Iniciante

Prenvenção ao suicídio no Brasil (corrijo de volta)

  • 0

A Carta Magna de 1988, sétima constituição do país, tem em seu artigo 6° a inviolabilidade do diretito à vida. Todavia, é indubitável revelar que o artigo não possui funcionalidade no meio social brasileiro, pois a média de suicídios vem aumentando a cada ano, decorrente das falhas nas medidas de prevenção contra esse fato. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um problema com contornos específicos, em virtude do distanciamento social e dos traumas psicológicos.

A princípio, é de suma importância mostrar que o distanciamento social constitui um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Émile Durkheim, sociólogo francês, “o indivíduo só poderá agir na medida em que conhecer o contexto o qual está inserido”. Dessa maneira, observa-se que o afastamento do corpo social sofrido por pessoas com desejo ao suicídio impede a realização do que é citado pelo pensador, devido a falta de relacionamentos interpessoais dificultarem um conhecimento mais abrangente sobre a controversa. Nessa perspectiva, faz-se primordial a reformulação dessa postura urgentemente.

Além disso, outra dificuldade enfrentada são os traumas psicológicos desses indivíduos. Conforme os dados da OMS- Organização Munidal da Saúde- afirma que cerca de 1000 pessoas morrem, ao mês, por suicídio no Brasil. Desse modo, as marcas psicológicas vividas por pessoas com ânsia suicída influenciam em efeitos negativos na sociedade, um exemplo são os elevados números de suicídios, como mostrado nos dados da pesquisa. Nesse sentido, encontra-se inadmissível a continuação desse cenário.

Portanto, medidas de prevençao são necessárias para neutralizar a problemática. Logo, o Ministério da Saúde aliado ao Ministério da Educação devem executar campanhas publicitárias em todo o país, aconselhando indivíduos sobre o tramento de marcas psicológicas traumáticas e onde o encontrar, além de fazer programas interativos em escolas, com o intuíto da inclusão de jovens na coletividade, em que essas medidas serão realizadas nas regiões do Brasil que contenham o maior índice de suicídios, a fim de a prerrogativa prescrita na Constituição não ser algo apenas teórico.

Pontuar a redação de acordo com as cinco competências do enem!!!

Falar na sua correção se eu tangencie o tema ou não!!!

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua redação esta muito boa, você soube organizar todas as ideias de uma maneira muito clara, e seu repertório esta perfeito, não sei pontuar as competências
    COMPETÊNCIA 1: 120
    você errou as palavras suicida, direito, prevenção, tratamento e intuito
    COMPETÊNCIA 2: 200
    seu repertório esta incrível e você relacionou ele muito bem com o tema
    COMPETÊNCIA 3: 200
    Gostei muito da sua argumentação, ao meu ponto de vista está ótima
    COMPETÊNCIA 4:
    COMPETÊNCIA 5: 200
    A proposta de intervenção esta ótima, muito bem detalhada, parabéns :)

    • 1
  2. Sua redação é adequada ao tema proposta.
    Na minha opinião, você não tangenciou o tema.
    Você tem apresenta um conjunto diversificado de termos que auxiliam na coesão da redação.
    Competência 1: 120
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160
    Obs: Não sou um profissional no assunto.

    • 1
  3. Achei incrível sua redação, a coesão textual e os repertórios socioculturais são bem articulados e visíveis na percepção do corretor.
    A única coisa que possivelmente eu mudaria seria os possíveis argumentos e como você transformou em desenvolvimentos, talvez pelo fato de ser um assunto delicado eu não trataria da forma que você citou, todavia não foi contra os direitos humanos quão menos um fator que possivelmente poderia atrapalhar a coesão analisada.
    Parabéns ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.