Preservação da saúde mental no mundo globalizado.

  • 1

O pensador Bauman acredita que a globalização e as tecnologias contribuiram para com o que chamou de “Modernidade Líquida”, onde as relações interpessoais passaram a não ter tanta importância. A luz do pensamento, nota-se que as mudanças do mundo globalizado interferem negativamente na saúde mental dos indivíduos inseridos nesse contexto. Desse modo, o sedentarismo e as pressões estéticas impulsionam a problemática.

A princípio, vale destacar que a globalização, juntamente a era tecnocientifica, contribuiu para com a acomodação dos indivíduos. Com o desenvolvimento da agricultura, os seres humanos passaram a fixar-se em determinados locais, outras questões como a Revolução Industrial e o advento da Internet modificaram a relação homem-homem e homem-natureza. Nesse sentido, nota-se a importância da busca por técnicas que facilitam a vida dos indivíduos, contudo, o avanço na área impulsionou uma dependência tecnológica, falta de exercícios físicos e alimentação desregulada. Dessa forma, faz-se necessário o combate a questão, tendo em vista seus malefícios à saúde mental.

Ademais, a globalização é também uma impulsionadora de padrões estéticos inalcansaveis à maioria da sociedade. Hollywood, além de sua importância na área cinematográfica também destacou-se na propagação de perfis de beleza ideais. No contexto atual, os meios multimidiáticos fazem um papel similar ao cinema hollywoodiano -tendo maior eficiência em virtude da Internet- divulgando padrões de beleza irreais e inacessíveis, que ocasionam distorção de imagem e baixa auto estima aqueles que não encaixam-se. Nesse viés, uege a tomada de medidas que promovam a qualidade na saúde mental dos indivíduos.

Infere-se, portanto, a necessidade de ações que minimizem os impactos negativos da globalização e garantam a saúde dos cidadãos como previsto na Constituição Federal. Logo, Ministério Educação e o Ministério da Saúde devem promover uma maior visibilidade à problemática e assim combatê-la. Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante debates, oficinas seminários e eventos -mediados por profissionais da área da psicologia, nutrição e educação física- que visam explanar e debater a questão. Dessa forma, será possível a formação de uma sociedade mais preparada às mudanças do mundo globalizado, a preservação da saúde mental e o distanciamento da sociedade analisada por Bauman.

Compartilhar

3 Correções

  1. COMENTÁRIOS
    O pensador Bauman acredita que a globalização e as tecnologias contribuiram (contribuíram*) para com o que chamou de “Modernidade Líquida”, onde (uso de articulador coesivo incorreto, pois não há referência de lugar. Pode-se trocar por “em que”) as relações interpessoais passaram a não ter tanta importância. A (deveria haver crase aqui) luz do pensamento, nota-se que as mudanças do mundo globalizado interferem negativamente na saúde mental dos indivíduos inseridos nesse contexto. Desse modo, o sedentarismo e as pressões estéticas impulsionam a problemática.
    A princípio, vale destacar que a globalização, juntamente a era tecnocientifica (tecnocientífica*), contribuiu para com a acomodação dos indivíduos. Com o desenvolvimento da agricultura, os seres humanos passaram a fixar-se em determinados locais, (seria mais adequado um ponto final aqui) outras questões como a Revolução Industrial e o advento da Internet modificaram a relação homem-homem e homem-natureza. Nesse sentido, nota-se a importância da busca por técnicas que facilitam a vida dos indivíduos, contudo, o avanço na área impulsionou uma dependência tecnológica, falta de exercícios físicos e alimentação desregulada. Dessa forma, faz-se necessário o combate a questão, tendo em vista seus malefícios à saúde mental.
    Ademais, a globalização é também uma impulsionadora de padrões estéticos inalcansaveis (inalcançáveis*) à maioria da sociedade. Hollywood, além de sua importância na área cinematográfica também destacou-se na propagação de perfis de beleza ideais. No contexto atual, os meios multimidiáticos fazem um papel similar ao cinema hollywoodiano -tendo maior eficiência em virtude da Internet- divulgando padrões de beleza irreais e inacessíveis, que ocasionam distorção de imagem e baixa auto estima aqueles que não encaixam-se. Nesse viés, uege (urge?) a tomada de medidas que promovam a qualidade na saúde mental dos indivíduos.
    Infere-se, portanto, a necessidade de ações que minimizem os impactos negativos da globalização e garantam a saúde dos cidadãos como previsto na Constituição Federal. Logo, (o) Ministério Educação e o Ministério da Saúde devem promover uma maior visibilidade à problemática e assim combatê-la. Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante debates, oficinas seminários e eventos -mediados por profissionais da área da psicologia, nutrição e educação física- que visam explanar e debater a questão. Dessa forma, será possível a formação de uma sociedade mais preparada às mudanças do mundo globalizado, a preservação da saúde mental e o distanciamento da sociedade analisada por Bauman.
    .
    NOTA
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    .
    Total: 960

    • 2
  2. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 160.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 160.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200.
    [920]

    • 1
  3. Olá!!
    Sua redação no geral está muito boa!
    Tenho poucas observações: notei alguns erros na escrita como falta de acentuação e crase, o que talvez possa ser evitado com uma releitura minunciosa.
    Nos parágrafos de desenvolvimento (principalmente no primeiro) senti muito a presença da temática da globalização e pouco sobre a saúde mental em si, mas nada que chame muito atenção.
    Você escreve muito bem, continue praticando!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.