No que concerne ao espaço público no Brasil, a palavra comprometimento se torna incompatível. Entre muitos problemas, a falta de compromisso da sociedade brasileira evidencia dois: Irresponsabilidade para com o lixo gerado e ausência do conceito de cidadania.
Certamente, a produção de lixo no Brasil é um problema que deve ser tratado individualmente. Porém, segundo o portal de notícias G1 em reportagem de 2019, na cidade de São Paulo, foram encontrados espaços públicos poluídos com lixo, onde se encontrava visível a placa “não jogar jogar lixo aqui”. Indicando uma falta de comprometimento e respeito para com o espaço público.
Ademais, atitudes assim indicam ausência da cidadania em sua construção original, presente na Constituição Federal, onde é indicado que cada cidadão tem o direito de usufruir do espaço público, dito isso, todo cidadão também deve exercer o seu papel, e preservar tais espaços, exercitando a empatia em sua cidade. Entretanto, princípios assim não aparentam estar em exercício.
Por fim, é imperativo dizer que para progredir na preservação de tais espaços, a sociedade brasileira precisa retomar princípios básicos. Começando nas escolas, e trazendo para o dia a dia através dos canais da mídia. Apenas assim, a sociedade brasileira evoluirá como nação e o espaço público será preservado. Dessa forma exercendo o compromisso que todo cidadão tem com sua cidade.
Obs: Não é para o Enem, portanto, não há a necessidade de avaliar a proposta de intervenção na C5.
Anne02021
Olá, sou estudante também, mas vou tentar ajudá-lo. : )
Introdução: Tente aprofundar mais, pois a introdução é um convite para que o texto seja lido até o final.
D1- Está bom, retornou a tese 1, porém utilize mais juízo de valor, uma dica é utilizar um fechamento, por exemplo, “Dessa forma, é ilógico pensar que um país que se consagra desenvolvido a/o (coloque o tema/problema) seja colocado em segundo plano”. ( isso é só um exemplo, ok?) Se quiser, pesquise mais sobre isso.
D2- Iniciou com um ótimo conectivo e retornou a tese 2 (ótimo).
Conclusão- como não é para o Enem, acredito que esteja correta, só trocaria o “Começando” por “A priori”, “mormente” ETC.
Enfim, sua redação está boa, mas precisa se aprofundar e utilizar mais conectivos, para ter uma melhor estrutura e coerência.
Domínio da escrita formal em língua portuguesa
C1) 160
Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
C2)120
Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
C3)120
Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
C4)120
Total: 520/800 ( tirei o 200 da conclusão)
Paty@lves
Olá Dczinho tudo bem, primeiramente parabéns por sua redação!
Intro> Achei ela muito simples você contextualizou e falo do tema mas não apresentou uma tese o que fez ela fica meio vazia.
D1> Você manteve o tema bom, mas da mesma forma está um pouco anêmico o desenvolvimento, quando se trata de questões diárias é legal sempre trazer pesquisas recentes para saber como está a situação atualmente, porque pesquisas passadas dos problemas diários podem estar defasadas o que vai deixar sua redação sem autenticidade entende?! também senti falta de mais conectivos para dar mais encadeamento as frases.
D2> Achei bom, você escreve bem e eu não percebi nenhum erro gramatical só está curto, mas o segundo desenvolvimento pelo menos para mim pode ser menorzinho pois sempre tratamos o problema maior primeiro, meu ponto de vista!! Desconsidere se achar errado tá bom… Outro fato percebi que você si deteve em escrever de 4 a 5 linhas, tente pelo menos 7 para ficar mais estruturada e não tenha medo de exibir seu ponto de vista, para não parecer que é um artigo de revista.
Você poderia ter citado por exemplo pontos de abandono e lugar de descarte irregular do lixo, como é o caso do Tiete muito conhecido.
Intervenção está boa também, vi que a redação não é para o ENEM né mas aconselho a dar uma robustecida nela no de mais ficou ótima parabéns outra vez!!!!