Iniciante

Preservação do patrimônio público: a construção da identidade nacional brasileira

  • 1

O filme “Uma Noite no Museu: O Segredo da Tumba” retrata a jornada que o protagonista percorre para salvar a magia do museu. Paralelamente à obra, percebe-se que tais atitudes que visam a proteção do patrimônio público não são comuns no Brasil, haja vista o desrespeito com a história e cultura que constrói a identidade do país. Desse modo, a inércia midiática no que tange o âmbito de informar a população sobre o assunto e o descaso governamental com o mesmo se tornam aspectos relevantes para a problemática.

Primeiramente, é válido destacar que a falta de atuação da mídia na propagação de conhecimento corrobora para a temática. Nesse sentido, segundo o empresário Steve Jobs, “A tecnologia move o mundo”. A partir disso, é notório que, ao não proporcionar informação para a população sobre aspectos sobre manifestação cultura como a dificuldade que os praticantes enfrentam, não segue esse ideal e, assim, prejudica a conservação de bens culturais. Dessa forma, a falta de compreensão sobre os elementos que constituem a identidade do povo brasileiro compromete a preservação de espaços e práticas importantes da história do país.

Ademais, o descaso governamental no que refere às políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio público colabora com a mazela. Diante disso, segundo a teoria do Contrato Social de Thomas Hobbes, é dever do estado garantir o bem-estar da população. No entanto, ao se analisar o atual cenário brasileiro se constata que o não fornecimento de medidas eficazes de proteção e preservação do patrimônio público, o estado não cumpre sua função por isso, tragédias como a que ocorreu em 2018 no Museu Nacional ocorrem não podem ser evitadas.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe à mídia – principal meio de disseminação de informação – juntamente ao Poder Legislativo promover o conhecimento necessário acerca dos patrimônios públicos por meio de parcerias com influenciadores digitais com a finalidade de se ter uma plena preservação dos bens públicos. Quiçá, nessa via, medidas de cuidado como a vista na obra cinematográfica “Uma Noite no Museu: O Segredo da Tumba” serão mais recorrentes entre os membros da sociedade brasileira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi,Nayana.
    Boa Tarde.
    Sinto muito feliz em contribuir para crescermos na produção textual,pois está comunidade é para ajuda mútua.
    Com o meu humilde conhecimento, vejo o seu texto como de excelente qualidade, vasto vocabulário.
    Correspondeu ao tema proposto,dividiu bem os parágrafos com:introdução, desenvolvimento e conclusão.
    Vou fazer uma pequena observação:
    *No segundo parágrafo:
    …”nao proporcionar informação para a população “…
    MINHA SUGESTÃO PARA A PALAVRA “INFORMAÇÃO:”
    Colocar no plural. “INFORMAÇÕES ”
    Espero ter contribuído.
    Obrigada pela oportunidade.
    Maria De Lourdes

    • 1
  2. Sua redação demonstra domínio da escrita formal e defende sua tese com perfeição. Os repertórios foram muito bem selecionados e deram a ênfase necessária em seus argumentos, valorizando ainda mais seu texto. Além disso, sua proposta de intervenção e sua retomada do primeiro parágrafo concluíram o texto com perfeição, deixando-o completo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.