Prevenção ao suicídio

  • 0

Prevenção ao suicídio é dever do estado, principalmente na esfera federal. Dados mostram cenário preocupante entre jovens e adolescentes de 15 a 29 anos. Escolas, postos de saúde e mídias sociais, são postos chaves para o debate e a prevenção de tal mal.

Segundo dados da OMS (organização Mundial da Saúde) o suicídio é a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos (dados de 2019).

No Brasil, 27,3% dos suicídios foram de jovens (19 e 29 anos) dados de 2011 e 2017. Olhando esses dados, notasse que os jovens devem ser o público alvo de campanhas de prevenção.

Dados tão alarmantes, mostra que o estado abandonou tais jovens, fica patente o fracasso dia governos federais, estaduais e municipais no combate e prevenção. Falta reconhecimento por parte dos governantes que o suicídio é um problema real, um tanto difícil de combater, devido ao fechamento do indivíduo, e nas suas boas tentativas, as vezes bem sucedidas, de se mostrar bem e feliz para o mundo exterior. Se tem pouco diálogo com pais, alunos ou funcionários das escolas.

Como se falta diálogo com os alunos, os governos, principalmente o federal, por meio do Ministério da educação e da saúde, deveriam arquitetar lançamentos  periódicos de campanhas sobre tal tema. Não só isso, a contratação de profissionais especializados na área, psicólogos por exemplo, para manter um diálogo continuo com os alunos, e se for necessário, com os pais. Saindo do âmbito escolar, campanhas de conscientização na TV, Rádio e principalmente na internet, onde mais se encontra o público alvo. Os postos de saúde também podem se juntar nessa luta, com palestras públicas, e profissionais especializados nos postos. Com isso, dá pra se ter uma boa frente contra esse mal silencioso.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sou bem iniciante e n tem muito q posso comentar
    Uma boa forma de melhorar o desenvolvimento da redação é organiza-la em 4 ou 5 parágrafos, contendo entre 5 a 8 linhas, com um primeiro voltado para apresentar o tema( o seu está ok)
    Porém, no 2º e no 3º, falta a opinião, “são postos chaves para o debate e a prevenção de tal mal.” e “Olhando esses dados, notasse que os jovens devem ser o público alvo de campanhas de prevenção.”, são os únicos trechos nos 3 primeiros parágrafos onde vc expressou uma opinião. E um 4 para concluir (tb está ok).
    (detalhe, notasse está errado, notasse junto tem o sentido de”sem que ninguém notasse”, 3º pessoa do singular,sinonimo de: reparasse, constatasse, seria nota-se, sinonimo de: que se nota, é perceptível, melhor pesquisar na web pq eu sou horrível p explicar isso).

    • 1
  2. C1= 140 demostrou bom domínio da norma culta da língua portuguesa.
    C2 = 130 compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    C3= 140 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    C4 = 140 demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    C5 = 140 elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Total: 690
    O máximo de pontos finais em um parágrafo são 3, pois mais que isso o torna muito extenso. Tome cuidado, seu texto está muito informativo, portanto, senti uma extrema falta de opinião argumentativa. Vc não está desenvolvendo da melhor maneira seu texto, busque estudar mais.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.