PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

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A Missão Artística Francesa, criada pelo rei D. João VI, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, tinha o objetivo de criar, através da arte, uma identidade nacional que retratasse o povo brasileiro. Contudo, no Brasil hodierno, esta importante forma de valorização da história nacional:o patrimônio cultural, encontra inúmeras barreiras para sua manutenção e preservação, tanto pela ineficácia do Estado, quanto pela falta de interesse da própria população. Desse modo, as raízes da nação estão aos poucos sendo esquecidas.
Segundo o filósofo francês Arthur Schopenhauer, apreciar as artes é uma forma de esquecer os problemas da vida. Entretanto, apesar de tamanha importância artística, o Estado não investe em infraestrutura e manutenções periódicas nos locais que abrigam os acervos culturais, como museus, que são praticamente abandonados, e passam anos sem reparos na parte elétrica ou reconstruções nas obras expostas ,por exemplo.Dessa forma, tragédias como o incêndio ocorrido no Museu Nacional em 2019, no Rio de Janeiro, destroem, não só a estrutura física do local, mas também uma parte da história do país.
Ademais, no periodo helênico, apesar da invasão do imperio Macedônico à Grécia, a cultura greco-romana foi preservada, pois o imperador sabia da importância do patrimônio cultural. Porém, a população-sobretudo a mais jovem- não dá a devida importância a esse patrimônio e à história que carrega consigo, ao invés disso, opta por formas mais tecnológicas de lazer, como computadores ou tvs,por exemplo. Assim, locais cheios de conhecimento e identidade nacional são esquecidos e trocados por inovações que não carregam a essência e cultura desses locais, que promovem um grande ganho pessoal e científico a seus visitantes.
Destarte, é necessário que o Estado invista na preservação dos locais que guardam as obras culturais, através das Secretárias da Cultura, que devem realizar manutenções periódicas à estrutura física desses lugares, reparando possíveis danos causados pelo tempo, a fim de evitar a destruição da cultura e identidade nacional ali guardadas. Cabe ainda a essa instituição de poder, em conjunto com a Mídia,investir em propagandas que incentivem as famílias a visitar museus e outros locais históricos, com o objetivo de preservar e valorizar a identidade brasileira, como fez Dom João VI

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5 Correções

  1. (1)A Missão (2)Artística (3)Francesa, criada pelo rei D. João VI, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, tinha o objetivo de criar, (4) através da arte, uma identidade nacional que retratasse o povo brasileiro. Contudo, no Brasil hodierno, esta importante forma de valorização da história nacional:o patrimônio cultural, encontra inúmeras barreiras para sua manutenção e preservação, tanto pela ineficácia do Estado, quanto pela falta de interesse da própria população. Desse modo, as raízes da nação estão aos poucos sendo esquecidas.
    (5)Segundo o filósofo francês Schopenhauer, a arte é uma forma de(6) esquecer os problemas da vida. Entretanto, apesar da importância artística, o Estado não investe em infraestrutura e manutenções periódicas nos locais que abrigam os acervos culturais, como museus, que são praticamente abandonados, e passam anos sem reparos na (7)parte elétrica ou reconstruções nas obras expostas ,por exemplo.Dessa forma, tragédias como o incêndio ocorrido no Museu Nacional em 2019, no Rio de Janeiro, destroem, não só a estrutura física do local, mas também uma parte da história do país.
    (8)Ademais, no periodo helênico, apesar da invasão do (9)imperio Macedônico à Grécia, a cultura greco-romana foi preservada, pois o imperador sabia da importância do patrimônio cultural. Porém, a população-sobretudo a mais jovem- não (10)dá a devida importância a esse patrimônio e (11)à história que (12)carrega consigo, ao invés disso, (13)opta por formas mais tecnológicas de lazer, como computadores ou tvs,por exemplo. Assim, locais (14)cheios de conhecimento e identidade nacional são esquecidos e trocados por inovações que não carregam a essência e (15)cultura desses locais, que promovem um grande ganho pessoal e científico a seus visitantes.
    (16)Destarte, é necessário que o Estado invista na preservação dos locais que guardam as obras culturais, (4) através das Secretárias da Cultura, que devem realizar manutenções periódicas à estrutura física desses lugares, reparando possíveis danos causados pelo tempo, a fim de evitar a destruição da cultura e identidade nacional ali guardadas. Cabe ainda a essa instituição de poder, em conjunto com a Mídia,investir em propagandas que incentivem as famílias a visitar museus e outros locais históricos, com o objetivo de preservar e valorizar a identidade brasileira, como fez Dom João VI.
    COMENTÁRIOS
    (1)Você inicia bem seu texto com repertorio sociocultural pertinente ao tema. Além disso, há o bom uso de conectivos bem encaixados e tem a ocorrência de alguns desvios de ordem gramatical.
    (2) Palavra com letra inicial minúscula “artística”
    (3) Palavra com letra inicial minúscula “francesa”
    (4) Utiliza-se esse vocábulo apenas quando fizer sentido de atravessar algo ou alguma coisa. Por exemplo: vou à feira através da praça. Logo, sugiro a você substituir por “por meio” ou “por intermédio”
    (5) Você começa bem o seu primeiro parágrafo de desenvolvimento com o repertorio pertinente ao tema, contextualização da proposta e bom uso de conectivos. Também, vê-se que há poucos desvios de natureza semântica e de sintaxe.
    (6) Faltou o elemento reflexivo “se” em “uma forma de se esquecer”
    (7) Essa palavra ficou um estranho. Sugiro substituí-la, pois sugere ser algo informal.
    (8) Parágrafo bem argumentado, com bom uso de repertório sociocultural e contextualização dos problemas discutidos. Além disso, há alguns desvios de ordem gramatical e semântica.
    (9) Faltou o acento em “império”
    (10) “deu”
    (11) Nesse caso não ocorre crase, pois somente há a presença da preposição “a” sem fusão com outro elemento.
    (12) Essa parte ficou informal. Evite isso, pois pode lhe prejudicar na competência 1
    (13) “optou-se”
    (14) “repletos” é mais formal.
    (15) Faltou um elemento de ligação. Nesse caso, basta inserir a preposição “a” em: “a essência e a cultura…”
    (16) Em sua Proposta de Intervenção de você insere três elementos dos cinco exigidos pelo certame. Logo, faltou “detalhar” um dos operadores interventores e também o “modo”, isto é, os meios pelos quais essas ações deverão serem feitas. Assim, de forma proporcional aos elementos elencados, você deve receber 120 dos 200 pontos na competência 5.
    1- AGENTE: “Estado” e “Secretárias da Cultura” e “Mídia”
    2- AÇÃO: “devem realizar manutenções periódicas à estrutura física desses lugares, reparando possíveis danos causados pelo tempo” e “investir em propagandas que incentivem as famílias a visitar museus e outros locais históricos”
    3- MODO: AUSENTE
    4- FINALIDADE: “, a fim de evitar a destruição da cultura e identidade nacional ali guardadas” e “com o objetivo de preservar e valorizar a identidade brasileira”
    5- DETALHAMENTO: AUSENTE
    NOTAS
    COMPETÊNCIA 1: 120
    COMPETÊNCIA 2: 200
    COMPETÊNCIA 3: 200
    COMPETÊNCIA 4: 200
    COMPETÊNCIA 5: 120
    NOTA: 840

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  2. OLÁ! PARABÉNS PELO SEU TEXTO! MUITO BOM, BASTANTE RICO E MULTIDISCIPLINAR
    SE ATENTE APENAS PARA O TAMANHO DOS PERÍODOS- ESTÁ UM POUCO EXTENSO, DEVEM CONTER NO MÁXIMO 3 LINHAS- E PARA AS VÍRGULAS
    ALÉM DISSO, SERIA INTERESSANTE QUE VOCÊ APROFUNDASSE UM POUCO MAIS A ARGUMENTAÇÃO
    NOTA:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    TOTAL: 880
    CONTINUE ASSIM! VOCÊ ESCREVE MUITO BEM.

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  3. Olá, irei falar minha concepção avaliativa sobre seu texto, esclarecendo que sou uma aluna como você em busca da tão sonhada aprovação:
    Nota:
    C1:120
    C2:200
    C3:160
    C4:120
    C5:200
    NOTA: 800
    OBS: na C1: atente-se mais a erros ortográficos, está bem pertinente a falta de pontuação, acentos e atenção com as marcas de oralidades presente na sua redação
    C2: compreendeu perfeitamente o tema proposto.
    C3: Organize melhor suas ideias, a uns erros de coesão e coerência.
    C4: Utilize melhor suas conjunções, a muita repetição e algumas não estabelecem o sentido correto
    C5: Utilizou todos os agente !

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