PREOCUPAÇÃO GLOBAL COM A RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL.

  • 1

No século XVIII, em virtude da Revolução Industrial, houve uma maior retirada de matéria prima da natureza, entretanto, a reposição não era feita. Hodiernamente, os consumidores tornaram se mais exigentes para com a origem, manuseio e descarte dos seus produtos, em decorrência de uma maior conscientização socioambiental, induzindo assim, as empresas à aderirem à práticas que prezem pela proteção dos recursos naturais.

A princípio, pode se afirmar que a preocupação ambiental surgiu na década de 80, quando os estudos sobre os impactos ambientais em decorrência das atividades humanas passaram a ter mais destaque. Atualmente, as consequências que seriam visíveis daqui anos, mostram grande potencial para a diminuição do prazo estimado. Filmes como “O Dia Depois de Amanhã” mostram as consequências das mudanças climáticas, ocasionando a destruição de inúmeras cidades e a morte de indivíduos. Análogo a isso, cientistas a muito tempo vêm advertindo sobre questões como o aquecimento global e efeito estufa, problemáticas que ocasionam o derretimento das geleiras, inversão termina, ilhas de calor, bem como, interferem no ciclo da água. Tais impasses para a promoção da qualidade e permanência de vida no planeta são reflexo da necessidade de reeducação sócio ambiental na população.

Com o advento da globalização e do consumismo exacerbado, a demanda por produtos aumentou e para acompanhar o mercado consumidor as organizações cada dia mais contribuem para a escassez de recursos naturais. Ademais, nota-se que a responsabilidade socioambiental nas empresas tornou-se um diferencial competitivo. É notório a credibilidade passada por empresas que tem características sustentáveis, como a marca de cosméticos Natura, o potencial competitivo caracteriza se como o destaque perante as demais concorrentes, contribuindo assim, para o alcance dos objetivos organizacionais.

Infere-se portanto, que as questões sócio ambientais devem ser dever de todos. Desta maneira, cabe a todas as esferas da sociedade o papel de cobrança do cumprimento das medidas para a garantia da preservação do meio ambiente, por certo, é dever do Ministério da Educação aliado a Secretária do Meio Ambiente o desenvolvimento de um ensino institucional como também de campanhas para a conscientização do papel do cidadão, que, por extensão, irá reivindicar o papel responsável das marcas a qual é consumidos. Soma-se a isso, a promoção de cursos gratuitos relacionados a questão para o melhor desenvolvimento dos profissionais, além da fiscalização e cumprimento das leis ambientais. Para dessa forma, promover uma vida digna tanto para essa como as futuras gerações.

Compartilhar

2 Correções

  1. Parabéns pelo seu desempenho nesta redação! Seus argumentos são bons, assim como os paralelos feitos entre a situação atual e acontecimentos passados e ficção. A estrutura e a conclusão também são muito bem produzidos. Mas, infelizmente, há um problema no seu texto.
    O que mais me incomodou a ler seu texto foram as vírgulas, erros normais. Consulte a gramática para ter certeza sobre onde colocar vírgula, ou em que lugar caberia melhor um ponto final. Se preferir um jeito mais prático, experimente ler seu texto em voz alta dando dois segundos de pausa quando ver uma vírgula, e cinco segundos para um ponto. Se alguma parte do texto soar estranha, reescreva até que a sensação de estranheza suma. É um exercício que sempre faço quando fico em dúvida sobre que pontuação usar.
    Se não fosse por esse problema, seu texto estaria perfeito. Continue escrevendo para aperfeiçoar suas habilidades! ;D

    • 1
  2. Oi Raiana!!!
    C1=180 você não teve erros gramaticais o que é muito bom
    C2= 200 montou uma bela estrutura no seu texto
    C3= 200 Usou fatos históricos e referencias
    C4= 140 tem coesão mas tente ampliar seu vocabulário
    C5= 200 boa opção para a resolução do problema
    TOTAL= 920
    Parabéns !!!
    Espero ter ajudado :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.