A Organização das Nações Unidas (ONU) tem o objetivo de preservar o meio ambiente sem comprometer as gerações futuras. Entretanto, tal ideal está sendo impossibilitado, uma vez que parte da população não está disposta a efetuar a preservação da natureza. Isso ocorre em razão da desinformação populacional e da ineficácia midiática.
Nesse contexto, pontua-se a falta de conhecimento como um fator impulsionador da problemática. Segundo filósofo Francis Bacon, “o conhecimento é poder”. Posto isso, infere-se que a educação é imprescindível para a vida dos indivíduos, porém muitos brasileiros não têm acesso ao ensino de qualidade, o que dificulta a aprendizagem sobre o cuidado ambiental. Prova disso é uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de que 40% da população não têm ensino fundamental. Dessa forma, o saber ambiental é impossibilitado com a evasão escolar e a natureza permanece mal preservada.
Ademais, vale ressaltar o papel midiático no que tange ao problema. De acordo com filósofo alemão Theodor Adorno, a mídia é capaz de influenciar as ações dos indivíduos. Nessa lógica, é notória que a ausência de uma ampla divulgação sobre métodos de preservar a natureza impede a construção de um corpo social bem informado. Sob essa ótica, sem o incentivo midiático dificilmente a população será conscientizada e poderá contribuir para a preservação ambiental. Dessa maneira, é importante que os meios de comunicação invistam em informação sobre a manutenção natural.
Portanto, é necessária a contribuição da sociedade para a preservação do planeta. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, responsável pela gerência educacional nacional, deve criar disciplinas lúdicas relacionadas ao meio ambiente, por meio de uma reforma na matriz escolar, com o fito de tornar os alunos mais interessados em ajudar na preservação ambiental. Além disso, é mister que as mídias, por intermédio de campanhas publicitárias, disponibilizem cartilhas de proteção à natureza. Assim, o objetivo da ONU será alcançado.
—– se poderem colocar uma nota, agradeço ;)
Heloisam.studies
C1: 160 – PEQUENOS DESVIOS GRAMÁTICAIS E DE REGÊNCIA
C2: 160 – LEVES DESVIOS DO NÚCLEO TEMÁTICO PRINCIPAL
C3: 160- ALGUNS TRECHOS ARGUMENTATIVOS RASOS
C4: 160 – AUSÊNCIA DE NÚMERO SIGNIFICATIVO DE CONECTIVOS NO MEIO DAS FRASES
C5: 160 – ÚLTIMA FRASE DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DESCONEXA
TOTAL: 800
[email protected]
Olá! Sou nova por aqui. Sou concursanda e vamos a correção.
Achei um texto bem escrito, com boa fundamentação, bom vocabulário e pontuação. Apenas senti falta do que o não cuidado com o meio ambiente pode causar às futuras gerações, o porquê devemos cuidar do meio ambiente.
9,4 de 10
P.S. a palavra correta é “puderem”