Iniciante

Preservação de biomas brasileiros no contexto contemporâneo

  • 1

Caatinga, Cerrado e Floresta Tropical são exemplos de biomas brasileiros, cuja preservação é responsabilidade não só dos indivíduos, mas também dos governantes da nação. Contudo, no Brasil contemporâneo, percebe-se um crescimento dos impactos sociais negativos e parte significativa desse problema é devido à inação estadista, além da exploração de recursos naturais feita desenfreadamente. Portanto, algumas ações são fundamentais para reverter esse cenário.

Primeiramente, é apropriado comparar o comportamento dos políticos brasileiros à Atitude Blasé — termo proposto pelo sociólogo alemão George Simmel —, que ocorre quando o indivíduo age com descaso diante de situações emergenciais. Analogamente, os governantes do país agem com indiferença a respeito da necessidade urgente de preservação dos ecossistemas nacionais. Dessa forma, urge que medidas concretas sejam tomadas a fim de superar o entrave.

Em segundo plano, é evidente a necessidade de conter a busca insustentável por recursos naturais no território nacional. No entanto, tal prática exploratória é fomentada no país pela “Indústria Cultural” — termo proposto pelos sociólogos alemães Adorno e Horkheimer e que se refere aos responsáveis pela produção de conteúdos condizentes com interesses capitalistas abusivos. Desse modo, faz-se necessário que o governo brasileiro suspenda os incentivos à exploração ambiental e amplie as campanhas de conservação do meio ambiente.

Em resumo, a má preservação dos biomas do Brasil constitui um grave problema. Logo, a fim de reverter esse quadro deletério, cabe ao Governo Federal, junto à SISNAMA — órgão responsável por dar cumprimento aos princípios legais para a proteção ambiental do país —, elaborar normas mais restritivas no que tange à procura por bens renováveis no país. Tal proposta deverá ser encaminhada à Câmera dos Deputados por meio de um projeto de lei. Assim, espera-se não só mobilizar os representantes políticos, como também conservar a nossa fauna e flora.

Compartilhar

2 Correções

  1. Em geral, ótima redação.
    Gostei da forma que iniciou sua introdução com exemplos para situar o leitor, mas ao final da introdução você escreveu “portanto algumas ações são fundamentais para reverter esse cenário”. Espera-se então q vc fale sobre a reversão dessas ações, como por exemplo no seu caso já que você falou sobre o descaso político, algo como, “O descaso político é um exemplo do problema a ser sanado, já que, no Brazil, há…”. Você falou que no Brasil há descaso político e ao final do parágrafo vc novamente disse q problemas precisam ser resolvidos perdendo um pouco a coerência.
    O segundo desenvolvimento está bom, talvez ficaria ainda melhor se aprofundado mais, mas não sei como estava seu limite de linhas na folha.
    A conclusão é o mesmo, mas ainda sim, contém todos os elementos, por quem? Oque será feito? Como será feito?, e, para que?

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    De uma maneira geral, sua redação está muito boa. Mas, segue algumas observações, humildemente:
    1°: considerando que o seu texto busca expor ações para reverter o problema de preservação dos biomas, pode-se notar que no primeiro parágrafo de desenvolvimento, há um desvio de coerência. Não é uma medida a ser alcançada, mas um dos problemas que foi defendido na tese da sua introdução: o descaso governamental.
    Seu primeiro parágrafo:
    ” […] é apropriado comparar o comportamento dos políticos brasileiros […] quando o indivíduo age com descaso diante de situações emergenciais […] agem com indiferença […] Dessa forma, urge que medidas concretas sejam tomadas a fim de superar o entrave.
    – Sua última oração enfatiza a necessidade de propor uma medida para superar esse entrave, o que, consequentemente, contrapõe a última oração da introdução, que irá introduzir seus argumentos nos próximos parágrafos, veja:
    “[…] algumas ações são fundamentais para reverter esse cenário […]
    – Foi proposto um problema, não uma solução.

    2°: Diferentemente do parágrafo anterior, no segundo já se vê coerência em relação a introdução: “é evidente a necessidade de conter a busca insustentável por recursos naturais no território nacional” […] necessário que o governo brasileiro suspenda os incentivos à exploração ambiental e amplie as campanhas de conservação do meio ambiente […]”.
    Ainda assim, vejo que poderia ser melhor desenvolvido através de um aprofundamento maior na argumentação, isto é, uma analogia mais desenvolvida na relação entre sua citação (envolvendo a questão capitalista), com a sua última oração envolvendo os incentivos à exploração ambiental.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.