PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA

  • 0

A Constituição Federal de 1988 prevê expressamente o direito ao meio ambiente equilibrado, o qual se classifica como direito de terceira geração, ou seja, difuso e coletivo. Essa classificação indica que, ao se violar normas ambientais, toda a coletividade será atingida. Isso pode ser comprovado ao se analisar a relação entre as más condições sanitárias e o descaso ambiental. Assim, para que tal direito constitucional seja plenamente assegurado, algumas atitudes individuais e coletivas se mostram fundamentais.

Em primeiro plano, nota-se que grande parte dos problemas sanitários são causados ou intensificados pelos ataques ao meio ambiente, a exemplo das diversas doenças oriúndas do descarte inapropriado de lixo em rios, lagos e praias. Além disso, sabe-se que a desenfreada emissão de gases poluentes na atmosfera é responsável por acelerar o processo de aquecimento global, além de contribuir com o aumento de doenças respiratórias. Dessa forma, é notório que o descaso com a preservação ambiental afeta diretamente toda a sociedade, pois está intrinsecamente ligada aos problemas sanitários.

Em segundo plano, ressalta-se que algumas atividades individuais, como ensinar às crianças a cultura da reciclagem e do descarte de lixo em locais apropriados, podem reduzir os efeitos nocivos da ação humana no meio ambiente. No entanto, tais ações devem também ser executadas pelos adultos, que são tomados como exemplo para as crianças. Ademais, o uso de transportes coletivos ou alternativos em detrimento de carros particulares pode auxiliar na redução da emissão de gases poluentes.

Por fim, destaca-se que a fiscalização ativa da sociedade é um fator fundamental para a preservação do meio ambiente. Para tanto, a Constituição prevê o direito à ação popular, que pode ser impetrada sempre que houver violações ao direito ao meio ambiente equilibrado. Além disso, há também a possibilidade de denunciar ao poder público as empresas e indústrias que desrespeitem normas ambientais.

Compartilhar

2 Correções

  1. -Introdução: Acredito que está boa, mas é sempre bom colocar o tema proposto nesse paragrafo.
    -Desenvolvimento: o primeiro ficou bom, mas procure colocar a culpa desse problema em alguém, como o governo por exemplo, eu prefiro colocar sempre no final do paragrafo para conclui-lo. No segundo você não apresentou nenhuma problemática, apresentou algumas mediadas para minimizar o problema e isso deve ocorrer na conclusão, nos dois desenvolvimentos você deve trabalhar as teses que apresentou na introdução, problematiza-las, e apresentar argumentos que comprovem seu ponto de vista.
    -Conclusão: Você deve apresentar uma proposta de intervenção bem especifica, especifique melhor seu agente interventor, apenas sociedade fica muito abrangente. Vou te passar um vídeo e você vai entender melhor o que estou querendo te dizer.
    *Você tem domínio sobre o tema, parabéns.
    *Se você consertar os pontos que eu mencionei sua redação vai ficar muito boa.
    *Recomendo que assista estes vídeos, bem como os outros desses canais, pois vão te ajudar muito:


    • 1
  2. Olá Diogo, tudo bem? Eu dei uma lida no seu texto e fiz algumas observações, se alguma observação estiver errada me avise por favor.

    Logo de início quero ressaltar que tome cuidado com a pontuação e o uso de vírgulas pois erros ortográficos podem resultar em perdas de pontos, Ok?
    Exemplos que retirei do seu texto:
    “toda a sociedade, pois,< está intrinsecamente…"
    "Em primeiro plano, nota-se que,< grande…"
    "Além disso, sabe-se que,< a desenfreada…"

    INTRODUÇÃO:
    – Faltou entrar no tema de forma mais clara.
    – Estrutura correta.

    D1(Condições sanitárias):
    – Deu uma afirmação.
    – Deu exemplificações.
    – Poderia ter trago informações externas, como pesquisas, citações ou alusões a pessoas, filmes ou músicas.
    – Poderia ter trago um agente responsável pelo problema.
    – Entrou no tema da tese.

    D2(Descaso ambiental):
    – Poderia ter exemplificado melhor, trazendo informações externas, pesquisas e etc.
    – Poderia fazer citações algum ambientalista, por exemplo.
    – Não entrou claramente na tese proposta, ficou muito em cima de questões conscientizadoras do que no descaso em si.
    – Poderia ter citado ações governamentais que são causadoras do problema, como má fiscalização em questões de desmatamentos, por exemplo.

    Conclusão:
    -Tente não usar argumentos como: Conscientização da população, o que devemos fazer, pois, isso fará com que sua conclusão fique muito vaga.
    – Faltou um agente.
    – Faltou um modo.
    – E faltou um detalhamento.
    – Procure melhorar a sua proposta de intervenção, existe muitos videos por ai, recomendo esse vídeo que me recomendaram em uma redação minha:

    Bom, por fim, espero que essa correção tenha ajudado você e que sua redação melhore cada vez mais. No mais, obrigado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.