O filme “Uma Noite no Museu: O Segredo da Tumba” retrata a jornada que o protagonista percorre para salvar a magia do museu. Paralelamente à obra, percebe-se que tais atitudes que visam a proteção do patrimônio público não são comuns no Brasil, haja vista o desrespeito com a história e cultura que constrói a identidade do país. Desse modo, a inércia midiática no que tange o âmbito de informar a população sobre o assunto e o descaso governamental com o mesmo se tornam aspectos relevantes para a problemática.
Primeiramente, é válido destacar que a falta de atuação da mídia na propagação de conhecimento corrobora para a temática. Nesse sentido, segundo o empresário Steve Jobs, “A tecnologia move o mundo”. A partir disso, é notório que, ao não proporcionar informação para a população sobre aspectos sobre manifestação cultura como a dificuldade que os praticantes enfrentam, não segue esse ideal e, assim, prejudica a conservação de bens culturais. Dessa forma, a falta de compreensão sobre os elementos que constituem a identidade do povo brasileiro compromete a preservação de espaços e práticas importantes da história do país.
Ademais, o descaso governamental no que refere às políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio público colabora com a mazela. Diante disso, segundo a teoria do Contrato Social de Thomas Hobbes, é dever do estado garantir o bem-estar da população. No entanto, ao se analisar o atual cenário brasileiro se constata que o não fornecimento de medidas eficazes de proteção e preservação do patrimônio público, o estado não cumpre sua função por isso, tragédias como a que ocorreu em 2018 no Museu Nacional ocorrem não podem ser evitadas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe à mídia – principal meio de disseminação de informação – juntamente ao Poder Legislativo promover o conhecimento necessário acerca dos patrimônios públicos por meio de parcerias com influenciadores digitais com a finalidade de se ter uma plena preservação dos bens públicos. Quiçá, nessa via, medidas de cuidado como a vista na obra cinematográfica “Uma Noite no Museu: O Segredo da Tumba” serão mais recorrentes entre os membros da sociedade brasileira.
Maria De Lourdes Menezes Pereira
Oi,Nayana.
Boa Tarde.
Sinto muito feliz em contribuir para crescermos na produção textual,pois está comunidade é para ajuda mútua.
Com o meu humilde conhecimento, vejo o seu texto como de excelente qualidade, vasto vocabulário.
Correspondeu ao tema proposto,dividiu bem os parágrafos com:introdução, desenvolvimento e conclusão.
Vou fazer uma pequena observação:
*No segundo parágrafo:
…”nao proporcionar informação para a população “…
MINHA SUGESTÃO PARA A PALAVRA “INFORMAÇÃO:”
Colocar no plural. “INFORMAÇÕES ”
Espero ter contribuído.
Obrigada pela oportunidade.
Maria De Lourdes
Vitoria.Ss
Sua redação demonstra domínio da escrita formal e defende sua tese com perfeição. Os repertórios foram muito bem selecionados e deram a ênfase necessária em seus argumentos, valorizando ainda mais seu texto. Além disso, sua proposta de intervenção e sua retomada do primeiro parágrafo concluíram o texto com perfeição, deixando-o completo.