Iniciante

Primeiros aprendizados: a importância de valorizar a educação infantil no Brasil

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Na canção “O tempo não para”, o compositor Cazuza faz uma comparação entre o futuro e o passado, ao cantar “Eu vejo o futuro repetir o passado”. De fato, ele estava certo, pois a falta da importância atribuída a educação infantil não é um problema apenas atual, visto que acontece desde o surgimento das escolas e configura um impasse a ser sanado no Brasil. Desse modo, urge, discutir sobre essa situação , pois, no contexto hodierno, as dificuldades ainda persistem, tanto por famílias “protetoras” que não fazem questão de colocar os filhos na escola na idade adequada, bem como pela desigualdade  no acesso a informação sobre as escolas devido a vulnerabilidade social.

Diante disso,cabe pontuar que a “bolha” formada pelas famílias para “proteger” as crianças está entre as principais causas da não valorização da educação infantil. Isso ocorre, pois existe um legado histórico ainda não desmistificado totalmente, de que meninas devem desde cedo ajudar em casa e meninos trabalhar , fato retratado no curta-metragem Vidas Maria com a personagem Maria José. Desse modo, é inaceitável que em pleno século XXI, devido a um preconceito familiar , diversas crianças na tenra idade tenham seus primeiros aprendizados atrasados. 

 

Infere-se,além disso, que a profunda vulnerabilidade social inviabiliza o acesso à informações sobre as escolas,impedindo a compreensão de sua importância. Sob esse viés, tal realidade acontece em razão de que muitos indivíduos estão à margem da sociedade em condições precárias e as informações corretas sobre a educação infantil não chegam efetivamente. Nessa lógica, conforme o filósofo Sêneca , “a educação exige os maiores cuidados, pois influi sobre toda a vida”, por isso não se pode tolerar que tal pensamento não alcance toda a sociedade.

 

Registra-se,portanto, que a fim de dar visibilidade a importância da educação infantil e assim assegurar os direitos das crianças, são necessárias mudanças. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, criar um projeto que espalhe informações importantes sobre a educação infantil, por meio da movimentação de servidores públicos , a fim de valorizá-la , mudando o passado.

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7 Correções

  1. Gostei da sua introdução que contém contextualização, problematização e uma tese bem exposta.
    Na D1, tem todos os tópicos também e D2 mantém o mesmo padrão.
    Na conclusão que sinto que pecou um pouco, a proposta de intervenção está falha.
    Sua redação está muito boa mais sentir falta do detalhamento no finalzinho da conclusão!
    Você também poderia exemplificar a proposta de intervenção, porque não se perceba quando lê a primeira vez!
    – desculpa se não tá uma boa correção, nesse assunto eu não tenho nenhuma ideia do que eu tô fazendo

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  2. C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    Nota:800
    Achei interessante da sua introdução que contém contextualização, problematização e uma tese bem exposta.
    Na D1, tem todos os tópicos também e D2 mantém o mesmo padrão.
    Na conclusão que sinto que pecou um pouco, a proposta de intervenção está falha.
    Sua redação está muito boa mais sentir falta do detalhamento no finalzinho da conclusão!

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  3. Olá, sou estudante ainda e talvez não consiga corrigir de maneira completa a sua redação, mas vou dizer o meu ponto de vista.
    Sua redação está boa, mas creio que não seria uma nota +900 no Enem (caso seja seu foco), começou muito bem, sua introdução está boa.
    Acho que na conclusão faltou detalhamento na proposta de intervenção e no final da conclusão.

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  4. Gostei da sua introdução que contém contextualização, problematização e uma tese bem exposta.
    Na D1, tem todos os tópicos também e D2 mantém o mesmo padrão.
    Na conclusão que sinto que pecou um pouco, a proposta de intervenção está falha.
    Sua redação está muito boa mais sentir falta do detalhamento no finalzinho da conclusão!
    Você também poderia exemplificar a proposta de intervenção, porque não se perceba quando lê a primeira vez!

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160

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  5. Oiiie eu não sou de corrigir redação, até por que ainda estou começando a fazer, a pegar as bases dela em si.
    Mas eu posso te dar uma dica !
    Sua redação está muito boa mais sentir falta do detalhamento no finalzinho da conclusão!
    Você também poderia exemplificar a proposta de intervenção, porque não se perceba quando lê a primeira vez!

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  6. Olá, tudo bem? Espero que sim :)
    Sou iniciante em correções aqui no site mas vou dar o meu melhor porque acredito que todos merecemos isso né? hahah
    Amei sua introdução que contém contextualização, problematização e uma tese bem exposta.
    Na D1, tem todos os tópicos também e D2 mantém o mesmo padrão.
    Na conclusão que sinto que pecou um pouco, a proposta de intervenção está falha.
    Até :)

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  7. Oioi, não sou profissional e acabei de me cadastrar no site, mas prometo dar o meu melhor nessa correção!

    A redação em si segue um modelo muito bom, muito parecido com o meu por sinal, e por isso mesmo tenho que dizer que estamos com o mesmo problema: a proposta de intervenção e a conclusão. Eu tenho muita dificuldade de concluir minhas redações e, lendo esse texto, percebi o mesmo problema.
    Eu poderia comentar também sobre o excesso de aspas, mas isso não é algo que o ENEM implica por si só, a única regra sobre aspas do ENEM é que ao ser aberta, ela deve ser fechada.

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