Prevenção ao suicídio no Brasil

  • 0

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º , o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa a prevenção do suicídio, dificultando deste modo, a universalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, faz se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o suicídio. Nesse sentido, vê-se que de fato o que tem feito não foi suficiente para amenizar a questão. Pesquisa mostra que 59,7 % da população suicida-se com enforcamento.

Ademais, é fundamental apontar a depressão como impulsionadora do suicídio no Brasil. Sendo que para que uma pessoa sinta a necessidade de cometê-lo, é para aliviar a dor que o constrange, as vezes alguma mágoa não tratada gera um turbilhão de sentimentos negativos, tornando-se depressão.

Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso é imprescindível que o Ministério da saúde, estabeleça, por meio de campanhas e propagandas publicitárias , o incentivo da importância da vida, nas escolas, televisões, rádios. Ademais, que traga também a possibilidade de atendimentos clínicos gratuitos com psicólogos ou psiquiatras, afim de tratar cuidadosamente a questão.  Somente assim, o problema será solucionado. Pois como diz Gabriel O Pensador “é na mudança do presente, que a gente molda o futuro”.

 

favor, corrigir com base no que é exigido na redação do enem, grata!

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii (:
    Achei a sua redação interessante, a introdução está boa porém o 2 parágrafo não tem muito sentido, o dados citados não tem ligação com nenhuma parte do texto, você poderia explicar mais sobre isso, “por que ocorre tanto enforcamento??” Tente explicar é detalhar mais os seus argumentos. A conclusão está boa, sempre lembre na hora de elaborar o texto da 5 competências convulsivas.
    Eu sou só uma vestibulanda e não sei se vai estar totalmente certo mas espero ter te ajudado!! (:
    NOTA: 720

    • 1
  2. ótima introdução!
    Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o suicídio. Nesse sentido, vê-se que de fato o que tem feito não foi suficiente para amenizar a questão. Pesquisa ( qual pesquisa?) mostra que 59,7 % da população suicida-se com enforcamento ( essa pesquisa não te ajudou em nada na sua argumentação) – deixou seu texto sem sentido.
    Ademais, é fundamental apontar a depressão como impulsionadora do suicídio no Brasil. Sendo que para que uma pessoa sinta a necessidade de cometê-lo, é para aliviar a dor que o constrange, as vezes alguma mágoa não tratada gera um turbilhão de sentimentos negativos, tornando-se depressão. ( falta repertorio)

    Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso é imprescindível que o Ministério da saúde, estabeleça, por meio de campanhas e propagandas publicitárias , o incentivo da importância da vida, nas escolas, televisões, rádios. Ademais, que traga também a possibilidade de atendimentos clínicos gratuitos com psicólogos ou psiquiatras, afim ( aqui é “a fim” não afim) de tratar cuidadosamente a questão. Somente assim, o problema será solucionado. Pois como diz Gabriel O Pensador “é na mudança do presente, que a gente molda o futuro”.

    • 1
  3. Esse dado:
    “Pesquisa mostra que 59,7 % da população suicida-se com enforcamento”
    Esta totalmente solto nao faz nenhum sentido com o resto do parágrafo.

    Os argumentos da sua redação estão fracos e meio confusos.

    Tente evitar deixar seu desenvolvimento menor que a introdução e a conclusão

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.