alguns pontos para aumentar sua evolução!
Introdução: Recomendo explicar melhor e com outras palavras o seu repertório. De início, veja que você explicou basicamente o título da obra. “No livro ” Cidadão de Papel”, do autor Gilberto Dimenstein, é evidenciado de forma crítica o quanto de direitos existentes não são postos em execução. Nesse sentido[…]”. Ficaria melhor explicado.
Desenvolvimento 1: Você trouxe o motivo da displicência familiar. Isso foi incrivelmente bem pensado. De início, a citação de Mário Sergio Cortella foi bem adequada com o seu objetivo, mas recomendo fazer um texto que se comunique com o seu repertório, deixando sempre bem casado. Ex: “Entretanto, pode-se observar que, na maioria das famílias brasileiras, há uma divergência existente do pensamento do autor, pois, percebe-se que essa educação […]. Além disso, você trouxe também a tecnologia como fonte responsável pelo sedentarismo, mas eu gostaria de algo mais sintetizado. Veja,
Ex: Desse modo, é visível que a presença da tecnologia afeta principalmente o grupo infanto-juvenil, uma vez que os aparelhos tecnológicos promovem um vício através de jogos e filmes interativos que façam tais pessoas preferirem a acomodação em relação à execução de uma atividade física. Nesse viés, a escassez dessas atividades resultam no surgimento de diversas doenças, tais como diabetes e hipertenção, que são nocivas à sociedade contemporânea.
Ah, e não esqueça de colocar uma frase final no final do D1, é sempre bom colocar uma frase reflexiva que sintetize todo o conteúdo trabalhado no desenvolvimento.
Desenvolvimento 2: Não houve problemas nesse segundo desenvolvimento. Ele poderia ser melhorado da mesma forma que o D1, sempre fechando a ideia-chave com o repertório.
Conclusão: Acabou sendo incompleta. Você não detalhou o a forma que você quer concluir. Vamos pensar sempre no como a família, no caso, poderá fazer isso:
Ex: cabe às famílias orientarem seus filhos corretamente sobre o uso da tecnologia, por meio da organização do horário dos seus filhos, contratando profissionais da área da saúde, como personais e psicólogos, que trabalhem o físico e a mente desse público, de forma a sanar com o sedentarismo ainda existente na população. […]
Abraço e vamos à nota:
C1: 200
C2: 160
C3: 200
C4: 160
C5: 160
880
parabéns e até breve!
Vanclei
introdução muito bem colocada, técnica ”Cidadão de Papel” fez bom uso de conectivo para ter uma ligação com o tema. Em sua tese utilize palavras como: infelizmete, de maneira triste, analogamente…
D1, conectivo muito bem colocado. ”Em função de as vezes esquecerem de se alimentar devido ao entretenimento a que estão expostos.” há um erro de concordância nesse período, teha cuidado com essas preposições está de forma prelexial.
D2,conectivo ligando as ideias muito bom. (poderosa que ”poder ”ser usada para mudar o mundo)erro gramatical e boam uso de repertório, ”como por exemplo”, cuidado com esse tipo de frase, utilize cabe citar, é referente a…
Conclusão, conectivo articulador de ideias muito bom.
retome o tema da redação ou a sua tese na conclusão após o uso do conectivo isso demonstra que você nao se perdeu nos argumentos, sua conclusão você utiliza das mesmas frases dos densenvolvimentos , apresente propostas interventivas com as seguintes formas; ação, modo, agente,detalhamento e finalidade e isso serve para seus dois argumentos!!!
Boa redação !!!1