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PREVENÇÃO E CONTROLE DE EPIDEMIAS NO BRASIL (ENEM)

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De acordo com a perspectiva histórica, o surto da Peste Negra, durante a Idade Média, agravou a crise do sistema sanitário, uma vez que dizimou cerca de metade da população da Europa. Não distante disso, o descontrole de epidemias adaptou-se ao contemporâneo, pois o Estado negligencia a prevenção de doenças nas zonas periféricas da sociedade. Dessa maneira, tal problema é potencializado pela irresponsabilidade sanitária na distribuição de vacinas e no descaso com o saneamento básico.

Em primeiro plano, evidencia-se que a descontrolada oferta de vacinas e medicamentos para os cidadãos prejudica o combate às epidemias. Essa lógica é comprovada pelo erro sanitário cometido durante o governo de Rodrigues Alves, no qual os médicos e policiais exerciam domínio sobre a população de baixa renda, ocasionando a Revolta da Vacina. Desse modo, a adaptação dessa mazela histórica é evidenciada na ineficácia dos sistemas de saúde, no que se refere à mínima rede de distribuição de vacinas, pois expõe a parcialidade do Estado em relação ao dinheiro dos indivíduos.

Somado a isso, o precário saneamento básico agrava epidemias de diversas doenças, como a Esquistossomose, em que o platelminto, depositado em fezes nos rios e esgotos, propaga sua transmissão pela pele. Logo, é notório que a passividade governamental, referente à drenagem e limpeza de águas, compromete a saúde da população, uma vez que aumenta os riscos de contaminação. Dessa maneira, torna-se evidente como o Estado atua na propagação de doenças e na, consequente, morte de pessoas.

Portanto, o Ministério da Saúde, junto às secretarias de mesmo setor, deve fortalecer o combate às epidemias nas regiões periféricas do Brasil, de modo que a saúde sobrepunha a condição financeira dos indivíduos. Essa ação será realizada por meio da distribuição de vacina e acompanhamento médico, a fim de conter o avanço de epidemias. Por fim, Sociedade Civil deve promover manifestações pacíficas referentes à melhora do saneamento básico brasileiro, com o objetivo de minimizar crises medievais.

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4 Correções

  1. Oi, Thiago, tudo bom ? Vou fazer uma correção por parágrafos e no final atribuo uma nota, pode ser ? Não sou especialista mas espero ajudar como puder. =)

    INTRO
    -não observei nenhum erro gramatical, o que é ótimo
    -apresentação do tema, tese e problemáticas identificáveis e muito objetivas
    -muito bem estruturada

    D1
    -sem erros gramaticais
    -atendeu à estrutura padrão do enem (ideia + afirmação + exemplo + opinião)
    -use mais conectivos, enriquece seu texto

    D2
    -gostei muito da sua argumentação, foi bem objetiva e coerente à problemática
    -vc possui um ótimo dominio da norma culta padrão da lingua
    -atendeu à estrutura padrão do enem

    CONCLUSÃO
    -o que: fortalecer o combate às epidemias nas regiões periféricas do Brasil | promover manifestações pacíficas
    -como: por meio da distribuição de vacina e acompanhamento médico
    -que: Ministério da Saude, junta às secretarias de mesmo setor | sociedade civil
    -pra que: a fim de conter o avanço de epidemias
    detalhamento: de modo de a saúde sobrepunha a condição financeira dos indivíduos

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200
    NOTA: 960

    • 3
  2. HELLO ^_^

    -parabéns pela redação.
    -usou conectivos.
    -identifiquei sua tese, parabéns.
    -Texto estruturado.
    -Coeso.
    -Contem a presença de seu repertório, argumentação, dados….

    # Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).

    Correção por Competência:

    Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 _180– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 200– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 –180 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    Você escreve muito bem.

    ✓ PROCURE TAMBÉM USAR CONECTIVOS EM ABUNDÂNCIA ISSO TE AJUDARÁ MUITO, E NA CONCLUSÃO DETALHE MAIS POUCO.

    > Tema muito bom. CONTINUE PRATICANDO…

    sucesso =)

    • 1
  3. Competência 1: 200. Excelente domínio da língua portuguesa.
    Competência 2: 200. Argumentação consistente e repertório sociocultural produtivo.
    Competência 3: 200. Apresenta informações de maneira organizada e consistente.
    Competência 4: 160. Articula as partes do texto com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
    Competência 5: 200. Elabora mito bem a proposta de intervenção.

    • 0
  4. Em primeiro plano, parabéns! Ótima redação, bem elaborada e coesiva. Porém, tem algumas coisas a melhorar.

    • INTRODUÇÃO
    – trouxe uma alusão histórica, contextualizou e pontuou seu ponto de vista em relação ao tema.
    – não vi erros gramaticais
    – uso adequado das vírgulas
    – introdução excelente!! Parabéns

    • DESENVOLVIMENTO 1
    – bem estruturado e elaborado, porém apresenta argumentação bem rasa, você trouxe o governo de Rodrigues Alves e contextualizou – ótima por sinal- mas senti falta da relação do governo de Rodrigues Alves na realidade brasileira.

    • DDESENVOLVIMENTO 2
    – de maneira análoga ao D1, faltou o seu ponto de vista, sua argumentação está bem vaga. Você cita a passividade governamental, referente à drenagem e limpeza de águas, mas não explica COMO isso acontece, não exemplifica e não traz às consequências que a passividade geram.
    Poderia argumentar que isso acontece devido a falta de investimentos estatal, por exemplo.

    • CONCLUSÃO
    – sempre retome a introdução primeiro, nunxa vá direto a solução.
    Exemplo: Portanto, faz-se premente mitigar os indícios da problemática. Destarte…
    – conclusão não apresenta soluções para os problemas citados na tese, consideraria fuga do tema! Além disso, está bem genérica.

    C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 180 pontos: não irei dar 200, pois não sou professora de português, mas não vi nenhum erro de ortografia! Parabéns!! 😍

    C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 180 pontos: apresentou repertórios socioculturais muito bem contextualizados e referente ao tema, parabéns!

    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120 pontos: bom como citei acima sua argumentação ainda é vaga, mas se você trabalhar mais na sua argumentação com certeza irá tirar nota máxima!!!

    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180 pontos: diversidade de conectivos

    C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 80 pontos: conclusão pouco articulada e não apresenta soluções aos problemas citados.

    Nota: 740

    • -1

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