Preocupação com a saúde mental dos brasileiros

  • 1

Como a maioria das pessoas sabem a depressão e a ansiedade não são apenas doenças de adolescente ou algo que a pessoa controla. Ambas são doenças graves e merecem toda nossa atenção e apoio. No Brasil este problema tem aumentado muito e não tem tido a importância que deveria ter este assunto.

Segundo as pesquisas da OMS, a ansiedade afeta 9,3%  dos brasileiros o que significa cerca de 19,4 milhões de pessoas diagnosticadas  e  este numero vem aumentando cada dia mais devido ao problema mundial que estamos vivenciando, o corona vírus, situação que colocou diversos brasileiros em mais vulnerabilidade a transtornos psicológicos.

Outro ponto que podemos destacar é o fato de cada vez mais,devido a dificuldade de estar empregado no Brasil, os trabalhadores estão mais focados em seus trabalhos do que no próprio corpo ou família, levando ao stress excessivo e consequentemente a vulnerabilidade para depressão e ansiedade.

O autoconhecimento é a chave principal para a prevenção e cura dos transtornos psicológicos, como diz a frase ” Ninguém pode destruir o ferro, a não ser sua própria ferrugem”. Ao longo do cotidiano as pessoas colocam esteriótipos e dizem como as as outras tem que ser, mas somos todos diferentes e não importa qual mascara coloquemos sera sempre o mesmo coração, devemos saber como lidar com as próprias emoções, e isso é com cada um individualmente .

Devido o fato de alem da pessoa vitima desses transtornos, sofrem também os mais próximos, familiares e ate a empresa onde o individuo trabalha, a solução seria promover dias de interação, folga, dia do autoconhecimento nas empresas e escolas alem de sermos mais empáticos com quem nos rodeia e não esperarmos deles mais do que pode dar, não somos perfeitos.

 

Compartilhar

7 Correções

  1. Oi, Ana. Vou considerar que você redigiu uma redação pensando no Enem. Existem critérios de correção.
    Introdução:
    ~ Ela tem um tamanho bom bom, 4 linhas, mas ela não atende às necessidades.
    ~ Na primeira oração você limitou o tema à depressão e ansiedade, sendo que saúde mental, não se limita a isso. Caso você queira enfatizar essas duas, primeiro traz o tema no geral e depois restringe.
    ~ TODA vez que você pontuar inicia a próxima oração com um conectivo.
    ~ O teu texto precisa ser impessoal, então, nada de pronome pessoal.
    ~ Teu último período não está na ordem direta ( Sujeito+verbo+complemento), logo, os deslocamentos precisam ser demarcados pela vírgula. Ex: “No Brasil, esse problema tem aumentado muito e não tem tido a importância que deveria ter.
    ~ Quando nos referimos a algo que já foi mencionado usamos ESSE.
    E, ESTE quando ainda vamos mencionar.
    ~ No final do período, “este assunto.”, tornou-se irrelevante e comprometeu a coerência.
    Desenvolvimento:
    ~ Trouxe repertório. Ele precisa ser conectado ao resto do texto, tornando-se assim, produtivo.
    ~ É um período só, isso é mal visto, compromete o texto. Evite longos períodos.
    ~ “o que significa cerca de 19,4 milhões de pessoas diagnosticadas “, isso é um aposto explicativo e deveria ter sido isolado por vírgulas.
    ~ Acentuação
    ~ Não use tanto o pronome relativo “que”, a colocação desse termo em excesso configura vício de fala.
    ~ Explore mais sinônimos.
    ~ “Ninguém pode destruir o ferro, a não ser sua própria ferrugem”.. Quem disse isso? Você precisa citar o nome
    ~ Marca de oralidade
    Conclusão:
    ~ Erros de concordância
    ~ A conclusão tem uma roteiro.. Precisa de Agente+ ação+ modo de ação+ finalidade+ detalhamento de algum desses. Seguindo essa estrutura não tem como errar.
    Ana, não desanima. Eu pontuei muitas coisas, mas isso é bom. Quando sabemos onde estamos errando fica mais mais fácil de corrigir. Continue tentando. Espero ter ajudado. Sucesso!

    • 1
  2. Olá boa tarde .. Vamos lá
    – Nunca deve se pular linhas em uma redação
    – No seu primeiro desenvolvimento você colocou assim:
    Segundo as pesquisas da OMS, a ansiedade afeta (9,3)% dos brasileiros o que significa cerca de (19,4) milhões
    Recomendo que você coloque um número inteiro vamos supor por volta de 9 % dos brasileiros … 19 milhões … para não ficar muito copiado
    Nesta frase : situação que colocou diversos brasileiros em mais vulnerabilidade a transtornos psicológicos.
    Não precisava deste “mais”
    Nota : – Língua Portuguesa : 160
    – Abordagem : 100
    – Coerência : 140
    – Coesão :100
    – Proposta de intervenção : 40
    Resultado : 540
    ( dica da sua corretora: procure falar na conclusão quem faz , como é feito , oque é feito , qual o efeito esperado e riqueza de detalhes … para melhorar sua proposta de intervenção )

    • 1
  3. Observações:
    •não utilizar conjugações como “nós”, é um texto argumentativo dissertativo, a intenção do texto é de mostrar sua opinião e convencer o leitor sobre aquilo que foi escrito. Não se pode utilizar pronomes pessoais como por exemplo, eu, tu, nós etc.
    •utilizar pontuações em momentos certos.
    •repertório escasso
    •melhorar o corpo da redação: introdução,tese, conclusão.
    Nota:500

    • 1
  4. Como a maioria das pessoas sabem (essa frase está gramaticalmente correta, porém lembrar que de acordo com a norma culta, é preferível* que o verbo, nesses casos, concorde com o singular, que nesse caso representa o ‘coletivo’ do sujeito, que seria ‘a maioria’, que também é o núcleo do sujeito, ficando assim ‘ a maioria das pessoas sabe’, Ex.: A grande parte das pessoas sabe… ou A maior parte dos alunos faltou…), a depressão e a ansiedade não são apenas doenças de adolescente ou algo que a pessoa controla Ambas são doenças graves e merecem toda nossa atenção e apoio. No Brasil este( o certo é ‘esse’, ‘este’ é apenas usado quando o termo ainda não havia sido anunciado anteriormente, ex.: “Esta ideia é interessante: criar um grupo de leitura.” – a ideia foi apresentada logo depois, e “ Ela disse que criaria um grupo de leitura, essa ideia me pareceu interessante.”-a ideia já tinha sido apresentada anteriormente.) problema tem aumentado muito e não tem tido a importância que deveria ter este assunto.( aqui ficou redundante pois essa ideia já havia sido apresentada anteriormente. – No Brasil este problema tem aumentado muito e não tem tido a importância que deveria ter este assunto. Essa questão se resolveria se esse termo fosse retirado da frase- No Brasil ‘esse’ problema tem aumentado muito e não tem tido a importância que deveria.)
    Segundo as pesquisas da OMS ( aqui eu acho que não precisa do artigo, apenas se fossem especificadas quais pesquisas, ex.: “as pesquisas da OMS que ocorreram de tal data até tal data” ou “ as pesquisas da OMS que tratam sobre tal assunto…”, assim ficaria “ Segundo pesquisas da OMS, a ansiedade afeta 9,3% dos brasileiros) a ansiedade afeta 9,3% dos brasileiros, (pontuação- vírgula) o que significa cerca de 19,4 milhões de pessoas diagnosticadas ( acredito que o melhor aqui seria colocar “que representam cerca de 19,4 milhões de…” – 9%- o verbo concorda com o sujeito, e sendo 9 um número que representa mais de uma unidade, logo fica no plural, se fosse 1%, ficaria “1% representa…”, pois “o que significa” dá uma ideia de “continuação”, “ o que significa 19,4 milhões de pessoas diagnosticadas fazem tal coisa…”, ou “o que significa 19,4 milhões de pessoas têm sido diagnosticadas com ansiedade ou depressão desde 2010(por exemplo)) e este numero(“esse número”, erro na utilização do pronome e acentuação) vem aumentando cada dia mais devido ao problema mundial que estamos vivenciando(não conjugar os verbos na 3° pessoa do plural “nós”, utilize da 3° pessoa do singular – ele, ela- ” problema mundial que é vivenciando atualmente/pela população” , o corona vírus, situação que colocou diversos brasileiros em mais vulnerabilidade a transtornos psicológicos.
    Outro ponto que podemos destacar é o fato de cada vez mais, devido a( usa-se crase nesse caso, pois quando o termo ‘devido’ tem sentido de causa/motivo e é seguido por um substantivo feminino, o uso da crase torna-se obrigatório,” devido à dificuldade de estar empregado… levando ao stress excessivo e consequentemente a vulnerabilidade para depressão e ansiedade.” Aqui “a dificuldade de estar empregado” é o motivo que pode levar alguém a ter ansiedade ou depressão.) dificuldade de estar empregado no Brasil, os trabalhadores estão mais focados em seus trabalhos do que no próprio corpo ou família(“nos próprios corpos ou famílias”, pois o sujeito está no plural “trabalhadores”, assim os termos devem concordar em gênero e número com o sujeito), levando ao stress excessivo e consequentemente a vulnerabilidade para depressão e ansiedade.
    O autoconhecimento é a chave principal para a prevenção e cura dos transtornos psicológicos, como diz a frase “Ninguém pode destruir o ferro, a não ser sua própria ferrugem”. Ao longo do cotidiano, (pontuação-vírgula) as pessoas colocam esteriótipos (estereótipos) e dizem como as as outras tem que ser, mas somos (3° pessoa do plural ( nós) – “mas todos são diferentes…” – use a terceira do singular(ele,ela))todos diferentes e não importa qual mascara (“máscara”, todas as proparoxítonas são acentuadas) coloquemos, (3° pessoa do plural ( nós) – “qual máscara seja colocada…” – use a terceira do singular(ele,ela) e pontuação- vírgula) sera(será) sempre o mesmo coração, devemos (“ deve-se saber como lidar…”ou “é importante que se saiba como lidar…)saber como lidar com as próprias emoções, e isso é com cada um individualmente( acredito que a estrutura dessa frase poderia ser melhorada, algo como “e essa atitude se trata de uma ação individual.” ).
    Devido o fato (aqui “devido” tem o sentido de ‘causa de’, ficando “devido a”+ artigo “o”(pois o substantivo que segue é masculino)=ao, ficando “devido ao fato”) de alem(além- acentuação, e acredito que nesse caso, quando se usa “além”, é usada outra ideia que acrescente alguma informação à primeira, “Devido ao fato de que além do sofrimento da pessoa…, soma-se alguma outra ideia…, ex.:”Devido ao fato de que além do sofrimento da pessoa, esses transtornos podem prejudicar a interação social com outros indivíduos , torna-se de extrema importância que…”)da pessoa vitima desses transtornos, sofrem também os mais próximos, familiares e ate(até- acentuação) a empresa onde o individuo (indivíduo) trabalha, a solução seria promover dias de interação, folga, dia do autoconhecimento nas empresas e escolas alem(além)de sermos(3° pessoa do plural ( nós)) mais empáticos com quem nos rodeia e não esperarmos deles mais do que pode(podem-concorda com ‘eles’ em ‘deles’) dar, não somos perfeitos. (3° pessoa do plural ( nós)),
    Estar mais atenta nos seguintes critérios:
    – Concordâncias verbais e nominais;
    – Utilização dos Conectivos;
    – Não utilizar a 3° pessoa do singular;
    -Acentuação de palavras;
    -Pontuação.
    *explorar mais profundamente a sua proposta de intervenção.
    Eu corrigi a sua redação dessa forma pra que ficasse mais fácil pra você identificar e entender os seus erros, espero que tenha ajudado! Obs.: se houver algum erro na minha correção, eu peço que me corrijam por favor.

    • 0
  5. Olá, Ana! Como vai?
    Vou deixar uma dica que você poderá aplicar no desenvolvimento do seu texto a partir da sua introdução :
    – Na introdução você inicia falando sobre suas ideias, sem se preocupar em provar isso, da maneira que você mesma fez;
    – No desenvolvimento você procurará provar SOMENTE sobre o que você escreveu na introdução com dados, fatos, estatísticas…
    Minhas observações:
    – Na introdução você citou que depressão e ansiedade não dão somente em adolescentes, oque é correto; mas no desenvolvimento do texto, ao invés de dizer o quanto esses problemas emocionais afetam a população (dado quantitativo), você deveria focar em quantos por cento essas doenças afetam POR IDADE, o que provará a afirmação feita na introdução,
    – Na proposta de intervenção, proponha algo mais prático de se fazer (o que, como e quem deve fazer) ao invés de colocar que devemos ter empatia, pois na realidade, não seria realmente uma iniciativa para melhorar o problema.
    Abraço e sucesso! 😘

    • 0
  6. Olá,
    Bom, a redação exige uma estrutura básica com critérios de correção a serem seguidos.
    É essencial você ter o conhecimento e entendimento do que é uma tese, pois, seu texto não é uma redação dissertativa argumentativa e sim um texto informativo com uma sugestão de melhora.
    _ a redação é obrigatoriamente escrita na terceira pessoa
    _ deve haver tese e desenvolve-la
    _ conclusão tem um padrão ( quem, o que, como, para que)
    _uso de conectivos
    Enfim, sugiro que assista videos explicando como funciona a redação, as competencias que são avaliadas nela e a estrutura pois sua escrita não é ruim, você só não conhece a estrutura básica de uma redação modelo concurso. Pesquise no youtube videos da Débora Aladim e do Lucas Felpi que vai te ajudar muito!
    Persistência é tudo, continue assim!

    • 0
  7. Senti falta de uma melhor divisão da redação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
    Os parágrafos estão mal distribuidos.
    A forma que escreveu o texto traz muita pessoalidade , usou muito NÓS, SOMOS, e isso não é indicado em dissertações.
    As ideias estão um pouco soltas, pois na introdução você cita ansiedade e depressão , mas não retoma a depressão no desenvolvimento.
    Senti falta dos conectivos eles dão mais coesão e coerência ao seu texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.